Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Gostaria de saber a vossa opinião acerca da qualidade da construção do prédio onde eu resido (apartamento).
    Não fui eu que o construí, naturalmente, mas queria perceber se o local onde eu vivo tem qualidade ou não em termos de construção.
    É um prédio com 15 anos e consultando a ficha técnica conclui-se o seguinte:

    - Estrutura: Estrutura reticulada em betão armada, construção anti-sismica, composta por Pilares, Vigas e Lajes.
    - Paredes envolventes: Pano duplo. Espessura total 30cm. Paredes duplas de tijolo cerâmico furado de 0,11m de espessura com reboco no exterior e estuque projetado no interior, com caixa de ar. Isolamento térmico constituído por placas de poliestireno expandido de 30mm de espessura.
    - Paredes interiores de 15 cm com tijolo de 11 cm com reboco e estuque.
    - Paredes confinantes com outros fogos: 30cm. Tijolo furado 11+11 com manta lã mineral de 5 cm, reboco e estuque.
    - Paredes entre o fogo e os espaços comuns do edificio: 25 cm. Tijolo furado 22 cm com reboco e estuque.
    - Janelas em aluminio lacado.
    - Cobertura: Inclinada. Laje maciça, camada de forma em betão celular, estrutura pré-esforçada e telha cerâmica tipo lusa (inicialmente o prédio não tinha qualquer tipo de isolamento no telhado. No entanto, há uns anos, antes de eu comprar a casa, os condóminos decidiram isolar o telhado colocando um isolamento em cima da laje. Não sei ao certo que tipo de isolamento. Mas foi algo simples. Tem uma cor azulada.


    No fundo queria pedir a vossa opinião sobre a qualidade da construção e se era um tipo de construção normal para a época (2008).
    Durante o dia a temperatura dentro de casa acompanha as máximas externas sem qualquer tipo de aquecimento. Portanto, na zona onde resido têm estado 15 graus de máxima e 8 graus de minima e a casa aguenta-se mais ou menos nessa temperatura todo o dia, inclusive à noite, com apenas uma redução de 1 grau no máximo. Será isto um indicativo de que a casa está bem isolada? O que acham relativamente à construção?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Isso é papelada pro-forma, pode ser isso ou não ter nada haver

    Está satisfeito com a casa? Desfrute
    • Squire
    • 3 dezembro 2022 editado

     # 3

    Certo, mas partindo do pressuposto que não é pro forma e tendo em conta o que sabe sobre o assunto, o que lhe parece?
  3.  # 4

    Isolamento térmico mínimo, atualmente não se usa menos de 6cm

    Jánelas alumínio lacado? Tem corte térmico e vídro térmico?
  4.  # 5

    Vidro é duplo e esverdeado. Não tem corte térmico.
    • AMVP
    • 4 dezembro 2022

     # 6

    Se entendi bem, com uma temperatura exterior entre os 15 e os 8 graus a casa mantem a temperatura entre os 15 e os 14,é isto?
  5.  # 7

    É uma casa quentinha no verão e fresquinha no inverno.
  6.  # 8

    pouquíssmo isolamento térmico, provavelmente sem correção de pontes térmicas, nada é dito de relevante sobre a caixilharia, enfim, banal. Levaria com um suficiente, e fraquinho, numa avaliação escolar.
  7.  # 9

    Colocado por: AMVPSe entendi bem, com uma temperatura exterior entre os 15 e os 8 graus a casa mantem a temperatura entre os 15 e os 14,é isto?


    Sim, isso. No limite perde um grau. O que de uma certa forma é curioso, porque se de facto os vidros e a caixilharia não são de qualidade, como é possível eu manter essa temperatura sem aquecimento? É um facto que eu fecho os estores quando anoitece, mas duvido que seja suficiente para não baixar a temperatura. Não manda a teoria que se a temperatura máxima ronda os 15 e a minima os 8 a casa tenderia para os 12 graus sensivelmente?
    • AMVP
    • 4 dezembro 2022

     # 10

    Colocado por: SquireNão manda a teoria que se a temperatura máxima ronda os 15 e a minima os 8 a casa tenderia para os 12 graus sensivelmente?

    Nao sei nada da teoria. A minha com uma temperatura identica nos ultimos dias nao baixou ainda dos 19, sem aquecimento. E o meu predio é de 1997, certo que se trata de um piso intermedio, um predio entre dois, protegido por outros predios de frente e de tras e com pouco vento.
  8.  # 11

    Colocado por: nunogouveiapouquíssmo isolamento térmico, provavelmente sem correção de pontes térmicas, nada é dito de relevante sobre a caixilharia, enfim, banal. Levaria com um suficiente, e fraquinho, numa avaliação escolar.


    Sim a ficha técnica parece-me ter sido feita a despachar. Consultando o certificado energético de 2021 consegui obter mais informação.
    - O apartamento tem classe energética C (pelo que me foi dito, antes era B, mas com as novas regras baixou para C);
    - Vãos envidraçados: Em caixilharia de alumínio, sem quadrícula, sem corte térmico sem classe de permeabilidade ao ar atribuída, com sistema de correr, vidros duplos 4mm+10+4mm, incolor. Proteção solar através de estores exteriores em réguas plásticas de cor clara.
  9.  # 12

    Colocado por: AMVP
    Nao sei nada da teoria. A minha com uma temperatura identica nos ultimos dias nao baixou ainda dos 19, sem aquecimento. E o meu predio é de 1997, certo que se trata de um piso intermedio, um predio entre dois, protegido por outros predios de frente e de tras e com pouco vento.



    É capaz de fazer bastante diferença. Eu vivo no último andar e o prédio é isolado. Talvez seja por isso.
  10.  # 13

    Vai depender criticamente da exposição solar. No mesmo prédio terá casas mais "quentinhas" que outras
    • AMVP
    • 4 dezembro 2022

     # 14

    Colocado por: Squire


    É capaz de fazer bastante diferença. Eu vivo no último andar e o prédio é isolado. Talvez seja por isso.

    Pelo que sei, o último andar tem sempre mais tendência para ser mais frio no inverno e mais quente no verão. Se o prédio é isolado, a coisa piora, parece-se.
 
0.0172 seg. NEW