Iniciar sessão ou registar-se
    • mcv
    • 8 dezembro 2022

# 1

Boa tarde,

Peço, antes de tudo, desculpa pelo que vou perguntar porque, talvez para a maior parte dos membros, possa parecer um enorme disparate: - tenho um terraço no primeiro andar da minha moradia que, neste momento, apresenta infiltrações numa sala que se situa por baixo. Sem grandes certezas, tenho a noção que o isolamento colocado (tela asfáltica?? e tijoleira por cima) terá mais de 20 anos. Chamei a casa uma empresa de impermeabilizações que me disse que a única hipótese é rebentar com a tijoleira e trocar a tela mas, apesar de ainda não ter recebido o orçamento, já prevejo uma bomba a caminho. Na minha inocência (ou estupidez!!!) achei que poderia haver alternativas ao que me é proposto. Podem-me ajudar? Muito obrigada pelos conselhos que me possam dar.
  1.  # 2

Colocado por: mcvBoa tarde,

Peço, antes de tudo, desculpa pelo que vou perguntar porque, talvez para a maior parte dos membros, possa parecer um enorme disparate: - tenho um terraço no primeiro andar da minha moradia que, neste momento, apresenta infiltrações numa sala que se situa por baixo. Sem grandes certezas, tenho a noção que o isolamento colocado (tela asfáltica?? e tijoleira por cima) terá mais de 20 anos. Chamei a casa uma empresa de impermeabilizações que me disse que a única hipótese é rebentar com a tijoleira e trocar a tela mas, apesar de ainda não ter recebido o orçamento, já prevejo uma bomba a caminho. Na minha inocência (ou estupidez!!!) achei que poderia haver alternativas ao que me é proposto. Podem-me ajudar? Muito obrigada pelos conselhos que me possam dar.

Dependerá sempre do que tiver, de como se apresenta o suporte, de como está a impermeabilização, enfim, supostamente nada melhor do que o que fez para tentar perceber que tipo de solução deverá tomar.

Contudo, surgem algumas questões:
    - A tijoleira está assente diretamente à tela asfaltica? ou tem betonilha entre a tela e a tijoleira?
    - A tijoleira está levantada? Partida?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcv
    • mcv
    • 8 dezembro 2022

# 3

Colocado por: Atlas Eurobuild

Dependerá sempre do que tiver, de como se apresenta o suporte, de como está a impermeabilização, enfim, supostamente nada melhor do que o que fez para tentar perceber que tipo de solução deverá tomar.

Contudo, surgem algumas questões:
    - A tijoleira está assente diretamente à tela asfaltica? ou tem betonilha entre a tela e a tijoleira?
    - A tijoleira está levantada? Partida?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mcv

Sinceramente, não sei responder à primeira questão, mas penso que a tijoleira assenta diretamente na tela. Toda a tijoleira está intacta, o que pode eventualmente acontecer é faltar em alguns pontos a "massa" que existe entre as peças.
  2.  # 4

Esse terraço tem um grande uso ou é meramente decorativo?
    • mcv
    • 9 dezembro 2022

# 5

Colocado por: zemvpferreiraEsse terraço tem um grande uso ou é meramente decorativo?

É um terraço com pouco uso, na frente da casa (virado para a rua).
  3.  # 6

Nesse caso talvez uma primeira abordagem possa ser pintá-lo todo com uma membrana elástica cor de tijolo. Não oferece garantias mas por 100 euritos e uma hora de trabalho talvez resolva o seu problema.
  4.  # 7

Colocado por: zemvpferreiraNesse caso talvez uma primeira abordagem possa ser pintá-lo todo com uma membrana elástica cor de tijolo. Não oferece garantias mas por 100 euritos e uma hora de trabalho talvez resolva o seu problema.

Fiz numa garagem antes das chuvas e tem se aguentado. Lata deu e sobrou para duas demãos cruzadas em 20 M2.
    Agora cuidado que há umas tintas "pisaveis" mas não transitáveis.
    • mcv
    • 10 dezembro 2022

# 8

Colocado por: Dacepa

Fiz numa garagem antes das chuvas e tem se aguentado. Lata deu e sobrou para duas demãos cruzadas em 20 M2.
    Agora cuidado que há umas tintas "pisaveis" mas não transitáveis.

Bom dia,

Será um abuso grande pedir-lhe que me indique uma ou duas referências de uma película "transitável"?

