Iniciar sessão ou registar-se
    • PMJ
    • 25 janeiro 2010 editado

# 1

Olá a todos, peço vossa ajuda.
    Á duas semanas atrás, solicitei á Caixa Geral de Depósitos um pedido de crédito só para compra de um terreno urbano no valor de 85000eur. Hoje, fui informado de todos os valores spread, tx efectiva, prestação mensal e não menos importante valor do avaliador (85000eur) a partir dai conclui que, valor do avaliador e valor de compra implica um spread muito alto, logo desisti.
    Tenho duas duvidas:
    1-Como vou pagar o avaliador, 190eur, tenho direito ou não ao relatório do mesmo? (pois não querem dar-me e nem documentar o valor, assim não posso tentar outras instituições bancárias e/ou entregar na imobiliária afim de anular o negócio e receber a minha caução)
    2-Como ultrapassa a minha taxa de esforço, tive que parar, então tenho que pagar á CGD despesas de processo, abertura ou dossier? (Á meses atrás aquando das simulações informam que não, hoje dizem que tenho de pagar e á tarde telefonam-me a dizer que vão fazer o favor de arranjar uma justificação para não pagar)
    Será que estou a ser muito exigente?

Agradeço toda a ajuda possivel e experiência de cassos iguais/parecidos.
  1.  # 2

Colocado por: PMJ
    2-Como ultrapassa a minha taxa de esforço, tive que parar, então tenho que pagar á CGD despesas de processo, abertura ou dossier? (Á meses atrás aquando das simulações informam que não, hoje dizem que tenho de pagar e á tarde telefonam-me a dizer que vão fazer o favor de arranjar uma justificação para não pagar)
    Será que estou a ser muito exigente?

Boas,
    mas aquando da primeira visita à CGD não lhe fizeram logo uma simulação, afim de se verificar a sua taxa de esforço?!
    Se sim, nessa simulação qual o valor estimado de avaliação que deu à entidade bancária?
    Informou, aquando da dita simulação, todos os outros créditos ou honerários que tinha no momento?
    Não creio que tenha que pagar despesas de processo, abertura ou dossier, pois não chegou à parte de assinar as cartas de aprovação e abertura de conta (caso não fosse cliente), já em relação avaliador, depende do que perguntou ou do que lhe disseram na altura da simulação, pois à bancos que não cobram se não fizer o contracto e outros que cobram. No entanto é normal pagar essa e só essa despesa numa situação como a sua que não se vai efectivar a aquisição.
    Saudações
    • PMJ
    • 25 janeiro 2010

# 3

Colocado por: Ugabista

Boas,
    mas aquando da primeira visita à CGD não lhe fizeram logo uma simulação, afim de se verificar a sua taxa de esforço?!
    Não.

Se sim, nessa simulação qual o valor estimado de avaliação que deu à entidade bancária?
    Sempre pedi 85000eur, no inicio do loteamente á 16meses, estavam a pedir 100000eur.

Informou, aquando da dita simulação, todos os outros créditos ou honerários que tinha no momento?
    Tenho um longo histórico de créditos bem sucedidos na mesma instituição.

Não creio que tenha que pagar despesas de processo, abertura ou dossier, pois não chegou à parte de assinar as cartas de aprovação e abertura de conta (caso não fosse cliente), só assinei o pedido de informação, que sem ele não tinha maneira de obter a avaliação e calculos mais concretos.

já em relação avaliador, depende do que perguntou ou do que lhe disseram na altura da simulação, pois à bancos que não cobram se não fizer o contracto e outros que cobram. No entanto é normal pagar essa e só essa despesa numa situação como a sua que não se vai efectivar a aquisição.
    aceito pagar o avaliador, mas pertendo saber se tenho direito ao relatório/documento emitido pelo avaliador, pois todas as instituições que for pedir credito tenho que pagar o mesmo serviço por uma coisa que já se sabe? (seja o valor favoravel ou não)

Saudações
    • naar
    • 25 janeiro 2010

# 4

Colocado por: PMJOlá a todos, peço vossa ajuda.
    1-Como vou pagar o avaliador, 190eur, tenho direito ou não ao relatório do mesmo? (pois não querem dar-me e nem documentar o valor, assim não posso tentar outras instituições bancárias e/ou entregar na imobiliária afim de anular o negócio e receber a minha caução)

Boas,

Vou-lhe contar um segredo que ninguém nos ouve, mas depois tem que vir aqui contar o desfecho da história! Boa?? :)

Vai á sua agência, pede o Livro de Reclamações e desata a escrever sobre o que se passou consigo e vai ver que eles lhe vão creditar o dinheiro na conta.

Não é carta para a agência nem fax para o Banco, é mesmo RECLAMAÇÃO NO LIVRO, à qual eles são obrigados a responder, se tiver simpatia por alguém na dependência esqueça isso e escrea na mesma (isto porque as pessoas ás vezes inibem-se)

Vá depressa!

Boa sorte.
  2.  # 5

Colocado por: Ugabista

Boas,
    Não.

