Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 9 dezembro 2022

     # 61

    Colocado por: jorgealvesnem queiras saber...
    essa porra deve debitar uma potência tremenda.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  1.  # 62

    Colocado por: SrRentão, como é que um sistema que tem temperaturas de impulsão de 30, 35 graus e temperaturas superficiais de 29graus aquece um corpo humano que tem 36graus de temperatura média interior?

    Chama-se energia radiante e é a forma predileta pelo corpo humano para trocas de energia.
    Dou-lhe um exemplo que julgo ser de muito fácil compreensão: imagine uma manhã de inverno repleta de sol com uma temperatura ambiente de 0ºC. Se estiver à sombra tem um determinado conforto térmico mas não tem dúvidas que se se deslocar para o sol o seu conforto térmico aumenta. O que mudou? Apenas a energia radiante...a temperatura ambiente manteve-se igual.
  2.  # 63

    Colocado por: SrRessa porra deve debitar uma potência tremenda.
    Concordam com este comentário:jorgealves
    aquece pra burro
    • SrR
    • 9 dezembro 2022

     # 64

    Colocado por: SEEING
    Chama-se energia radiante e é a forma predileta pelo corpo humano para trocas de energia.
    Dou-lhe um exemplo que julgo ser de muito fácil compreensão: imagine uma manhã de inverno repleta de sol com uma temperatura ambiente de 0ºC. Se estiver à sombra tem um determinado conforto térmico mas não tem dúvidas que se se deslocar para o sol o seu conforto térmico aumenta. O que mudou? Apenas a energia radiante...a temperatura ambiente manteve-se igual.
    o que eu me refiro é que o corpo humano faz trocas de calor com a envolvente, como ex estar num quarto a 15graus as trocas de calor são maiores que num quarto a 20 graus ou seja num quarto a 20 graus continuamos a perder calor para a envolvente mas a um ritmo muito menor caso contrário sobre aqueciamos
  3.  # 65

    Colocado por: SrRo que eu me refiro é que o corpo humano faz trocas de calor com a envolvente, como ex estar num quarto a 15graus as trocas de calor são maiores que num quarto a 20 graus ou seja num quarto a 20 graus continuamos a perder calor para a envolvente mas a um ritmo muito menor caso contrário sobre aqueciamos

    Não se esqueça que no aquecimento radiante tem um "grande radiador" ou seja parte da sua envolvente está a 24-25-26ºC...com picos em algumas soluções de 28ºC.

    Mas o que refere, relativamente à envolvente, leva-nos para o isolamento térmico da envolvente seja na versão interior ou exterior que terá maior/menor impacto em qualquer solução de aquecimento: maiores/menores necessidades de aquecimento.
    • SrR
    • 9 dezembro 2022

     # 66

    Colocado por: jorgealvesaquece pra burro
    top👌
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • SrR
    • 10 dezembro 2022

     # 67

    Colocado por: SEEINGMas o que refere, relativamente à envolvente, leva-nos para o isolamento térmico da envolvente seja na versão interior ou exterior que terá maior/menor impacto em qualquer solução de aquecimento: maiores/menores necessidades de aquecimento.
    eu nao estou a falar nada disso, o que eu disse foi que o radiante nao nos aquece, nos somos basicamente uma fornalhaszitas com pernas que debitamos calor, e num quarto climatizado com sistema radiante as perdas que temos para a envolvente é menor porque temos paredes chaos tectos a uma temperatura superior que em sistemas de convecçao por ex, ou seja a fornalha perde menos calor para a envolvente e ai esta o tal efeito de conforto nos sistemas radiantes.
    Concordam com este comentário: LrLisboa
  4.  # 68

    Oh catano estamos na hora do pedantismo. Um corpo pode ter várias trocas de energia simultâneas. Se outro corpo com uma emissividade grande que chegue radiar energia a uma temperatura menor que a sua, você vai perder calor por convecção (e radiação) ao mesmo tempo que recebe calor também por radiação deste tal corpo, no nosso caso um radiador de tecto. Mesmo que o delta seja negativo, continua a ser aquecido.

    De qualquer modo acho que concordamos todos, para quem quer ter a casa perpetuamente a 30 graus Celsius faça chuva ou faça sol, tectos radiantes eléctricos não são uma boa escolha. Para os idiotas como eu que não se importam de entrar na sala de pantufas e camisola em vez de tronco nu em pleno inverno siberiano, servem perfeitamente e são uma opção de instalação com um preço razoável.
  5.  # 69

    Colocado por: zemvpferreiraOh catano estamos na hora do pedantismo. Um corpo pode ter várias trocas de energia simultâneas. Se outro corpo com uma emissividade grande que chegue radiar energia a uma temperatura menor que a sua, você vai perder calor por convecção (e radiação) ao mesmo tempo que recebe calor também por radiação deste tal corpo, no nosso caso um radiador de tecto. Mesmo que o delta seja negativo, continua a ser aquecido.

