Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Procuro a ajuda de todos, para me ajudarem com algumas dúvidas que tenho.

    Imaginando um espaço amplo em que irá ser dividido em vários escritórios. Divisórias essas que irão ser feitas em pladur.

    A minha grande dúvida é principalmente com os montantes a utilizar.

    Não sei se deva utilizar montantes de 48mm ou de 70mm.
    No interior, irá levar placas de isolamento (lã de rocha/vidro).
    Já agora, qual a espessura de isolamento utilizado para essas duas medidas de montante?

    Alguém me pode dar umas dicas?

    Obrigado
  2.  # 2

    olá,

    não sou um grande entendido na matéria, mas creio que estruturalmente os montantes de 70 mm darão outra estabilidade à parede.
    Tenha em conta também, a largura das aduelas das portas. Montantes de 48 mm mais uma folha de pladur de cada lado ficará com sensivelmente 7/8 cm de parede.. poderá não ser suficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: replay
  3.  # 3

    Colocado por: replayNão sei se deva utilizar montantes de 48mm ou de 70mm.

    Depende das condições de aplicação, altura do tecto, dos requisitos acusticos... pesquise nos manuais dos principais fabricantes, para a solução de tabique que melhor se adapte ao que pretende.
    Knauf
    PLADUR
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, nunogouveia
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradas
    Depende das condições de aplicação, altura do tecto, dos requisitos acusticos... pesquise nos manuais dos principais fabricantes, para a solução de tabique que melhor se adapte ao que pretende.
    Knauf
    PLADUR


    Já estive a dar uma vista de olhos numa ficha técnica da knauf.
    Para um montante de 48, utilizam uma lã de 45mm.
    Eu para esses montantes estava a pensar usar lã de 50/60mm, embora esta última obrigue a comprimir mais o material.

    O que acha?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fsilva523
  5.  # 5

    Colocado por: Freitas84olá,

    não sou um grande entendido na matéria, mas creio que estruturalmente os montantes de 70 mm darão outra estabilidade à parede.
    Tenha em conta também, a largura das aduelas das portas. Montantes de 48 mm mais uma folha de pladur de cada lado ficará com sensivelmente 7/8 cm de parede.. poderá não ser suficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:replay


    Também tenho esse receio das porta, embora estas sejam feitas à medida.
    A minha principal dúvida é mesmo sobre os montantes a utilizar.
    Queria uma parede que ficasse robusta com um isolamento eficaz.
  6.  # 6

    Colocado por: replayQueria uma parede que ficasse robusta com um isolamento eficaz.

    Veja o manual de sistemas - paredes divisórias da kanuf e da Pladur. tem lá as diversas opções consoante as condições de instalação.
  7.  # 7

  8.  # 8

    Colocado por: Freitas84olá,

    não sou um grande entendido na matéria, mas creio que estruturalmente os montantes de 70 mm darão outra estabilidade à parede.
    Tenha em conta também, a largura das aduelas das portas. Montantes de 48 mm mais uma folha de pladur de cada lado ficará com sensivelmente 7/8 cm de parede.. poderá não ser suficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:replay


    Também tenho esse receio das porta, embora estas sejam feitas à medida.
    A minha principal dúvida é mesmo sobre os montantes a utilizar.
    Queria uma parede que ficasse robusta com um isolamento eficaz.

    Colocado por: Pedro Barradaslei aqui este da GYPTEC.
    https://gyptec.eu/documentos/Gyptec_ManualTecnico_2edicao.pdf


    Muito obrigado. Já estive a dar uma vista de olhos e acho que me ajudou.

    Pelo que percebi, e tendo o espaço um pé direito de 3m o recomendado tendo em conta a altura seria usar montante de 70 com espaçamento entre eles de 60cm.

    Por sua vez, usando montantes de 48mm, com espaçamento entre eles de 40cm,também fica próximo do valor de pé direito (altura máxima de 2,80).

    Tendo em conta estas considerações, irei ficar com uma parede segura, certo?
    No que respeita à espessura da parede, será que uma parede utilizando montante de 48mm, esteticamente ficará bem?
    Só se irá notar essa espessura, ao abrir uma porta.


    Por
  9.  # 9

    Se usar qq uma das soluções que caiba no seu caso em concreto e esteja dentro dos paramentos, é uma solução segura.
    Pode também usar placagem dupla, é muito melhor! espaçamento entre 40cm é chato por causa da la em rolo, que tem 600mm de largura. o amigo tem de conjugar e saber conjugar...!?
    Estude isso bem. Por vezes o mais barato.. não o é.

    BA12+ BA12+48+BA12+ BA12= da cerca de 100mm de espessura .

    Atenção á questão da instalação de caixas de aparelhagem... em particual com estrutura de 48mm. ou vai aplicar calhas técnicas?
    • replay
    • 29 novembro 2022 editado

     # 10

    Colocado por: Pedro BarradasSe usar qq uma das soluções que caiba no seu caso em concreto e esteja dentro dos paramentos, é uma solução segura.
    Pode também usar placagem dupla, é muito melhor! espaçamento entre 40cm é chato por causa da la em rolo, que tem 600mm de largura. o amigo tem de conjugar e saber conjugar...!?
    Estude isso bem. Por vezes o mais barato.. não o é.

    BA12+ BA12+48+BA12+ BA12= da cerca de 100mm de espessura .

    Atenção á questão da instalação de caixas de aparelhagem... em particual com estrutura de 48mm. ou vai aplicar calhas técnicas?


    Acha que usar montante de 48mm com espaçamento de 40 entre eles (esquecendo o problema do isolamento) ,seria muito grave visto fugir dos parâmetros recomendados? Neste caso o máximo recomendado é de 2,80m e eu tenho pé direito de 3m.

