Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Teuladaas casas antigas não aguentam a estanquicidade

A utilizadora já indicou que areja muito a casa e tem vários desumidificadores sempre ligados.

Mas, se for isso, então pode "experimentar" meter algum sistema de ventilação VMC. Imagino que seja mais fácil um sistema descentralizado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Albertinagoncalves
  2.  # 22

Foto exterior do terreno
      7F8B1223-5455-4595-97BA-52CCA623861D.jpeg
  3.  # 23

Colocado por: TeuladaEm que zona do país é? Será que passam águas subterrâneas nesse ponto? Se for nos Açores isso é mato, no continente talvez menos. Provavelmente não tem humidade nas paredes porque fica toda concentrada no chão e não sobe. Provavelmente se tivesse chão em mosaico ou pedra ou coisa que lhe valha que façam de camada mais ou menos impermeável, teria humidades ascendentes. A casa tinha originariamente chão em madeira? Repararam em que condições estava? Sou completamente leiga na matéria mas a minha luta contra a humidade foi o pão nosso de cada dia durante muito anos. Com base na minha modestíssima experiência, em locais com muita humidade ou em terrenos que podem recolher águas de outros terrenos a solução é múltipla: excavação e drenagem à volta do imóvel (com escoamento para longe da moradia); levantamente e isolamento do próprio chão, Cappotto por fora. Penso que se a casa já está construída não haverá muito mais a fazer. Repito: sou completamente leiga na matéria (mas infelizmente com alguma experiência prática).
    Olá, numa das casas de banho tenho mosaico e lá é onde não tenho humidades, as toalhas do banho e a roupa do armário nunca cheirou mal! Mas o caixote do lixo está todo ferrugento … na cozinha em
    Mosaico também tenho modo e ferrugem em todo o lado ..eletrodomésticos e móveis
  4.  # 24

Colocado por: ricardo.rodrigues

A utilizadora já indicou que areja muito a casa e tem vários desumidificadores sempre ligados.

Mas, se for isso, então pode "experimentar" meter algum sistema de ventilação VMC. Imagino que seja mais fácil um sistema descentralizado.

Infelizmente, se a zona for muito húmida e a Albertina ligar o desumidificador ao mesmo tempo que abre as janelas, o aparelho vai buscar a humidade do ar exterior... por isso é que perguntei a zona do país. Temo que a única intervenção que vá resolver o problema seja mesmo uma mais "musculada".
  5.  # 25

Colocado por: zed
    Socorra-se de um higrómetro para ver a humidade relativa (HR) das divisões e ventile a casa diariamente.

Qual a HR e temperatura dentro da casa? E qual a temperatura dessa betonilha?

Comprei o aparelho e estou à espera que chegue.
  6.  # 26

Só de ver a fotografia do exterior já preveria problemas de humidade ascendente. A sua casa está mais baixa que a envolvente, o terreno à volta todo impermeabilizado e ponto de recolha de toda essa água é ao lado das suas fundações. E a sua caleira debita a água toda directamente para as fundações também.

Para onde vai essa água toda? Estão ligados a alguma rede de água pluvial? Ou drena tudo para o terreno da casa?
    Concordam com este comentário: zed, diasmaria
  7.  # 27

Colocado por: zemvpferreiraSó de ver a fotografia do exterior já preveria problemas de humidade ascendente. A sua casa está mais baixa que a envolvente, o terreno à volta todo impermeabilizado e ponto de recolha de toda essa água é ao lado das suas fundações. E a sua caleira debita a água toda directamente para as fundações também.

Para onde vai essa água toda? Estão ligados a alguma rede de água pluvial? Ou drena tudo para o terreno da casa?
    Concordam com este comentário:zed
      51C4337C-5604-4BB8-8D3A-6F48357E9C43.jpeg
  8.  # 28

Colocado por: Albertinagoncalves
      51C4337C-5604-4BB8-8D3A-6F48357E9C43.jpeg
    A água das caleiras tem um sistema próprio, sãi para o lado de fora ( mais baixo) do terreno. Isto é tipo uma mini montanha e eu estou a meio. A água das caleiras drena para “o vale”.
  9.  # 29

Colocado por: zemvpferreiraSó de ver a fotografia do exterior já preveria problemas de humidade ascendente. A sua casa está mais baixa que a envolvente, o terreno à volta todo impermeabilizado e ponto de recolha de toda essa água é ao lado das suas fundações. E a sua caleira debita a água toda directamente para as fundações também.