    De qualquer modo acho que concordamos todos, para quem quer ter a casa perpetuamente a 30 graus Celsius faça chuva ou faça sol, tectos radiantes eléctricos não são uma boa escolha. Para os idiotas como eu que não se importam de entrar na sala de pantufas e camisola em vez de tronco nu em pleno inverno siberiano, servem perfeitamente e são uma opção de instalação com um preço razoável.

    Visto desse modo concordo consigo. Para quem só queira o aquecimento ligado umas horas PRE/TRE parece-me uma boa escolha. Agora uma família com filhos pequenos que passa ainda algum tempo em casa PRH parece-me uma escolha acertada. Ainda por cima se for como o meu que só anda bem descalço e com pouca roupa 🤦‍♂️
    • paulos
    • 10 dezembro 2022 editado

     # 70

    Consumos estimados do PRE, para mim não é conforto algum pois está ligado poucas horas e as 18h já estamos todos em casa, sendo que liga +-3h por dia, ainda assim 150€ por mês (contas com quase 2 anos portanto agora seria ainda mais caro).
    Associando isso a que temos a hora de cozinhar ainda com o PRE ligado tinha de ter uma sub estação em casa, pois do pre são 16.250 W para 172m2 de PRE
      Screenshot_2022-12-10-10-40-04-032_com.google.android.apps.docs.jpg
      Screenshot_2022-12-10-10-42-32-160_com.google.android.apps.docs.jpg
  6.  # 71

    A cada um o seu. Moro em Lisboa e não há dia do ano que não tenha as janelas abertas e a casa onde cresci era exactamente a mesma coisa. Aquecedor é um radiador a óleos para usar esporadicamente na divisão onde se está, que custou 20 euros há 10 anos. Do mesmo modo, arrefecimento no verão é uma ventoinha velha que também custou uns 20 euros.

    Percebo perfeitamente quem queira mais conforto térmico do que eu estou habituado, mas convenhemos que ter a casa perpetuamente aquecida é um exagero e vai ser sempre caríssimo em custos de instalação ou uso (ou os dois). Um pouco de desconforto também não mata ninguém.

    paulos, quantos meses por ano usa aquecimento? No máximo nesta zona consigo imaginar...3 meses por ano. 450€ de electricidade também não matam ninguém, comparando com o custo de instalar um sistema hidráulico.
  7.  # 72

    Colocado por: zemvpferreiraA cada um o seu. Moro em Lisboa e não há dia do ano que não tenha as janelas abertas e a casa onde cresci era exactamente a mesma coisa. Aquecedor é um radiador a óleos para usar esporadicamente na divisão onde se está, que custou 20 euros há 10 anos. Do mesmo modo, arrefecimento no verão é uma ventoinha velha que também custou uns 20 euros.

    Percebo perfeitamente quem queira mais conforto térmico do que eu estou habituado, mas convenhemos que ter a casa perpetuamente aquecida é um exagero e vai ser sempre caríssimo em custos de instalação ou uso (ou os dois). Um pouco de desconforto também não mata ninguém.

    paulos, quantos meses por ano usa aquecimento? No máximo nesta zona consigo imaginar...3 meses por ano. 450€ de electricidade também não matam ninguém, comparando com o custo de instalar um sistema hidráulico.

    Morar em Lisboa não é o mesmo que morar na beira interior. Aqui os dias já têm chegado a 0 de mínima e ainda nem ao inverno chegamos. Eu não tenciono gastar 450€ de eletricidade em 3 meses. Diria que talvez nem nos 5 meses que o aquecimento deva estar ligado .
  8.  # 73

    Colocado por: zemvpferreiraque ter a casa perpetuamente aquecida é um exager


    Acho que ainda não percebeu como funciona o PRH.
    Há inúmeros tópicos sobre o assunto
  9.  # 74

    Colocado por: zemvpferreiraA cada um o seu. Moro em Lisboa e não há dia do ano que não tenha as janelas abertas e a casa onde cresci era exactamente a mesma coisa. Aquecedor é um radiador a óleos para usar esporadicamente na divisão onde se está, que custou 20 euros há 10 anos. Do mesmo modo, arrefecimento no verão é uma ventoinha velha que também custou uns 20 euros.

