Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Venho por este meio pedir as vossas opiniões e conselhos.

    Tenho aqui uns vizinhos que, de vez em quando, fazem a festa do cigarro, e o cheiro passa para o hall de entrada e, consequentemente, para o meu apartamento. Isto origina, quando não conseguimos fechar as portas e "conter" o cheiro, a que a casa fique toda com este cheiro horrível. Para perceberem melhor, o apartamento tem 130 M2 e fica empestado.

    Pelo que consegui perceber, isto acontece devido à VMC, que quando entra em funcionamento, cria uma corrente de ar e que vai buscar este cheiro ao hall, ou até mesmo a casa deles, pois o cheiro é tão intenso que não vejo como este possa chegar ao hall em tão grande medida.
    De notar que sempre que a VMC está a funcionar, houve-se barulho de corrente de ar nas janelas e sente-se alguma resistência ao fechar ou abrir as portas.

    Já vivi noutro apartamento (era do outro lado da rua e construído pela mesma empresa e gerido pelo mesmo condomínio) com este sistema e a máquina estava por cima de mim (era o último andar) e nunca aconteceu esta situação, aliás, nem se dava conta daquilo a funcionar.

    Poderá esta estar mal regulada ou algo assim? Irei falar com o condomínio mas já queria estar preparado com alguma informação.

    Desde já agradeço a vossa atenção e ajuda.
    • paulos
    • 11 dezembro 2022 editado

     # 2

    Tem a máquina a puxar ar de dentro do apartamento mas não me parece, pelo que diz, ter por onde compensar esse ar que sai, então vai buscar onde pode, janelas, lareira, exaustor e inclusive a porta da rua.
    Experimente deixar uma janela 4cm aberta quando a extração funcionar e vai ver que provavelmente já não vai ter isso.

    Se calhar o melhor era instalar na sala cozinha e quartos as grelhas auto reguláveis nas caixas de estore se tiver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: triciclo
  2.  # 3

    Obrigado pela sua resposta.

    Sim já fiz essa experiência de abrir um pouco uma janela e as correntes de ar normalizam, digamos assim.

    O problema é que no Inverno não é viável ter sempre uma janela aberta. O apartamento já fica frio, imagino abrindo a janela.

    No outro sítio em que vivi, era o mesmo sistema de extração e não se ouvia nem sentia nada, daí pensar que possa estar mal regulado.
    • size
    • 12 dezembro 2022 editado

     # 4

    É suposto que o ar contaminado com cheiro do tabaco entre pelas folgas da sua porta de entrada.
    Poderá experimentar vedar essas folgas;
    Concordam com este comentário: zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: triciclo
      xxs.jpg
      xxz.jpg
  3.  # 5

    Colocado por: sizeÉ suposto que o ar contaminado com cheiro do tabaco entre pelas folgas da sua porta de entrada.
    Poderá experimentar vedar essas folgas;



    essa ideia passou-me pela cabeça, vedar a porta de entrada, mas se abrir uma janela está fora de questáo por causa do frio e se veda a porta de entrada, onde vai a VMC buscar o ar? só se for uma de duplo fluxo. porque se for uma simples, não existem milagres, o ar sugado tem que vir de algum lado.

    a vmc é de duplo fluxo ou simples?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: triciclo
    • size
    • 12 dezembro 2022 editado

     # 6

    Colocado por: pauloagsantos


    essa ideia passou-me pela cabeça, vedar a porta de entrada, mas se abrir uma janela está fora de questáo por causa do frio e se veda a porta de entrada, onde vai a VMC buscar o ar?


    Não é forçoso que deva ser através da caixa das escadas.

    Se necessário poderá ser através de uma abertura com grelhas numa parede/fachada na cozinha, semelhante às necessárias para equipamentos a gás.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: triciclo
  4.  # 7

    Bom dia.

    Já vedei a porta mas ainda assim passa ar em alguns sítios que não estou a ver como vedar a 100%, nomeadamente na parte das dobradiças. No chão ainda não encontrei um vedante que desse. A porta é blindada e bastante grossa, e os que tenho visto em lojas são para portas mais finas.

    Não faço a mínima se é de fluxo simples ou duplo.

    A máquina tem vários sítios onde ir buscar ar. O problema é que vai buscar a todos e de forma, na minha opinião, exagerada, criando barulho e correntes de ar. Não acho normal, por exemplo, ter "dificuldade" em fechar uma porta devido à extração.

