Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal,

    Um casal amigo (estrangeiro) com rendimentos bem superiores ao meu pretende arrendar casa em Lisboa. O senhorio dificulta bastante e exige um fiador, cidadão português.

    Caso me torne fiador, terei alguma dificuldade no próximo ano em comprar casa? Esta responsabilidade poderá limitar o montante de crédito que possa vir a receber do banco?

    A responsabilidade de ser fiador em contrato de arrendamento fica registada no Banco de Portugal?

    Obrigado desde já :)
  2.  # 2

    Ninguém vai saber que você é fiador de um contrato de arrendamento
  3.  # 3

    Sim, vai correr riscos absolutamente desnecessários. Eles que façam uma garantia bancária.
    Concordam com este comentário: Luiscp
  4.  # 4

    Colocado por: Rupert9XA responsabilidade de ser fiador em contrato de arrendamento fica registada no Banco de Portugal?

    Não.
    Nem nas finanças fica registado.
    A questão é: tem confiança suficiente em como eles cumprem com as obrigações constantes no contrato?
    • tc82
    • 8 dezembro 2022

     # 5

    Há quem diga que nem de um filho se é fiador.
    Concordam com este comentário: Carvai, A. Madeira, Luiscp
  5.  # 6

    Há casos em que os pais perdem a sua casa de habitação por terem sido fiadores de filhos, mas cada um conhece os filhos que tem.
    • tc82
    • 8 dezembro 2022

     # 7

    Prefiro “emprestar” dinheiro a um filho do que ser seu fiador.
    Tal como nunca seria capaz de pedir aos meus pais nem a ninguém para serem meus fiadores.
    Concordam com este comentário: Carvai, A. Madeira
    • RCF
    • 8 dezembro 2022

     # 8

    Colocado por: CarvaiSim, vai correr riscos absolutamente desnecessários. Eles que façam uma garantia bancária.


    Colocado por: tc82Há quem diga que nem de um filho se é fiador.
    Concordam com este comentário:Carvai


    Colocado por: tc82Prefiro “emprestar” dinheiro a um filho do que ser seu fiador.
    Tal como nunca seria capaz de pedir aos meus pais nem a ninguém para serem meus fiadores.
    Concordam com este comentário:Carvai


    Isso é tudo muito lindo... mas, há senhorios que não abdicam de ter fiador. Ponto final!
    Quer os inquilinos tenham boas garantias, quer não tenham, para alguns senhorios, fiador é condição para arrendarem...

    Depois, quanto aos receios, ser fiador de um arrendamento não é bem a mesma coisa que ser fiador de um crédito para compra.
    • RCF
    • 8 dezembro 2022

     # 9

    Colocado por: Rupert9XCaso me torne fiador, terei alguma dificuldade no próximo ano em comprar casa? Esta responsabilidade poderá limitar o montante de crédito que possa vir a receber do banco?

    A responsabilidade de ser fiador em contrato de arrendamento fica registada no Banco de Portugal?

    Não, esteja à vontade (desde que confie nesse amigo).
    Nada disso vai para o Banco de Portugal
  6.  # 10

    Não se meta nisso de ser fiador se gosta de dormir descansado
  7.  # 11

    você esta mesmo danadinho para carregar com um problema.
 
0.0115 seg. NEW