Colocado por: dmanteigas
Isso mesmo!
Quanto a progressividade do IRS, concordo consigo e até já aí deixei essa opinião, ou não fosse eu próprio um dos que sofre e bem as suas agruras. Mas convém não confundirmos as coisas, senão ainda vamos ter professores da nova disciplina a dar a sua opinião sobre os impostos altos, ou baixos, em vez de explicarem aos seus alunos o que é e como funciona a progressividade do imposto.
Alias, o nosso IRS e de tal forma progressivo em rendimentos relativamente baixos que e ele proprio um incentivo aos baixos rendimentos.
Colocado por: RUIOLIrecebo comentários de que devia dar o trabalho a um profissional
Colocado por: CarvaiAcho que não é preciso muitas explicações para perceber o entusiasmo dos portugueses pelas politicas "progressistas" que vamos tendo...
"Portugueses trabalham meio ano só para pagar impostos
Em teoria, o dia em que nos livramos das contas foi a 13 de junho, pior do que a média da União Europeia. Portugal está em penúltimo na avaliação dos serviços públicos."
https://www.jn.pt/2269679432/portugueses-trabalham-meio-ano-so-para-pagar-impostos/
Colocado por: AMG1Se, no limite, o que está em causa é o valor que cada um atribui ao seu tempo de trabalho, como é que determina o ponto a partir do qual a progressividade incentiva os baixos rendimentos?
Ja deram o exemplo das horas extra que e talvez o caso mais flagrante, mas nao e o unico.
Por exemplo, qual e o incentivo que um quadro medio tem de procurar um cargo ou uma promocao acima do que faz atualmente, se a um acrescimento de responsabilidades de 20% e com igual acrescimento salarial de 20%, em termos liquidos desses 20% de rendimento adicional ele ve cerca de metade ou ate menos? Claro que para o portugues comum isto nem sequer entra na equacao, mas um sistema fiscal demasiado progressivo e um desincentivo a progressao de carreira. Pois como eu disse a partir dos 3500e brutos, por cada 100e brutos de aumento, esses 100e ja pagam 45% de IRS + 11% de SS logo o trabalhador ve 44e liquidos a mais para um custo para a empresa de 125e :) A partir de um rendimento que deveria ser considerado classe media, quem recebe aumentos nao es tu, e o estado. Estamos a falar de 100e a mais por mes darem 65% para o Estado e 'apenas' 35% para ti tendo em conta o que a empresa gasta.
Eu nao sou contra a progressividade do IRS, acho que quem ganha mais tem que obviamente pagar mais. Para mim o problema e que ordenados que deviam ser considerados classe media pagam impostos de rico. Alias, ate para malta de esquerda isto devia ser um absurdo pois rendimentos 'contas de merceeiro' acima de 3000e e ate 6000e pagam 43.5 e 45% (acima de 3500) e acima de 6000e paga... 48%.
Ou seja, para efeitos fiscais, alguem que ganha por exemplo 10 mil euros mes esta quase equiparado a alguem que ganha 4 mil, ja que a diferenca da taxa marginal e de apenas 3%
Colocado por: AMG1Só que não conhece a vida dentro de um grande empresa pode aceitar essa justificação.
Colocado por: AMG1Nos seus exemplos ("contas de merceeiro") fala de salários brutos, mas sabe que os escalões de IRS são aplicados a valores que não são esses.
Colocado por: AMG1As contribuições para a segurança social, não são impostos, são contributos para um sistema com beneficios definidos.
Colocado por: AMG1Vivi metade da minha vida profissional num pais com uma carga fiscal muito superior a nossa e que não é conhecido por haver muita gente furtar-se ao seu pagamento, mas nunca vi ninguém a achar que paga poucos impostos seja em Portugal, na Suécia ou nos USA.
Bem... nao sei o que consideras de conhecer a vida dentro de uma grande empresa. A minha experiencia com 'grandes empresas' e multinacionais gigantes cotadas em bolsa. Ja trabalhei numa com 60 mil funcionarios, outra com 90 mil, agora estou numa com 130 mil e vou mudar-me em Setembro para outro com 40 mil. Desta minha experiencia, que vale o que vale, o que posso dizer e que em muitos casos realmente nao compensa o esforco adicional vs rendimento liquido adicional aqui em Portugal no que toca a progressao vertical para quadros medios.
Aqui nem interessa falar de altos cargos pois o pacote salarial desses e sempre distinto.
...
Em Portugal sao impostos pois nao esta a contribuir para nenhum sistema de capitalizacao, mas para pagar as pensoes atuais. Na esperanca que um dia alguem pague a sua... O nosso sistema de previdencia nao funciona como o Suico. Mas a minha questao sempre foi o IRS e nao a SS.
A carga fiscal e uma falacia. Como falou la atras e uma questao de esforco fiscal.
Colocado por: CarvaiClaro que há muitos anos que as empresas aprenderam a lidar com este problema. A retribuição não é só dinheiro. Desde carros de serviço com ou sem combustíveis, carros que vão "evoluindo" com os cargos, seguros de saúde e/ou vida com mais coberturas, pagamentos de formações em qualquer parte do mundo e que vão de seminários a doutoramentos, percentagem da comparticipação de lucros, etc existem uma panóplia de esquemas para contornar o problema.
Naturalmente que com a reforma tudo isso vai ao ar mas se souber gerir a vida enquanto trabalha não vai ser drama nenhum.
Colocado por: CarvaiClaro que há muitos anos que as empresas aprenderam a lidar com este problema. A retribuição não é só dinheiro. Desde carros de serviço com ou sem combustíveis, carros que vão "evoluindo" com os cargos, seguros de saúde e/ou vida com mais coberturas, pagamentos de formações em qualquer parte do mundo e que vão de seminários a doutoramentos, percentagem da comparticipação de lucros, etc existem uma panóplia de esquemas para contornar o problema.
Naturalmente que com a reforma tudo isso vai ao ar mas se souber gerir a vida enquanto trabalha não vai ser drama nenhum.
Colocado por: AMG1Não são impostos, desde logo porque estão consignadas e porque como mencionei, às de cada um corresponde um conjunto de beneficios que estão pré determinados.
Colocado por: AMG1Deve um problema de idade, mas eu não consigo mesmo perceber como é que alguém prescinde de evoluir na carreira por causa da fiscalidade.
Provavelmente e mesmo um problema de idade... nao sei a sua, mas a geracao mais jovem e muito mais preocupada com a qualidade de vida que a anterior que nao se importava de trabalhar de sol a sol. Daqui que ter o dobro das responsabilidades por mais 100e/mes limpos nao pareca assim tao atrativo a um jovem de 35 anos que ganha o tal 'ordenado medio europeu' dos 3500e brutos.
Obviamente que como discutido acima ha sempre formas de contornar. O que regressa ao meu argumento original. O sistema fiscal ultra progressivo e 'punitivo' promove os baixos salarios.
Colocado por: CarvaiOlha os Policias só agora descobriram o saque fiscal. Será que não sabiam que a totalidade do que recebem vem do saque fiscal dos que trabalham?
https://observador.pt/2024/08/27/descontentamento-e-revolta-entre-os-policias-metade-do-suplemento-de-risco-vai-para-impostos-denuncia-sindicato/