    O meu post vai no sentido de perceber qual a regulação, ou qual o nível de extração, digamos assim, em que estas máquinas têm que funcionar.
    Isto porque quando falar com o condomínio queria estar informado.

    Já agora aproveito para perguntar se estas máquinas e o seu funcionamento são regulados por algum decreto-lei?

    Obrigado a todos.
    • size
    • 13 dezembro 2022

     # 8

    Colocado por: triciclo
    A máquina tem vários sítios onde ir buscar ar. O problema é que vai buscar a todos e de forma, na minha opinião, exagerada, criando barulho e correntes de ar. Não acho normal, por exemplo, ter "dificuldade" em fechar uma porta devido à extração.

    O meu post vai no sentido de perceber qual a regulação, ou qual o nível de extração, digamos assim, em que estas máquinas têm que funcionar.
    Isto porque quando falar com o condomínio queria estar informado.

    Já agora aproveito para perguntar se estas máquinas e o seu funcionamento são regulados por algum decreto-lei?



    Isso configura situação irregular no prédio, por possível falta de controlo da máquina.
    Quando surgem problemas no prédio há que recorrer, de imediato, ao administrador do condomínio para resolver a situação. Já fez isso ?
  5.  # 9

    Falei apenas sobre a situação do cheiro a tabaco, ficaram de afixar um aviso mas até hoje nada.

    Sobre a situação da exaustão ainda não falei porque também só há pouco tempo é que se fez luz na minha cabeça para associar à extração. Em conversa com um vizinho, ele disse que sempre teve isso até meter janelas duplas, portanto provavelmente será uma situação que já ocorrerá há bastantes anos.

    Mas, tal como disse, irei relatar esta situação ao condomínio, apenas queria reunir algumas informações antes de o fazer.

    Já agora, sabe de algum decreto ou norma que regulamente o funcionamento destas máquinas em apartamentos?
  6.  # 10

    Colocado por: tricicloA máquina tem vários sítios onde ir buscar ar. O problema é que vai buscar a todos e de forma, na minha opinião, exagerada, criando barulho e correntes de ar. Não acho normal, por exemplo, ter "dificuldade" em fechar uma porta devido à extração.
    Também não acho normal. Pelo que descreve parece mais o sistema de extração de um laboratório de química, do que propriamente a renovação de ar ajustada a um apartento.
  7.  # 11

    Colocado por: tricicloFalei apenas sobre a situação do cheiro a tabaco, ficaram de afixar um aviso mas até hoje nada.

    Sobre a situação da exaustão ainda não falei porque também só há pouco tempo é que se fez luz na minha cabeça para associar à extração. Em conversa com um vizinho, ele disse que sempre teve isso até meter janelas duplas, portanto provavelmente será uma situação que já ocorrerá há bastantes anos.

    Mas, tal como disse, irei relatar esta situação ao condomínio, apenas queria reunir algumas informações antes de o fazer.

    Já agora, sabe de algum decreto ou norma que regulamente o funcionamento destas máquinas em apartamentos?

    Isso não faz sentido, pois com janelas duplas a vmc iria ter mais dificuldade a ir buscar ar pelas mesmas, o que ainda vai puxar mais pela porta de entrada, deveria cheirar mais.
    • zed
    • 14 dezembro 2022

     # 12

    Colocado por: tricicloNo chão ainda não encontrei um vedante que desse.

    Existem uma fitas de silicone com adesivo que você corta à medida e cola na parte inferior da porta pelo interior.

    Estão disponíveis em várias cores, veja por exemplo na Amazon. Vedam bem pois o silicone molda-se ao contorno do chão.
    • size
    • 14 dezembro 2022

     # 13

    Colocado por: paulos
    Isso não faz sentido, pois com janelas duplas a vmc iria ter mais dificuldade a ir buscar ar pelas mesmas, o que ainda vai puxar mais pela porta de entrada, deveria cheirar mais.


    Atrofiar a sucção:
    Numa situação permanente de sucção exagerada de ar na habitação pela VMC, não resolvida, atempadamente, pelo condomínio, talvez fizesse sentido atrofiar a abertura, ou aberturas, existentes na habitação.
  8.  # 14

    As bocas de sucção de ar dentro da sua fracção não são reguláveis? Muitas delas ajustam-se enroscando a parte central. Exemplo:

    https://vmcsistemas.pt/produto/boca-o125-regulavel-de-extracao-impulsao/
  9.  # 15

    Colocado por: HAL_9000Também não acho normal. Pelo que descreve parece mais o sistema de extração de um laboratório de química, do que propriamente a renovação de ar ajustada a um apartento.


