Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos. Quero pedir ajuda / opiniões acerca de uma situação que estou a vivenciar e que passo a expôr:

    Recentemente contratei uma empresa de construção para realizar obras na minha moradia, sendo a maioria das mesmas no exterior. Um dos serviços que solicitei foi a reparação completa do meu telhado e, por fim, a impermeabilização do mesmo. O telhado ficou incrível, parecia novo e acabado de colocar pela primeira vez.

    Entretanto, cerca de 2 semanas após o telhado estar pronto, a minha vizinha da moradia do lado, também contratou uma outra empresa para obras no exterior da moradia dela. Importa referir que, segundo consta, a proprietária da casa já é idosa e reside com familiares noutro local, pelo que a casa não está habitada e eu nunca conheci ninguém a morar ali (também só comprei a minha moradia há cerca de um ano).

    Antes das obras da vizinha iniciarem, o mestre de obras veio pedir-me autorização para subir ao meu telhado para poder pintar e reparar a fachada da casa da vizinha (as moradias são "coladas" e a moradia dela é mais alta que a minha). Autorizei, ainda que preocupada por ter acabado de ficar com o meu telhado impecável (parecia já estar a prever...).

    No 2° dia de obras da casa da vizinha, um funcionário estava no meu telhado a lavar e pintar a empena lateral da casa dela, quando partiu uma telha do meu telhado (acidentalmente, claro). Telha essa que está localizada logo junto à cumeeira do telhado.

    O mestre de obras da casa da vizinha em momento algum se dirigiu até mim para falar sobre o assunto. Pôs uma fita isolante a tapar os estragos na telha e deixou andar.

    Com a minha autorização, o mestre de obras da minha casa falou com o mestre de obras da casa da vizinha, e deu-lhe o orçamento para o meu mestre de obras resolver o dano provocado por eles.

    No entanto, o outro senhor recusa-se a aceitar pagar pelo serviço e quer ser ele próprio a reparar, dizendo que tem anos de experiência e que não vai pagar X por uma coisa que custa Y.

    O outro problema é que, infelizmente, devido ao que descrevi em cima, não consigo contatar, de forma nenhuma, com a proprietária da moradia em questão.

    A minha questão é a seguinte: sendo a minha casa, o meu telhado, o mestre de obras da vizinha pode reparar como ele quer ou tem que fazê-lo como eu quero e por quem eu quero, e ele só tem que assumir a despesa do que estragou?

    É que tinha acabado de gastar muito dinheiro para ter o telhado impecável, com produtos de qualidade e com garantia de anos, para agora poder ficar com um problema sério e crónico ali devido a uma reparação que o senhor quer fazer sabe-se lá como e com que materiais... Não conhecendo eu o trabalho dele, e não querendo, na verdade, conhecer. Queria, evidentemente, que fosse quem me está a fazer as obras, que reparasse, para o trabalho ficar todo uniforme e, também, por já conhecer a qualidade do serviço prestado (e produtos utilizados).

    P.S. - A juntar à telha partida, também já fiquei com um beiral do meu telhado e uma parte de um muro (que também tinham sido acabados de pintar) todos cheios de tinta amarela escorrida da fachada da casa da vizinha... É o menos, mas é mais uma chatice a juntar à outra...

    Obrigada, desde já, pela vossa ajuda e opiniões.
    Concordam com este comentário: sognim
    • size
    • 1 dezembro 2022

     # 2

    Colocado por: Ana C. Antunes

    A minha questão é a seguinte: sendo a minha casa, o meu telhado, o mestre de obras da vizinha pode reparar como ele quer ou tem que fazê-lo como eu quero e por quem eu quero, e ele só tem que assumir a despesa do que estragou?



    Sim, exercendo ele a actividade de construção civil, pode optar por reparar aquilo que danificou, sem necessidade de utilizar outro empreiteiro.
    Se for assim, deverá mandar fiscalizar a boa execução da reparação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana C. Antunes
  2.  # 3

    Colocado por: size

    Sim, exercendo ele a actividade de construção civil, pode optar por reparar aquilo que danificou, sem necessidade de utilizar outro empreiteiro.
    Se for assim, deverá mandar fiscalizar a boa execução da reparação.

    Verdade, mas antes deve informar e explicar com pormenor a forma como vai fazer a reparação.
    O DO pode não aceitar caso consiga justificar que não corresponde à qualidade construtiva do resto da habitação.
    Pode igualmente exigir mais uma série de coisas como por exemplo seguros alvará e um PTRE (Plano de trabalhos com riscos especiais)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana C. Antunes
  3.  # 4

    ...isto tudo por uma telha partida? Uma? Mas é de ouro? Qual é a dificuldade em qualquer um substituir a telha, caso eu tenho percebido mal?
    • AMVP
    • 2 dezembro 2022

     # 5

    Colocado por: zemvpferreira...isto tudo por uma telha partida? Uma? Mas é de ouro? Qual é a dificuldade em qualquer um substituir a telha, caso eu tenho percebido mal?

