Colocado por: IkoNão é uma crítica, mas é chocante ser-mos o país da União Europeia com a pior literacia financeira.
Colocado por: AMG1
A situação não é propriamente boa, mas também não parece ser catastrófica e muito menos a pior da UE.
https://eco.sapo.pt/2024/04/16/portugal-marca-passo-nos-niveis-de-literacia-financeira/
Colocado por: Palhava
Disciplina de "Literacias" na escola!
https://sicnoticias.pt/pais/2024-08-14-video-sete-escolas-vao-testar-nova-disciplina-obrigatoria-no-secundario-literacias-69070858
Se isto tiver livro do 11° ano, era bem capaz de o comprar.
Colocado por: Palhava
Disciplina de "Literacias" na escola!
https://sicnoticias.pt/pais/2024-08-14-video-sete-escolas-vao-testar-nova-disciplina-obrigatoria-no-secundario-literacias-69070858
Se isto tiver livro do 11° ano, era bem capaz de o comprar.
Colocado por: Dias12
A minha irmã é professora de matemática e no próximo ano no 10o ano passa a ter de lecionar sobre juros, irs, investimentos, etc etc. Não é muito, mas já é alguma coisa.
Colocado por: Dias12A minha irmã é professora de matemática e no próximo ano no 10o ano passa a ter de lecionar sobre juros, irs, investimentos, etc etc. Não é muito, mas já é alguma coisa.
Colocado por: dmanteigasIsto porque o simulador da PwC nao considerava este pequeno 'pormenor'
Colocado por: RUIOLI
O nosso sistema jurídico e fiscal é cheio de pormenores. Podendo num ou outro caso ser injusto, mas seria no global mais justo, se fosse mais simples e direto, sem tantas exceções (muitas das quais quase que incentivam a ter rendimentos baixos e/ou não declarados).
Colocado por: AMG1Aqui ha tempos tempos ouvi uma "pérola" sobre o IRS, vinda da boca de um desses CEOs da moda.
Colocado por: AMG1Neste sentido podem funcionar como incentivo ao rendimento não declarado
Colocado por: AMG1O tema era a fiscalidade sobre o trabalho e dizia o senhor que já lhe tinha acontecido haver funcionários que recusavam um pequeno aumento de salário, porque isso iria fazê-los pagar mais impostos e com "a mudança de escalão" não compensava.
Obviamente que o homem estava a mentir, mas provavelmente nem sabe como funcionam os escalões do IRS.
Colocado por: AMG1Gerir um salário/rendimento de 10k mensais pode ser mais complexo do que gerir um de 1k, mas ainda assim estou convencido que ninguém troca o primeiro pelo segundo.
Colocado por: dmanteigasOu declarado mas que nao e taxado. Tipo kms em viatura propria, rendimento em 'cartao flex', etc
Colocado por: AMG1Aqui ha tempos tempos ouvi uma "pérola" sobre o IRS, vinda da boca de um desses CEOs da moda.
O tema era a fiscalidade sobre o trabalho e dizia o senhor que já lhe tinha acontecido haver funcionários que recusavam um pequeno aumento de salário, porque isso iria fazê-los pagar mais impostos e com "a mudança de escalão" não compensava.
Obviamente que o homem estava a mentir, mas provavelmente nem sabe como funcionam os escalões do IRS. Agora a jornalista também não só não o confrontou, como publicou isto
...no suplemento de economia de um jornal de referência.
Maravilha!
Mais uma vez olhemos para o global, se eu ganhar 1000€ líquidos em 180 horas mensais, pode ser melhor que ganhar 1500€ em 360 horas mensais de trabalho. Eu podia trabalhar muito mais horas, mas a certo momento, o valor hora do trabalho extra começa a reduzir com o aumento da carga de impostos. Então, ou vou pelo caminho do trabalho não declarado (não posso, nem quero, gosto de estar tranquilo) ou fico na piscina a curtir a vida, tem sido um agosto muito bom :)
Olhando para o salário não é verdade, mas olhando para o rendimento global pode ser. Há escalões de IRS que têm direito a abono, isenções, mensalidade das creches, etc. Se for para o escalão superior para ganhar mais 10€/ mês, veja quanto pode perder do outro lado...
Colocado por: manelvc
Lhe garanto que ele não estava a mentir.
Há inclusive pessoal a recusar horas extras por causa disso tb
Colocado por: AMG1o que eu não consigo perceber é como e que mais salario se traduz em menos rendimento disponível.
Colocado por: AMG1Pois o homem até podia nao estar a mentir, mas então não sabe distinguir entre tx de retenção e tx de imposto, o que a ser verdade põe a empresa em causa em maus lençóis, porque é liderada por alguém que precisa de frequentar a tal disciplina que vai passar a existir no 11 ano.
Colocado por: AMG1Eu nao duvido que exista gente a não querer fazer horas extra porque acha que não compensa o que lhe pagam, ou até aquilo com que ficam depois de pagos os impostos, o que eu não consigo perceber é como e que mais salario se traduz em menos rendimento disponível.
Colocado por: hangas
Do que entendi, não foi o tal CEO que afirmou isso. Ele contou que lhe chegavam relatos de funcionarios com essa lógica. O que é diferente de ele afirmar isso, e não invalida que a empresa tenha educado os seus funcionários nesse sentido.