    Percebo perfeitamente quem queira mais conforto térmico do que eu estou habituado, mas convenhemos que ter a casa perpetuamente aquecida é um exagero e vai ser sempre caríssimo em custos de instalação ou uso (ou os dois). Um pouco de desconforto também não mata ninguém.

    paulos, quantos meses por ano usa aquecimento? No máximo nesta zona consigo imaginar...3 meses por ano. 450€ de electricidade também não matam ninguém, comparando com o custo de instalar um sistema hidráulico.
    e que temperaturas tem por norma em casa? Isso é que convem saber…
    Nos ca por casa também so temos o AC a 20 graus de inverno e algumas vezes a 21 mas raramente.
    De verão ligamos acima dos 25, mas conheço muitis casos que dormem de verão no chão de tijoleira ou nas varandas…
    Eu próprio sei o que é isso, dormir de janela aberta e acordar cheio de ferradelas das melgas ou dormir com a ventoinha virada para mim com garrafas de gelo atrás, felizmente agora temos conforto
  10.  # 75

    Colocado por: Beto1980

    Acho que ainda não percebeu como funciona o PRH.
    Há inúmeros tópicos sobre o assunto


    Mais uma vez, cada caso é um caso. Para aqueles membros que vivem na Sibéria faz todo o sentido gastar rios de dinheiro em isolamento, estanquicidade, aquecimento de topo de gama. Mas alguns (talvez a maioria?) dos leitores vivem em zonas de clima moderado e não precisam nem de vidros triplos, nem de PRH, nem de 200mm de isolamento em cada parede. Para esses, talvez o tecto radiante possa fazer bastante sentido.
  11.  # 76

    O que não faz sentido é:
    Achar que teto radiante sem um bom isolamento faz sentido!!!😉
  12.  # 77

    Acho que você ainda não percebeu que existem vários climas e pessoas diferentes neste mundo ;) Uns com mais dinheiro, outros com menos frio, alguns a ficar numa casa apenas alguns anos.

    Na casa de férias na Beira Alta que os meus pais visitam uma ou duas vezes por ano, deviam investir em isolar o granito todo em vez de acender um braseiro (radiante) quando lá estão? Valia a pena gastar 30K em obra para poupar 30€ por visita? Se eles gostarem da sensação de 300€ de tecto radiante por cima do sofá, não será de considerar também?

    Eu que estou em Lisboa numa casa sem isolamento algum e perfeitamente confortável tirando umas horas de vez em quando, devia gastar 20K em isolamento ou 100€ de electricidade em aquecimento de vez em quando?
  13.  # 78

    Colocado por: zemvpferreirasem isolamento algum

    Tem vizinhos em cima? Em baixo? Dos lados?
    Eles fazem de isolamento 🙂
  14.  # 79

    Colocado por: Beto1980devia gastar 20K em isolamento ou 100€ de electricidade em aquecimento de vez em quando?

    Devia fazer o que lhe apetecer. A vida é sua e a casa tb 🥴

    Agora uma casa nova não obedecer a certos requisitos de isolamento já será uma parvoíce e um crime ambiental
    • paulos
    • 10 dezembro 2022 editado

     # 80

    Colocado por: zemvpferreiraA cada um o seu. Moro em Lisboa e não há dia do ano que não tenha as janelas abertas e a casa onde cresci era exactamente a mesma coisa. Aquecedor é um radiador a óleos para usar esporadicamente na divisão onde se está, que custou 20 euros há 10 anos. Do mesmo modo, arrefecimento no verão é uma ventoinha velha que também custou uns 20 euros.

    Percebo perfeitamente quem queira mais conforto térmico do que eu estou habituado, mas convenhemos que ter a casa perpetuamente aquecida é um exagero e vai ser sempre caríssimo em custos de instalação ou uso (ou os dois). Um pouco de desconforto também não mata ninguém.

    paulos, quantos meses por ano usa aquecimento? No máximo nesta zona consigo imaginar...3 meses por ano. 450€ de electricidade também não matam ninguém, comparando com o custo de instalar um sistema hidráulico.

    Aqui em Braga, ligo aquecimento em novembro e por vezes em março ainda está ligado.
    Não chego a gastar 300€ por inverno em lenha. Tenho a casa a nunca menos de 18° (quando chego a casa ao fim do dia), ao fim de semana que a lareira está ligada mais tempo chega a 22, a colocar uma canhota de hora e meia em hora e meia para não deixar apagar.
    Nem se pode comparar o conforto que eu tenho em que em QQ divisão estão acima de 19° para o conforto que tem na sua em que sai da divisão em que está o aquecedor e tem de vestir o casaco. Sei o que é isso, pois quando não tinha o recuperador a água, tinha na sala 21 e nos quartos 14, é do mais desconfortável que pode haver estas variações. Portanto gastar 450€ para ter o aquecimento ligado +-3h por dia acho um absurdo.
    De lembrar que não é como Lisboa, temos vários dias no inverno com 0°C o que faz muita diferença e tenho o apartamento virado quase a norte em que não apanha sol nenhum.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
 
0.0290 seg. NEW