Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho a seguinte situação e precisava da vossa ajuda.

    Num processo de partilhas, o meu avô ainda vivo, dividiu os terrenos pelos 2 irmãos. Ora "aparentemente" (diz um dos irmãos) um terreno vale mais 2.000€ que o outro.

    A minha duvida é:

    Se for o meu avô a compensar o outro irmão tem que lhe dar 2.000€ e fica tudo certo.

    Agora e se for diretamente um irmão a compensar o outro é também 2000€ ou é só metade 1000€ do valor que vale a mais o terreno.

    Agradeço a ajuda.
    • size
    • 12 dezembro 2022

     # 2

    Se esses irmãos forem os herdeiros do seu avô, não fica tudo certo ser ele a compensar o herdeiro prejudicado.

    Deve ser o herdeiro beneficiado a ter que dar tornas de € 1.000 ao outro irmão.
    Concordam com este comentário: CarlosSainz
  2.  # 3

    Colocado por: sizeSe esses irmãos forem os herdeiros do seu avô, não fica tudo certo ser ele a compensar o herdeiro prejudicado.

    Deve ser o herdeiro beneficiado a ter que dar tornas de € 1.000 ao outro irmão.
    Concordam com este comentário:CarlosSainz


    Se for o meu avô ficava logo tudo compensado. Acontece é que ele pode não ter essa disponibilidade financeira e o herdeiro prejudicado quer receber os 2000€ de um ou de outro. Não entende que se for o irmão a compensa-lo são só 1000€.

    Eu tentei explicar essa situação mas a meio até eu já estava a ficar confuso, por isso pedia a vossa ajuda.
    • RCF
    • 12 dezembro 2022

     # 4

    Colocado por: CarlosSainzSe for o meu avô ficava logo tudo compensado. Acontece é que ele pode não ter essa disponibilidade financeira e o herdeiro prejudicado quer receber os 2000€ de um ou de outro. Não entende que se for o irmão a compensa-lo são só 1000€.

    Tem de explicar isso ao irmão, de forma a que ele perceba...
    Se um recebe um imóvel no valor de €20.000 e o outro recebe um imóvel no valor de €18.000, para ficarem acertados, basta que o que recebeu o imóvel de maior valor dê €1.000 ao outro. Isto porque, quando o primeiro dá €1.000 ao outro, está a tirar esse valor daquilo que é seu, isto é, está a reduzir a sua herança de €20.000 para €19.000. Paralelamente, o outro ao receber €1.000, que acrescenta aos €18.000 que já recebeu, está igualmente a ficar com €19.000, ficando assim quites.
    Concordam com este comentário: mafgod
  3.  # 5

    Colocado por: RCF
    Tem de explicar isso ao irmão, de forma a que ele perceba...
    Se um recebe um imóvel no valor de €20.000 e o outro recebe um imóvel no valor de €18.000, para ficarem acertados, basta que o que recebeu o imóvel de maior valor dê €1.000 ao outro. Isto porque, quando o primeiro dá €1.000 ao outro, está a tirar esse valor daquilo que é seu, isto é, está a reduzir a sua herança de €20.000 para €19.000. Paralelamente, o outro ao receber €1.000, que acrescenta aos €18.000 que já recebeu, está igualmente a ficar com €19.000, ficando assim quites.
    Concordam com este comentário:mafgod


    Foi o que tentei com todos os exemplo possíveis. Após um hora a tentar explicar até eu já estava baralhado.
  4.  # 6

    Se esses irmão estão agora a discutir "peanuts"... daqui a uns tempos, se o imóvel menos valioso hoje for vendido mais tarde a uma valor superior ao outro, estou a ver que esses irmãos ainda vao discutir sobre as mais valias :-)
  5.  # 7

    Colocado por: mafgodSe esses irmão estão agora a discutir "peanuts"... daqui a uns tempos, se o imóvel menos valioso hoje for vendido mais tarde a uma valor superior ao outro, estou a ver que esses irmãos ainda vao discutir sobre as mais valias :-)


    Não se trata de mais tarde vender ou não, acho que vão ficar de beiça por um não entender uma coisa simples. Mas ainda tenho esperança que compreenda a diferença dos valores.
    • RCF
    • 12 dezembro 2022 editado

     # 8

    Colocado por: CarlosSainz

    Foi o que tentei com todos os exemplo possíveis. Após um hora a tentar explicar até eu já estava baralhado.

    às vezes, há coisas que se percebem melhor se explicadas por um estranho... não há tanto o receio de se ser enganado (isto, para algumas pessoas). Por isso, se virem que faz sentido e é necessário, paguem a um advogado para eles Vos dizer isso.
    Por €100, um advogado explica isso... e dito por um advogado, pode ser que seja compreendido
    • size
    • 12 dezembro 2022

     # 9

    Explique-lhe da seguinte forma:

    Um terreno tem o valor de € 10.000
    Outro terreno terreno tem o valor de € 8.000
    Total desses bens : € 18.000

    Divisão igualitária dessa herança por 2 herdeiros : € 9.000
    Logo, quem fica com o terreno de € 10.000 tem devolver € 1.000 ao irmão para que ambos fiquem a herdar valores iguais ( €9.000)
  6.  # 10

    Obrigado a todos. Vamos á luta não posso deixar que dois irmão se deixem de falar, a meio de uma vida, por 2000€.
  7.  # 11

    A explicação matemática já foi dada acima, mas como está de difícil compreensão faça o seguinte:
    arranje por exemplo 10 notas de 10€, podem ser feitas com pedaços de papel (ou 10 batatas ou feijões…)
    Vamos supor que o total destas notas (100€) corresponde ao somatório do valor dos 2 terrenos herdados. Mas como um dos terrenos vale 60€ e outro 40€, em primeiro lugar entregue 6 notas ao pai e 4 notas ao tio.
    Portanto o pai ficou com mais 2 notas que o tio. Para ficarem ambos com 5 notas, o pai tem que entregar apenas 1 nota de 10€ ao tio. Porque se entregasse 2 notas, seria o tio a ficar com 6 e o pai com 4.
    Sempre é mais uma tentativa…
    • RCF
    • 12 dezembro 2022

     # 12

    Colocado por: nocas1arranje por exemplo 10 notas de 10€, podem ser feitas com pedaços de papel (ou 10 batatas ou feijões…)

    para uma criança poderia ser um bom exercício, mas para um adulto... ainda corre o risco de correr mal...

    Mas, percebo...
 
0.0171 seg. NEW