    Nunca achamos normal também, mas como não incomodava deixamos andar. Agora com a situação dos novos vizinhos e do cheiro deles é que já chateia.



    Colocado por: paulos
    Isso não faz sentido, pois com janelas duplas a vmc iria ter mais dificuldade a ir buscar ar pelas mesmas, o que ainda vai puxar mais pela porta de entrada, deveria cheirar mais.


    Colocado por: paulos
    Isso não faz sentido, pois com janelas duplas a vmc iria ter mais dificuldade a ir buscar ar pelas mesmas, o que ainda vai puxar mais pela porta de entrada, deveria cheirar mais.


    Pois mas no andar dele não deve haver fumadores, como tal não se apercebe ou não se incomoda muito, tal como eu não me incomodava até chegarem estes vizinhos.



    Colocado por: zed
    Existem uma fitas de silicone com adesivo que você corta à medida e cola na parte inferior da porta pelo interior.

    Estão disponíveis em várias cores, veja por exemplo na Amazon. Vedam bem pois o silicone molda-se ao contorno do chão.


    Colocado por: zed
    Existem uma fitas de silicone com adesivo que você corta à medida e cola na parte inferior da porta pelo interior.

    Estão disponíveis em várias cores, veja por exemplo na Amazon. Vedam bem pois o silicone molda-se ao contorno do chão.


    Já estive a dar uma vista de olhos e parece-me o ideal para isolar a parte do chão. Muito obrigado pela dica.


    Não consigo fechar totalmente as bocas pois quando me mudei instalei nos dois quartos de banho exaustores eléctricos ligados à corrente da casa e estes não têm como fechar. Seja como for, a solução também não deveria passar por aí, pois a VMC é bastante útil.
    • size
    • 14 dezembro 2022

     # 16

    Colocado por: triciclo

    Não consigo fechar totalmente as bocas pois quando me mudei instalei nos dois quartos de banho exaustores eléctricos ligados à corrente da casa e estes não têm como fechar. Seja como for, a solução também não deveria passar por aí, pois a VMC é bastante útil.


    Como assim ?
    Nem 8, nem 80...
    Regular até obter a sucção conveniente...
  10.  # 17


    Não consigo fechar totalmente as bocas pois quando me mudei instalei nos dois quartos de banho exaustores eléctricos ligados à corrente da casa e estes não têm como fechar.


    Ora aí está algo que não deveria ter feito. Isso atrofia qualquer VMC bem calibrada e altera os padrões pre-definidos.
  11.  # 18

    Colocado por: triciclopois quando me mudei instalei nos dois quartos de banho exaustores eléctricos


    Não devia ter aparelhos de extracção forçada nas condutas da VMC. Isso pode empurrar cheiros do seu apartamento para o dos vizinhos. Vai na volta os seus vizinhos também têm desses ventiladores a empurrar cheiros para o seu apartamento...
  12.  # 19

    Esses exaustores só funcionam quando acendemos a luz do quarto de banho, estão a grande maioria do tempo desligados. Instalei-os porque, como disse, vinha de um apartamento em que a exaustão, sendo do mesmo construtor, deixava um pouco a desejar, nomeadamente nas horas em que estava ligada.
    Na altura, mais a patroa, tinha horários de banho desfasados da hora em que a VMC ligava, originando humidades no apartamento.

    Não acredito que seja o problema dos exaustores eléctricos, até porque aquando da visita ao apartamento antes da compra, o barulho da exaustão já se notava e estava tudo de "origem". Isso e o facto de ter falado com um vizinho e ele ter confirmado que lhe acontecia o mesmo. Só não perguntei se também teria destes exaustores mas poderei perguntar.

    Quanto ao cheiro a tabaco, este vem pela porta da entrada e não pelas condutas da VMC, isto já eu confirmei (sim andei a farejar eheheh).


    Cheiros de outros apartamento sinto, de vez em quando, nas horas em que a VMC desliga, cheiros de cozinhados.
    Mas é uma situação que não ocorre com muita frequência, daí não chatear. Estes cheiros a comida, vêm pela exaustão da cozinha e por uma boca que tenho na despensa. Nas outras três, não se nota qualquer tipo de cheiro.
 
0.0218 seg. NEW