    Quanto às caixas de aparelhagem, iria usar de 45mm caso use montantes de 48mm

    Ainda não encontrei foi informação da espessura recomendada para as placas de lã, conforme a medida dos montantes.
  10.  # 11

    Tem toda a informação necessária nos manuais que indiquei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: replay
  11.  # 12

    Eu optaria por estrutura de 48, sendo o pé direito 2,5 - 3 metros colocaria os montantes de 400 em 400mm. Lã de rocha 70kg/m3 de 4 cm (isolamento acústico). No final fica com uma parede de 75 mm de espessura.
  12.  # 13

    Colocado por: Vítor MagalhãesEu optaria por estrutura de 48, sendo o pé direito 2,5 - 3 metros colocaria os montantes de 400 em 400mm. Lã de rocha 70kg/m3 de 4 cm (isolamento acústico). No final fica com uma parede de 75 mm de espessura.


    Obrigado pela sugestão.
    A minha ideia inicial era essa mas com lã de 50/60mm.
    Visualmente será que não fica uma parede "feia" por ser tão fina?
  13.  # 14

    A parede tendo 75mm levando o aro e as guarnições fica com uns 100mm na boa, não me parece feia, e tendo em conta que é para escritórios, ainda menos. Sobre o isolamento, quando muito os 50mm mais do que isso corre o risco de abaular as placas e ficar com o efeito almofada.
  14.  # 15

    Colocado por: Vítor MagalhãesA parede tendo 75mm levando o aro e as guarnições fica com uns 100mm na boa, não me parece feia, e tendo em conta que é para escritórios, ainda menos. Sobre o isolamento, quando muito os 50mm mais do que isso corre o risco de abaular as placas e ficar com o efeito almofada.


    Obrigado pela resposta.
    O fornecedor de lã realmente recomendou os 50mm para montante de 48mm.
    Acha que a nivel acústico, irá ficar bem?
  15.  # 16

    faça a estrutura a 600. Eu meteria dupla placagem tipo W112 - pode comparar características entre as diversas soluções.
    https://www.knauf.pt/sites/default/files/2021-01/W11.pt%20Paredes%20com%20estrutura%20met%C3%A1lica%20%282021-01%29.pdf

    meta esta la ou equivalente:
    LÃ MINERAL KNAUF - ULTRACOUSTIC P / TP116 com 50mm. ou

    Se mete a 400.. tem de cortar a lã ou ir para um fabricante que tenha rolo/ painel de 400mm ( ULTRACOUSTIC R) senão nunca mais dai sai e depois, ou desperdiça os bocados de 200, ou mete lá para dentro conforme der...
    Outra coisa, para 3.00m, tem de meter os U48, em H. ou seja gasta o dobro dos perfis...
    Estude aqui esta tabelas e as notas.
      Captura de ecrã 2022-11-29 192544.jpg
      Captura de ecrã 2022-11-29 192618.jpg
      Captura de ecrã 2022-11-29 192702.jpg
    • replay
    • 29 novembro 2022 editado

     # 17

    Colocado por: Pedro Barradasde meter os U48, em H. ou seja g


    Colocado por: Pedro Barradasfaça a estrutura a 600. Eu meteria dupla placagem tipo W112 - pode comparar características entre as diversas soluções.
    https://www.knauf.pt/sites/default/files/2021-01/W11.pt%20Paredes%20com%20estrutura%20met%C3%A1lica%20%282021-01%29.pdf

    meta esta la ou equivalente:
    LÃ MINERAL KNAUF - ULTRACOUSTIC P / TP116 com 50mm. ou

    Se mete a 400.. tem de cortar a lã ou ir para um fabricante que tenha rolo/ painel de 400mm ( ULTRACOUSTIC R) senão nunca mais dai sai e depois, ou desperdiça os bocados de 200, ou mete lá para dentro conforme der...
    Outra coisa, para 3.00m, tem de meter os U48, em H. ou seja gasta o dobro dos perfis...
    Estude aqui esta tabelas e as notas.


    Estive a ver com a empresa que me vai fornecer a lã e existem placas de 400mm de largura (Isover).
    Neste caso, posso optar por montantes de 48mm, espaçados entre eles a 400mm, utilizando as placas de isolamento em questão, com 50mm de espessura? Pelo que um colega aqui comentou, placas de 60mm de espessura podem provocar danos no pladur.

    Pelas tabelas que consultei nos manuais, esta configuração permite uma altura recomenda de 2.80m. O meu pé direito tem 3m, acho que não irá fugir muito da tolerância.

    O que acha?

    Agradeço imenso os links que me enviou e a ajuda disponibilizada.
  16.  # 18

    Colocado por: replayPelo que um colega aqui comentou, placas de 60mm de espessura podem provocar danos no pladur.

    depende da densidade... De 50mm com até 40kg/m3 é o normalmente utilizado. aquilo comprime ainda bastante. O minimo é 45mm, portanto 50 será o ideal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: replay
  17.  # 19

    Aconselham divisórias em Pladur ou bloco? Quais os prós e contras de cada uma? A nível de ruído, o Pladur é pior?
  18.  # 20

    Eu so tenho usado em habitacionais divisórias em tijolo de 11. Normalmente projecto edificos de habitação com inercia termica forte.
    em alguns projectos de escritórios, tenho optado por divisorias em gesso cartonado, por diversos factores, normalmente porque são remodelaçãoes, e também porque permite alterações mais facilmente.

    As prestações acústicas, depende das soluções escolhidas.... não é pior nem melhor. aliás para uma mesma espessura, os sistemas SPGL face a alvenaria de tijolo perfurado, se devidamente executados, serão superiores.
 
0.0227 seg. NEW