Muito obrigada.
  5.  # 9

Colocado por: mcv

Sinceramente, não sei responder à primeira questão, mas penso que a tijoleira assenta diretamente na tela. Toda a tijoleira está intacta, o que pode eventualmente acontecer é faltar em alguns pontos a "massa" que existe entre as peças.

Se a tijoleira está intacta e não está levantada é porque pelas juntas da mesma passa água e a tela asfaltica em algum ou vários pontos está fragilizada de forma a que haja infiltrações.

Como solução de impermeabilização, sem necessidade de retirar o que existe poderá optar pela solução SCHLUTER DITRA aplicada diretamente com cimento-cola por cima da tijoleira existente, posteriormente aplicar nova tijoleira diretamente em cima da membrana.

Um artigo:
    https://eurobuild.pt/terracos-e-ceramica-impermeabilizacao-sem-patologias/
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  6.  # 10

Colocado por: Atlas EurobuildSCHLUTER DITRA aplicada diretamente com cimento-cola por cima da tijoleira existente, posteriormente aplicar nova tijoleira diretamente em cima da membrana.

Há alguma vantagem em aplicar nova tijoleira por cima da membrana? Ou é apenas para proteger a membrana de rasgos provocados por pedras, pássaros e afins?
  7.  # 11

Colocado por: rjmpires
    Há alguma vantagem em aplicar nova tijoleira por cima da membrana? Ou é apenas para proteger a membrana de rasgos provocados por pedras, pássaros e afins?

A membrana Schluter Ditra é mesmo para esse fim, aplicar pedra ou tijoleira por cima.
    Esta membrana não é para ficar exposta aos UV's.
    Concordam com este comentário: pc ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  8.  # 12

A membrana Schluter Ditra é mesmo para esse fim, aplicar pedra ou tijoleira por cima.
    Esta membrana não é para ficar exposta aos UV's.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires

Têm alguma que possa ficar aos elementos?
  9.  # 13

Então e por baixo da nova tijoleira não tem de levar uma uma tela pitonada para encaminhar a agua?
  10.  # 14

Colocado por: rjmpires
    Têm alguma que possa ficar aos elementos?

Todas as membranas Schluter tem de ser protegidas.
    Mas por exemplo, dependendo da situação pode utilizar a KERDI 200 e posteriormente aplicar uma tinta.
  11.  # 15

Colocado por: DR1982Então e por baixo da nova tijoleira não tem de levar uma uma tela pitonada para encaminhar a agua?

Não percebi a questão.
  12.  # 16

Não percebi a questão.

Sistema kerdi + ditra drain 8, digo eu que não percebo nada.
  13.  # 17

Entao se põe a membrana de impermeabilização e cola a tijoleira por cima a agua escoa para onde? “Encharca” a tijoleira e depois seca?
  14.  # 18

Colocado por: DR1982Entao se põe a membrana de impermeabilização e cola a tijoleira por cima a agua escoa para onde? “Encharca” a tijoleira e depois seca?

Quanto muito fica o cimento cola
  15.  # 19

Colocado por: pc ferreira

Quanto muito fica o cimento cola
    como assim?
    Se nao levar dreno qual a vantagem da tela por cima da tijoleira inves de cimento cola que impermeabiliza?
  16.  # 20

Colocado por: DR1982Entao se põe a membrana de impermeabilização e cola a tijoleira por cima a agua escoa para onde? “Encharca” a tijoleira e depois seca?

A água que passa pelas juntas da tijoleira, que será residual, a não ser que as mesmas fiquem abertas?

Existe, como já foi dito, o sistema DITRA DRAIN, contudo é mais utilizado onde existe o congelamento da água, pois aí quando começa a descongelar aumenta de volume e é necessário ter esse espaço para conseguir escoar.

Em 95% das impermeabilizações de terraços em Portugal, fornecidas por nós, o sistema utilizado é o DITRA.
    A água que passa pelas juntas da tijoleira será mesmo muito residual, mesmo sendo uma junta cimentícia.
    Ao aplicar a DITRA vai separar o suporte do revestimento, a DITRA vai trabalhar por forma que as tensões sejam absorvidas por esta. O risco da junta partir ou abrir é muito reduzida. Depois existem varias argamassas de betumação, mesmo as cimentícias, que não são de todo impermeáveis, se usar uma com classificação CG 2 WA tem uma absorção de água muito baixa. Caso pretenda pode sempre aplicar uma betumação epoxi que tem uma absorção 50x menor que os cimentícios, contudo não é na mesma impermeável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982

0.0224 seg. NEW