Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia
    Tenho uma chaminé que deixa entrar água quando a chuva está batida de vento. Faz sentido quando olhamos para a imagem em anexo.
    Parece-me que a solução ideal será estender o tubo um pouco mais para se aproximar da Pedra (ver imagem em anexo, proveniente de https://www.sitiodaslareiras.com/chamines-desenhos.htm). Faz sentido?

A Pedra tem 45cm de largura, o tubo 10.5cm de diâmetro, logo 17.5cm de distância entre a borda do tubo e a borda da pedra.

Alguém sabe se existem recomendações de distância a que o tubo deve ficar da Pedra?

Muito obrigado por qualquer referência ou opinião
      SitioDaslareiras.com - Vivaldi.png
      IMG_20221208_145413.jpg
  2.  # 2

Li em qualquer lado, não sei onde nem se é correto, que essa distância deve ser no mínimo o diâmetro do tubo.
  3.  # 3

Pondere colocar uma rede fininha. Captura a chuva e não precisa de obras.
  4.  # 4

Colocado por: CaravellePondere colocar uma rede fininha. Captura a chuva e não precisa de obras.

Caravelle, dessa não me tinha lembrado. É capaz de resultar. Será que, sendo a rede fina, e ficando as gotas de água agarradas à mesma, em caso de chuva não ficará o fluxo de ar afectado de forma relevante? Basicamente ficaria uma parede de água à volta do tudo, não?

Obrigado
  5.  # 5

Bom, idealmente a água deveria escorrer.

É uma opção de baixo custo que pode tentar (corta mais larga e deforma-a no buraco, de maneira a que fique fixa ou fixa-a ligeiramente.

Se não funcionar, é só remover e não faz grande estrago.

Aquelas opções que ficam tipo "estores de lâminas" (não sei como se chamam tecnicamente) na diagonal também dev funcionar
  6.  # 6

Colocado por: CaravellePondere colocar uma rede fininha. Captura a chuva e não precisa de obras.

Olá,

como seria possível "colar" essa rede à chaminé? No meu caso é uma chaminé típica algarvia (decorativa). No meu caso também cai muita água quando há muito vento com chuva. E isso no Algarve acontece com regularidade. Acabo sempre com o exaustor e placas cheios de água :/

Obrigado.
      Sem Título2.png
  7.  # 7

Colocado por: JMF1982

Olá,

como seria possível "colar" essa rede à chaminé? No meu caso é uma chaminé típica algarvia (decorativa). No meu caso também cai muita água quando há muito vento com chuva. E isso no Algarve acontece com regularidade. Acabo sempre com o exaustor e placas cheios de água :/

Obrigado.
      Sem Título2.png

Pode colocar uns abraçadeiras de plástico, a agarrar a rede e a chaminé, dá-lhes a volta, agarra-as e aperta as abraçadeiras.
    Concordam com este comentário: bluthunder82

0.0139 seg. NEW