Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Venho procurar algumas opiniões sobre soluções para ter ligações de rede (ethernet) em várias divisões. A casa em questão é um T3 de meados dos anos 90, mas a construção não é a melhor e não tenho praticamente ligações em lado nenhum. Coax só na sala e hall de entrada e nenhuma ficha rj45 (até tomadas são poucas por divisão)
    Neste momento tenho powerline mas a velocidade é pouca para o que pretendo.

    Quero fazer algumas renovações na casa portanto pensei em juntar o útil ao agradável. Sendo assim, procuro opiniões do que será mais simples e menos intrusivo:

    Opção 1: teto falso e passar cabo pelo teto. Talvez abrir pequenos roços na parede directo do teto até à altura das tomadas, mas pelo menos evita partir muitas paredes pela casa toda. Aproveitava para meter isolamento térmico e acústico.

    Opção 2: chão flutuante (que qualquer forma queria trocar) e passar os cabos pelo chão. Abrir pequeno roço até à altura das tomadas para a caixa de rede.

    Opção 3: alguma forma melhor de fazer isto que não me tenha ocorrido?

    Sou bastante verde nestas andanças e ainda não contactei um técnico. Irei fazê-lo mas queria ir com algumas ideias na cabeça para saber com o que contar.

    Obrigado a todos.
  2.  # 2

    Um simples Wi-fi mesh...

    de resto que quer mesmo cablagem ( não lhe vejo uso em particular)

    Que quer ligar? Não chega o Wi-fi? precisa de cablagem sem ser na Sala.
  3.  # 3

    Se calhar usou um powerline fraco. Já usei na casa anterior e tinha excelente velocidade e latência (as vezes mais importante que a velocidade).
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasUm simples Wi-fi mesh...

    de resto que quer mesmo cablagem ( não lhe vejo uso em particular)

    Que quer ligar? Não chega o Wi-fi? precisa de cablagem sem ser na Sala.

    Boas, Pedro

    Tenho um caso particular em que preciso mesmo de cabo de rede. Tenho um sistema de casa inteligente com vários equipamentos a correr (NUC com várias virtual machines, sistema Home Assistant, sistema de vigilância, uma NAS, etc.)
    Por powerline o máximo que consigo são 100mbps na divisão onde tenho o armário com toda a instalação, mas preciso de um cabo de rede porque é fácil saturar a conexão do powerline e perder velocidade.

    Conheço as opções de mesh mas não resultam para o meu caso.

    Colocado por: rui.fernSe calhar usou um powerline fraco. Já usei na casa anterior e tinha excelente velocidade e latência (as vezes mais importante que a velocidade).

    Boas, Rui

    Como mencionei acima, o ‘problema’ prende-se com o meu uso particular e não com a capacidade do sistema. Powerlines são boas para um utilizador ‘comum’ mas assim que instala uma NAS e tenta fazer streaming de um filme em várias divisões + alguém a jogar + qualquer outra coisa rapidamente atinge o limite do equipamento.
  5.  # 5

    Acho que pode estar a usar um powerline fraco ou entao ter um router/switch/cabos/interferencias a limitar. Um simples TP-Link AV1000 já é gigabit: https://www.kuantokusta.pt/p/279429/tp-link-kit-powerline-tp-link-av1000-gigabit-passthrough-ac-wi-fi?gclid=Cj0KCQiA-JacBhC0ARIsAIxybyPFYyHpwtuvfvtUuZuAm7B7NhmHoA4bcIqVAepISmeb_omg2dcTWlQaAhbLEALw_wcB, mas deve haver melhor.
    Já agora, vai ter tanta atividade na mesma divisão? É que dá para ter vários receptores com apenas 1 emissor, para divisões separadas, o que deve aliviar o trafego.
  6.  # 6

    Já pensou por calha técnica no lugar dos rodapés e passar ai os cabos de rede?

    É certo que gastaria mais cabo, mas não teria de rasgar as paredes pois as tomadas poderiam ficar no topo dessa calha
  7.  # 7

    Colocado por: rui.fernAcho que pode estar a usar um powerline fraco ou entao ter um router/switch/cabos/interferencias a limitar. Um simples TP-Link AV1000 já é gigabit:https://www.kuantokusta.pt/p/279429/tp-link-kit-powerline-tp-link-av1000-gigabit-passthrough-ac-wi-fi?gclid=Cj0KCQiA-JacBhC0ARIsAIxybyPFYyHpwtuvfvtUuZuAm7B7NhmHoA4bcIqVAepISmeb_omg2dcTWlQaAhbLEALw_wcB,mas deve haver melhor.
    Já agora, vai ter tanta atividade na mesma divisão? É que dá para ter vários receptores com apenas 1 emissor, para divisões separadas, o que deve aliviar o trafego.


    O powerline que tenho é um AV1300 e só apanha 100mbps no local onde preciso de sinal. Preciso de ter tudo no mesmo armário porque são mesmo muitos dispositivos, não faz sentido andar a espalhar routers/partes do sistema pela casa. Alguns emitem até algum ruído e estando no armário do escritório mais ninguém ouve/se chateia.

    O problema do powerline poderá também ser a instalação eléctrica que não é a melhor, poderei pensar em mudar/atualizar tudo também.

    Colocado por: amartinsJá pensou por calha técnica no lugar dos rodapés e passar ai os cabos de rede?

    É certo que gastaria mais cabo, mas não teria de rasgar as paredes pois as tomadas poderiam ficar no topo dessa calha

    Já pensei mas tenho receio de que não fique bem esteticamente. Tenho de pesquisar se existe alguma falha técnica que seja quase igual a uma ‘normal’, a emitir madeira. Obrigado pela sugestão.
  8.  # 8

    Tem rodapés que permitem a passagem de cabos por trás, tanto em aluminio, pvc como em mdf (em madeira mesmo não sei, mas acredito que que também exista.
 
0.0144 seg. NEW