Colocado por: Teuladaas casas antigas não aguentam a estanquicidade
Colocado por: TeuladaEm que zona do país é? Será que passam águas subterrâneas nesse ponto? Se for nos Açores isso é mato, no continente talvez menos. Provavelmente não tem humidade nas paredes porque fica toda concentrada no chão e não sobe. Provavelmente se tivesse chão em mosaico ou pedra ou coisa que lhe valha que façam de camada mais ou menos impermeável, teria humidades ascendentes. A casa tinha originariamente chão em madeira? Repararam em que condições estava? Sou completamente leiga na matéria mas a minha luta contra a humidade foi o pão nosso de cada dia durante muito anos. Com base na minha modestíssima experiência, em locais com muita humidade ou em terrenos que podem recolher águas de outros terrenos a solução é múltipla: excavação e drenagem à volta do imóvel (com escoamento para longe da moradia); levantamente e isolamento do próprio chão, Cappotto por fora. Penso que se a casa já está construída não haverá muito mais a fazer. Repito: sou completamente leiga na matéria (mas infelizmente com alguma experiência prática).Olá, numa das casas de banho tenho mosaico e lá é onde não tenho humidades, as toalhas do banho e a roupa do armário nunca cheirou mal! Mas o caixote do lixo está todo ferrugento … na cozinha em
Colocado por: ricardo.rodrigues
A utilizadora já indicou que areja muito a casa e tem vários desumidificadores sempre ligados.
Mas, se for isso, então pode "experimentar" meter algum sistema de ventilação VMC. Imagino que seja mais fácil um sistema descentralizado.
Colocado por: zed
Socorra-se de um higrómetro para ver a humidade relativa (HR) das divisões e ventile a casa diariamente.
Qual a HR e temperatura dentro da casa? E qual a temperatura dessa betonilha?
Colocado por: zemvpferreiraSó de ver a fotografia do exterior já preveria problemas de humidade ascendente. A sua casa está mais baixa que a envolvente, o terreno à volta todo impermeabilizado e ponto de recolha de toda essa água é ao lado das suas fundações. E a sua caleira debita a água toda directamente para as fundações também.
Para onde vai essa água toda? Estão ligados a alguma rede de água pluvial? Ou drena tudo para o terreno da casa?
Colocado por: AlbertinagoncalvesA água das caleiras tem um sistema próprio, sãi para o lado de fora ( mais baixo) do terreno. Isto é tipo uma mini montanha e eu estou a meio. A água das caleiras drena para “o vale”.
Colocado por: zemvpferreiraSó de ver a fotografia do exterior já preveria problemas de humidade ascendente. A sua casa está mais baixa que a envolvente, o terreno à volta todo impermeabilizado e ponto de recolha de toda essa água é ao lado das suas fundações. E a sua caleira debita a água toda directamente para as fundações também.
Para onde vai essa água toda? Estão ligados a alguma rede de água pluvial? Ou drena tudo para o terreno da casa?
Colocado por: TeuladaVou presumir que a casa está localizada em Portugal continental e numa zona com bastante humidade. Outros confirmarão ou não o que vou dizer mas o que me parece é que a casa está a "suar" pelo único ponto por onde pode que é precisamente o chão. Não refere se a construção é em pedra, madeira, tijolo etc. As casas mais antigas não se dão bem com as janelas super estanques de vidro duplo. Por exemplo naquelas casas tradicionais açorianas com paredes muito espessas de pedra, o mais aconselhável até é manter as janela em madeira para além do vidro simples. Se os tacos de madeira antigos não estavam estragados por aí além então acho que é mesmo isso: as casas antigas não aguentam a estanquicidade que as pessoas pretendem das construções nos nossos dias, elas precisam de respirar por algum lado e pelos vistos a sua só consegue fazê-lo pelo chão. Algum construtor mais velho e que conheça bem a zona talvez tenha a solução para o seu problema ? Boa sorte, sei bem o que isso é :(.
Colocado por: Albertinagoncalves Isto é tudo muito estranho, porque se concentra tudo no chão. Parece que é a Madeira a absorver e que resulta melhor com tijoleira. Bem isto só lançando fogo :)!
Colocado por: Teulada
Haha, tenha calma que isso há-de ter solução. Mas realmente Tomar não é dos locais mais húmidos. Nós nos Açores chegamos a ter 90 e tal por cento de humidade .... Mas parece um bocado unânime que a solução não pode ser uma coisa caseira e terá de mandar aí alguém que perceba da coisa. Não sei se já referiu se a zona à volta da moradia foi mexida com obras ou não, mas talvez pudessem começar a pensar em drenar essa zona.