Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, vivo numa moradia térrea que foi restaurada, não tem caixa de ar. O chão flutuante começou a cheirar mal, as roupas e armários ganham bolor. Levantei algum chão flutuante e este também cheira a mofo!
    Â volta da moradia foram feitos passeios, está tudo bonitinho. Tudo indica que seja humidade ascendente (mas nenhuma parede tem manchas de humidade), só mesmo o chão flutuante que inchou e ganhou cheiro.
    Não tenho hipótese neste momento de rebentar com o que está feito para fazer caixa de ar ou isolar por fora as fundações. Precisava de algo para atenuar a entrada de humidade. Intriga me o nunca ter visto bolor preto nas paredes. Só mesmo nos móveis esverdeado. O chão por baixo está molhado. Será possível ser condensação? Alguém pode dar dicas! O meu obrigada!
  2.  # 2

    Nao sei mas para ser assim tao drástico como descreve nao será alguma fuga de água nas tubagens que passam no chão?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Albertinagoncalves
  3.  # 3

    Pode ser condensacao.
    Compre um desumificador e ponha-o a trabalhar 24h.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Albertinagoncalves
  4.  # 4

    Olá, Chris. Penso que não. A casa foi mal restaurada. Está assente na terra. Penso que seja mesmo humidade ascendes-te. Está um palmo acima do nível do chão mas a uns escassos 20 metros há terrenos muito mais elevados. Quando levantei o flutuante estava por debaixo da esponja um pouco húmido. Voltei a colocar só a tábua do flutuante, no dia seguinte comparei uma tábua com esponja e uma sem esponja. A que não tinha esponja escorria de água!
    Não sei mesmo o que fazer.
      0788DF74-C057-43AA-BE28-298F45A8046F.jpeg
  5.  # 5

    Estou sempre com desumidificadores ligados, tenho 3 potentes para a casa de 100 metros. Funcionam noite e dia.
  6.  # 6

    Só metendo tela a impermeabilizar esse cimento. Depois coloca o flutuante.
    Mas nao sou entendido.
    À quem coloque um solucao liquida para impermeabilizar.
    Isso é condensacao com o contraste da temperatura do chao com o flutuante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Albertinagoncalves
  7.  # 7

    Isto é um mistério, a casa também ganha bolor durante o verão! A roupa de inverno guardada durante o verão aparece toda cheia de bolor e mal cheirosa. QuNdo há sol eu abro isto totalmente … tenho tantos cuidados ou a casa já tinha apodrecido. Não sei mesmo, estou desesperada. Porque se é condensação como passava para lá da esponja plástica debaixo do flutuante e não por cima. Eu sou ignoraste nisto só não sei mesmo de onde vem porque não há um ponto preto numa parede nem um tinta que tenha descascado!! Nada! Só mau cheiro e bolor nas roupas e madeiras ..
  8.  # 8

    Se é condensação e já tem desumidificadores a bombar, sinceramente, penso que só rebentando e metendo impermeabilização seguida de isolamento térmico xps, pelo menos 4cm, nova camada de betonilha 4cm e depois o flutuante...
    Concordam com este comentário: Teulada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Albertinagoncalves
  9.  # 9

    Olá Ricardo, isso é um pesadelo.
    Para além de rebentar o chão …. Os armários embutidos foram feitos sobre o flutuante. Estou lixada.
  10.  # 10

    Não tem garantia do restauro?
  11.  # 11

    Quem estava a “comandar” o restauro era o marido… que pelos vistos não se lembrou desse pormenorzinho.
  12.  # 12

    Colocado por: RicardoPortoNão tem garantia do restauro?


    O restauro, provavelmente foi colocar piso flutuante e está bom.
  13.  # 13

    Porra, é mesmo muita condensação... isso tem de ser analisado por quem sabe in loco
    Concordam com este comentário: Teulada
  14.  # 14

    Em que zona do país é? Será que passam águas subterrâneas nesse ponto? Se for nos Açores isso é mato, no continente talvez menos. Provavelmente não tem humidade nas paredes porque fica toda concentrada no chão e não sobe. Provavelmente se tivesse chão em mosaico ou pedra ou coisa que lhe valha que façam de camada mais ou menos impermeável, teria humidades ascendentes. A casa tinha originariamente chão em madeira? Repararam em que condições estava? Sou completamente leiga na matéria mas a minha luta contra a humidade foi o pão nosso de cada dia durante muito anos. Com base na minha modestíssima experiência, em locais com muita humidade ou em terrenos que podem recolher águas de outros terrenos a solução é múltipla: excavação e drenagem à volta do imóvel (com escoamento para longe da moradia); levantamente e isolamento do próprio chão, Cappotto por fora. Penso que se a casa já está construída não haverá muito mais a fazer. Repito: sou completamente leiga na matéria (mas infelizmente com alguma experiência prática).
  15.  # 15

    Da casa anterior só ficaram as paredes e o chão, tudo o resto foi alterado. A casa tem capoto e vidros duplos, isolamento no telhado. A única coisa que não foi alterado foi o chão. Tiraram os tacos antigos e foi colocado piso flutuante, entre o cimento e o piso flutuante só há mesmo a esponja.
    A casa esteve fechada 7 anos, quando a compramos estava o chão deteriorado um pouco, mas nada de mau cheiro ou bolores como tenho agora.
    Na verdade acho que a casa tem mais humidade agora do que antes das obras, até porque os móveis que cá estavam não estavam podres.
    Já pensei que poderá ser também o capoto a trazer humidade…
  16.  # 16

    Ah! Há uns meses, já depois do restauro, a casa esteve fechada durante uns meses. Quando cá entramos parecia uma gruta!
    • zed
    • 5 dezembro 2022 editado

     # 17

    Colocado por: AlbertinagoncalvesNa verdade acho que a casa tem mais humidade agora do que antes das obras, até porque os móveis que cá estavam não estavam podres.

    Socorra-se de um higrómetro para ver a humidade relativa (HR) das divisões e ventile a casa diariamente.

    Qual a HR e temperatura dentro da casa? E qual a temperatura dessa betonilha?
  17.  # 18

    Nao levou nenhuma tela plastica entre o flutuante e o chao de cimento?
    Aqui em portugal nao sei, mas em frança é obrigatorio exatamente para evitar esse problema que tem. Alias até as garantias dos flutuantes so funcionam se levar essa tela
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Albertinagoncalves
  18.  # 19

    Colocado por: AlbertinagoncalvesPara além de rebentar o chão


    E os tubos de águas, esgotos e de eletricidade costumam passar no chão, também.

    É um caso bicudo.
  19.  # 20

    Vou presumir que a casa está localizada em Portugal continental e numa zona com bastante humidade. Outros confirmarão ou não o que vou dizer mas o que me parece é que a casa está a "suar" pelo único ponto por onde pode que é precisamente o chão. Não refere se a construção é em pedra, madeira, tijolo etc. As casas mais antigas não se dão bem com as janelas super estanques de vidro duplo. Por exemplo naquelas casas tradicionais açorianas com paredes muito espessas de pedra, o mais aconselhável até é manter as janela em madeira para além do vidro simples. Se os tacos de madeira antigos não estavam estragados por aí além então acho que é mesmo isso: as casas antigas não aguentam a estanquicidade que as pessoas pretendem das construções nos nossos dias, elas precisam de respirar por algum lado e pelos vistos a sua só consegue fazê-lo pelo chão. Algum construtor mais velho e que conheça bem a zona talvez tenha a solução para o seu problema ? Boa sorte, sei bem o que isso é :(
 
0.0175 seg. NEW