    E o principio de quem é culpado num acidente de viacao, nao é essa pessoa que decide onde é que o carro acidentado vai ser reparado mesmo que o culpado seja batechapa, por exemplo.
    Concordam com este comentário: Ana C. Antunes
  4.  # 6

    Se calhar na minha terra fazemos as coisas de modo diferente, mas se alguém me der um toque no carro e fizer um arranhão pede desculpa e vai à vida. Não ficamos certamente semanas a discutir se me devem uma pintura completa ou não e onde deve ser feita. Uma telha? Uma? Singular? De 2€?
  5.  # 7

    pelo que percebi, é uma telha junto a cumeeira. se assim for, é necessário mais do que substituir uma telha, será preciso retirar a cumeeira, substituir a telha partida e refazer a cumeeira na zona. se na cumeeira foram utilizados alguns pormenores de isolamento e ventilação recomendados pelo fabricante os mesmo poderão ter de ser refeitos.

    quantos aos restantes estragos estéticos, só revelam a falta de brio de quem executou a obra e não o quereria a reparar o meu telhado.

    quanto a pintura do carro, pediria desculpa claro mas pagava a reparação do que tivesse estragado.

    Colocado por: zemvpferreiraSe calhar na minha terra fazemos as coisas de modo diferente, mas se alguém me der um toque no carro e fizer um arranhão pede desculpa e vai à vida. Não ficamos certamente semanas a discutir se me devem uma pintura completa ou não e onde deve ser feita. Uma telha? Uma? Singular? De 2€?
  6.  # 8

    Colocado por: zemvpferreira...isto tudo por uma telha partida? Uma? Mas é de ouro?


    Não é a questão de ser uma telha ou duas.

    é a questão da garantia que é importante aqui.

    Para o próximo inverno há um temporal e o telhado começa a meter agua. Vão a ver e afinal havia 1 telha partida e 5 rachadas.

    O gajo que fez o trabalho originalmente tem de assumir e pagar do bolso dele os danos feitos por marmanjos que andaram a trepar o telhado sem fazer cuidado nenhum?

    Para mim é perfeitamente compreensível esta situação. O segundo pedreiro esta a agir mal.
  7.  # 9

    Colocado por: zemvpferreira...isto tudo por uma telha partida? Uma? Mas é de ouro? Qual é a dificuldade em qualquer um substituir a telha, caso eu tenho percebido mal?

    Provavelmente por se tratar de uma telha na cumeeira que estará chumbada com argamassa. Certamente que se fosse uma telha num local isolado seria só substituir e o problema nem existiria, mas... A julgar pelo serviço de...
    Colocado por: Ana C. AntunesPôs uma fita isolante a tapar os estragos na telha e deixou andar.

    Demonstra um pouco o aspeto abarracado que poderia ficar. Eu no lugar da Ana C. estaria também preocupado em que o serviço ficasse igual ao estado em que se encontrava antes do problema.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Nostradamus, Ana C. Antunes
  8.  # 10

    Hmm justo, têm todos razão. A cumeeira e a garantia são pontos importantes e merece fazer pressão.

    Carta de advogado aos proprietários já! Bora entrar a pés juntos.
  9.  # 11

    Colocado por: zemvpferreiraHmm justo, têm todos razão. A cumeeira e a garantia são pontos importantes e merece fazer pressão.

    Carta de advogado aos proprietários já! Bora entrar a pés juntos.


    Parece sarcásmo. O fórum em nada beneficia com este tipo de comentários.
    Concordam com este comentário: Ana C. Antunes
  10.  # 12

    Exatamente, há várias questões importantes, e são elas a localização da telha em questão que implica mexer com outros estruturas em redor, a garantia dada pelo "meu" empreiteiro sobre o serviço que me prestou e os produtos que utilizou, e a aparente falta de profissionalismo do outro empreiteiro detectada por vários fatores e desleixos... Tudo me leva a ficar muito receosa que seja este último a fazer a reparação!
    O problema não é uma telha e a telha custar 1 ou 2€. Essa é, na verdade, a mentalidade do empreiteiro que me causou os danos. É tudo o resto!
    E moro numa região onde há temporais graves todos os anos (Açores), que provocam estragos grandes em terrenos, via pública e habitações. Daí ter contratado o "meu" empreiteiro para colocar o telhado impecável, tornando-o mais resistente a estas intempéries.

    Muito obrigada a todos pelas vossas opiniões e ajuda!
  11.  # 13

    Colocado por: gonzaga

    Parece sarcásmo. O fórum em nada beneficia com este tipo de comentários.
    Concordam com este comentário:Ana C. Antunes


    Está a ser excessivamente cínico e policiador. Estou a falar a sério, se é grave e a boa educação não funcionou é para partir para armas maiores. Sugere o quê em vez? Não pude deixar de reparar que não contribuiu para o tópico ainda.
 
0.0183 seg. NEW