Concordam com este comentário:zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Albertinagoncalves

Esqueci me de dizer, o piso tem inclinação contrária à casa, escorre tudo para o tãl “vale”. A única coisa que nao pensamos foi mesmo o isolamento debaixo da casa… a tãl caixa de ar ou tela que deveria ter levado… agora não sei se levanto o chão de madeira e coloco uma tela por baixo e tijoleira, porque na casa de banho que é em tijoleira não há estragos…
  10.  # 30

Colocado por: TeuladaVou presumir que a casa está localizada em Portugal continental e numa zona com bastante humidade. Outros confirmarão ou não o que vou dizer mas o que me parece é que a casa está a "suar" pelo único ponto por onde pode que é precisamente o chão. Não refere se a construção é em pedra, madeira, tijolo etc. As casas mais antigas não se dão bem com as janelas super estanques de vidro duplo. Por exemplo naquelas casas tradicionais açorianas com paredes muito espessas de pedra, o mais aconselhável até é manter as janela em madeira para além do vidro simples. Se os tacos de madeira antigos não estavam estragados por aí além então acho que é mesmo isso: as casas antigas não aguentam a estanquicidade que as pessoas pretendem das construções nos nossos dias, elas precisam de respirar por algum lado e pelos vistos a sua só consegue fazê-lo pelo chão. Algum construtor mais velho e que conheça bem a zona talvez tenha a solução para o seu problema ? Boa sorte, sei bem o que isso é :(
    .
    Isto é tudo muito estranho, porque se concentra tudo no chão. Parece que é a Madeira a absorver e que resulta melhor com tijoleira. Bem isto só lançando fogo :)!
  11.  # 31

Colocado por: Albertinagoncalves Isto é tudo muito estranho, porque se concentra tudo no chão. Parece que é a Madeira a absorver e que resulta melhor com tijoleira. Bem isto só lançando fogo :)!

Haha, tenha calma que isso há-de ter solução. Mas realmente Tomar não é dos locais mais húmidos. Nós nos Açores chegamos a ter 90 e tal por cento de humidade .... Mas parece um bocado unânime que a solução não pode ser uma coisa caseira e terá de mandar aí alguém que perceba da coisa. Não sei se já referiu se a zona à volta da moradia foi mexida com obras ou não, mas talvez pudessem começar a pensar em drenar essa zona.
  12.  # 32

Colocado por: Teulada

Haha, tenha calma que isso há-de ter solução. Mas realmente Tomar não é dos locais mais húmidos. Nós nos Açores chegamos a ter 90 e tal por cento de humidade .... Mas parece um bocado unânime que a solução não pode ser uma coisa caseira e terá de mandar aí alguém que perceba da coisa. Não sei se já referiu se a zona à volta da moradia foi mexida com obras ou não, mas talvez pudessem começar a pensar em drenar essa zona.

O problema de drenar é que tenho e rebentar com ao passeios que fiz há um ano atrás. Realmente isto foi uma burrice, eu fiz os passeios a pensar que ia ajudar…. A casa está assente na terra não tem placa… não sei se mesmo rebentando com os passeios e fazer uma espécie de grelha à volta da casa se irá terminar isto pior a casa está sempre assente no chão sem caixa de ar e sem placa… realmente é muito frustrante. Um investimento brutal e agora está dor de cabeça ! É que até vender é mau pois sabemos que estamos a enganar alguém …
  13.  # 33

Pois, podem ter feito patetice ao impermeabilizar tudo à volta da casa. Se as águas dessa caixa e da caleira já são bem escoadas para fora do terreno, talvez o mais barato seja fazer drenagem perimetral à volta da casa toda. É muito mais barato do que levantar o chão e fazer como deve ser (mas também dá muito menos garantias de sucesso).
    Concordam com este comentário: Albertinagoncalves
  14.  # 34

Se está a ponderar vir a vender, equipamentos se VMC (mesmo que descentralizada) podem valorizar igualmente o imóvel, pois melhoram a qualidade do ar interior, e ao mesmo tempo, vão tentando recuperar algum calor para aquecer o ar insuflado.

Mas vão ser sempre um foco de (algum) ruído, quanto mais não seja porque abre um buraco nas paredes.

0.0214 seg. NEW