Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Quando comprei a minha casa também fui verificar o poço, até porque precisei de substituir a bomba que funcionava correctamente mas era trifásica e eu queria mudar a instalação para monofásico. Estava-se no fim do verão. Preparei-me para a monumental tarefa. Quando tirei a tampa esta rangeu com o esforço de 1000 cavalos o que também me deixou com calafrios. O poço é manilhado e quando me debrucei pareceu-me estar a escrutinar o olho do inferno. Pensei que o poço perfurava toda a crosta terrestre. A temperatura interna da terra conseguia escapar pelos interstícios rochosos e via-se a água lá no fundo a borbulhar, muito no fundo. Mediu-se a sua infernal profundidade... cerca de 5 metros de água, 15 no total.
  2.  # 42

Deixo fotos para verem ao que se parece algo demoníaco:
      IMG_20210818_141924.jpg
  3.  # 43

Colocado por: VarejoteShelly

O que é isso?

Colocado por: DomO poço da ideia de ficar mais estreito lá em baixo? O poço da casa dos meus avós é assim e aquilo é fundo que dói. A olhometro parecem alguns 20m e já é motivo suficiente para eu ficar afastado eheh

Não afunila não. É sempre o mesmo diâmetro até lá abaixo, ou pelo menos até ao nível actual da água.
    Deve ter 1,5m de diâmetro a julgar pela tampa de cimento. Talvez o diâmetro interior entre as paredes seja menos. As paredes são tijolo de burro.
  4.  # 44

Colocado por: taunusDeixo fotos para verem ao que se parece algo demoníaco:
      IMG_20210818_141924.jpg

Caso um dia pretenda substituir esses degraus, fica aqui a dica: https://www.capadrain.com/pt/catalogo/catalogo-diversos-degraus-em-polipropileno/
  5.  # 45

Colocado por: Vítor Magalhães

Caso um dia pretenda substituir esses degraus, fica aqui a dica:https://www.capadrain.com/pt/catalogo/catalogo-diversos-degraus-em-polipropileno/

Interessante, nem precisa de enchimento
  6.  # 46

IMG_20210818_141924.jpg

Aqui nesta foto pelo menos não parece muito fundo. O meu parece muito mais. E como é em tijolo é uma coisa muito mais escura e com aspecto de coisa antiga. Se tens medo de olhar para esse, se olhasses para aquele mijavas ás pinguinhas. :)

Mas ás tantas vou a ver e também tem 10m, não sei, não sei. Sei que a olhar parece MUITO mais fundo do que o teu, a julgar por esta foto. As manilhas também ajudam a ter umas referências de profundidade. O meu passados praí 6 metros já só vê negridão e depois a água lá no fundo a brilhar.
  7.  # 47

IMG_20210818_141924.jpg

qual é o diametro deste?
  8.  # 48

Colocado por: Casa da HortaEu tenho alguma curiosidade sobre o diâmetro da abertura... Tanto faz ter 4 ou 40 metros, se tiver uma tampa de betão o problema está resolvido.
    Um poço com água é um luxo, não o elimine. Se agora, no pico da seca e sem ser usado, tiver 50 cm de água já vale a pena.
    Por 60 euros compra uma bomba e fica com água gratuita para as árvores.

A água devia ser boa e abundante porque a casa nunca esteve ligada á rede de abastecimento. Em 2013 pagaram o ramal e as taxas e tiveram contrato de água durante estes anos todos até eu comprar, mas nunca ligaram ao contador. Até há uns anos atrás, quando a casa deixou de ser utilizada, usaram sempre a água do poço.
    •  
      Dom
    • 10 outubro 2023 editado

# 49

Colocado por: SalvadorP

Não afunila não. É sempre o mesmo diâmetro até lá abaixo, ou pelo menos até ao nível actual da água.
    Deve ter 1,5m de diâmetro a julgar pela tampa de cimento. Talvez o diâmetro interior entre as paredes seja menos. As paredes são tijolo de burro.

O que eu queria dizer é que no caso do poço (em tijolo também) dos meus avós, aquilo é tão fundo que cria uma ilusão ótica e parece que o poço lá em baixo é mais estreito. Um poço também com 1.5~2m de diâmetro.
  9.  # 50

Colocado por: Dom

O que eu queria dizer é que no caso do poço (em tijolo também) dos meus avós, aquilo é tão fundo que cria uma ilusão ótica e parece que o poço lá em baixo é mais estreito. Um poço também com 1.5~2m de diâmetro.

Ah, ok. Entendi mal. Sim, nesses sentido sim. É tão fundo que a superfície da água parece um diâmetro menor.
  10.  # 51

Penso que seja um pouco mais de 10 metros. Já o medi há ano e meio.
    Acho que tinha mais de 7 de queda livre e quase 4 de água.
    Ainda não sei o que é aquela coisa de cimento que tapa o meio do poço. Deve ser coisa da zona do Taunus e eu.
    Medidor a olho de nível talvez?
      compressed_1696949719234.jpg
  11.  # 52

Colocado por: DacepaPenso que seja um pouco mais de 10 metros. Já o medi há ano e meio.
    Ainda não sei o que é aquela coisa de cimento que tapa o meio do poço. Deve ser coisa da zona do Taunus e eu.

Deve ser uma plataforma para facilitar a manutenção. O Taunus tem escadas até lá.
  12.  # 53

Colocado por: Varejote

É forte, que diâmetro tem?

não, sei 1 ou 2m, todo de tijolo, até tenho medo, (a casa é arrendada)
  13.  # 54

IMG_20210818_141924.jpg

parece "pequeno"
  14.  # 55

Colocado por: jg231

não, sei 1 ou 2m, todo de tijolo, até tenho medo, (a casa é arrendada)

Oh jg231, então se a casa é arrendada está tudo explicado! :)
  15.  # 56

Colocado por: DacepaPenso que seja um pouco mais de 10 metros. Já o medi há ano e meio.

Acho que é uma plataforma de manutenção, assim tipo zona técnica
  16.  # 57

Colocado por: jg231

parece "pequeno"

Foi uma brincadeira... é um buraco no chão 😁
  17.  # 58

Bem, então quando é que sabemos que profundidade tem o poço?

Depois disto tudo também quero saber… :)
  18.  # 59

Colocado por: medicineengBem, então quando é que sabemos que profundidade tem o poço?

Depois disto tudo também quero saber… :)

Acho que o lastro ainda não tocou no fundo
  19.  # 60

É o chamado poço sem fundo.

0.0272 seg. NEW