Sempre pedi 85000eur, no inicio do loteamente á 16meses, estavam a pedir 100000eur.

Tenho um longo histórico de créditos bem sucedidos na mesma instituição.

Não creio que tenha que pagar despesas de processo, abertura ou dossier, pois não chegou à parte de assinar as cartas de aprovação e abertura de conta (caso não fosse cliente),só assinei o pedido de informação, que sem ele não tinha maneira de obter a avaliação e calculos mais concretos.

já em relação avaliador, depende do que perguntou ou do que lhe disseram na altura da simulação, pois à bancos que não cobram se não fizer o contracto e outros que cobram. No entanto é normal pagar essa e só essa despesa numa situação como a sua que não se vai efectivar a aquisição.
    aceito pagar o avaliador, mas pertendo saber se tenho direito ao relatório/documento emitido pelo avaliador, pois todas as instituições que for pedir credito tenho que pagar o mesmo serviço por uma coisa que já se sabe? (seja o valor favoravel ou não)

Saudações

Em concreto o que pretende saber é se tem direito à cópia da avaliação? Não, não tem, até porque a maioria dos bancos inserem na base de dados (na sede) da ficha do cliente em modo intranet. Cada instituição terá que fazer a sua análise financeira e a contractar os seus avaliadores (empresa exterior). O facto de ser bem sucedido nos créditos é-lhe favorável, não obstante, não foi com essa intenção que lhe perguntei, mas sim para perceber se se os tiver actualmente, isso seria motivo para ajudar a 'estrangular' a sua taxa de esforço.
    P.s. - Se tivesse pedido uma simulação detalhada, provavelmente, não teria chegado a esta situação! Boa sorte.
    Saudações
  3.  # 6

Colocado por: naar
    Colocado por: PMJOlá a todos, peço vossa ajuda.

Boas,

Vou-lhe contar um segredo que ninguém nos ouve, mas depois tem que vir aqui contar o desfecho da história! Boa?? :)

Vai á sua agência, pede o Livro de Reclamações e desata a escrever sobre o que se passou consigo e vai ver que eles lhe vão creditar o dinheiro na conta.

Não é carta para a agência nem fax para o Banco, é mesmo RECLAMAÇÃO NO LIVRO, à qual eles são obrigados a responder, se tiver simpatia por alguém na dependência esqueça isso e escrea na mesma (isto porque as pessoas ás vezes inibem-se)

Vá depressa!

Boa sorte.

Eu não iria por aí....pois não me parece que tenha uma base sustentada para o fazer! Opiniões.
    Saudações
  4.  # 7

À uns meses pedimos uma proposta à CGD para aquisição de terreno com a finalidade de construir.
    A avaliação foi óptima mas o spread (estranhamente) não era bom e por isso desistimos e passamos para o BES.
    Não tive acesso à avaliação da cgd mas como não avançamos tb não tivemos de pagar NADA. Já no BES mesmo que não aceitassemos as condições, teriamos de pagar SEMPRE as despesas de abertura de processo e avaliação. Felizmente este último fez-nos uma boa proposta... Enfim, Cada banco suas regras...
  5.  # 8

Colocado por: Marta2009 Enfim, Cada banco suas regras...
    No Barclays, só se abre conta quando se assinas as cartas de aprovação.....sabem em que altura se assina as cartas de aprovação?! Já com o crédito aprovado e a avaliação feita!! Até lá, não se paga nada....!! Politicas ou....gulosices!
    Saudações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta2009
    • PMJ
    • 25 janeiro 2010

# 9

Oi, naar.
    Não percebi se está a gozar ou não.

É isso mesmo que estou pensando fazer, mas antes gostava de saber se posso exigir ou não o documento do avaliador (pouco vai me servir se não para o WC), mais a tentativa ou não de levar mais uma taxa de "abertura dossie" que ainda vão fazer o FAVOR de anular.
    Cumprimentos
    • naar
    • 25 janeiro 2010

# 10

Colocado por: PMJOi, naar.

É isso mesmo que estou pensando fazer, mas antes gostava de saber se posso exigir ou não o documento do avaliador (pouco vai me servir se não para o WC), mais a tentativa ou não de levar mais uma taxa de "abertura dossie" que ainda vão fazer o FAVOR de anular.
    Cumprimentos

Não, não estou a gozar!

Se quer o documento do avaliador, já não vale a pena reclamar!
    • PMJ
    • 25 janeiro 2010

# 11

Olá Marta2009
    Não pagaram NADA, na CGD, inclusivo o avaliador??
    Cumprimentos
    • naar
    • 25 janeiro 2010

# 12

Cumprimentos

Não, não estou a gozar!

Edit: e o documento nunca é seu, foi o banco que solicitou a avaliação, nunca lho dão (pelo menos formalmente)
    • PMJ
    • 25 janeiro 2010

# 13

Cumprimentos

Não, não estou a gozar!

Como disse de pouco ou nada serve o documento.
    Mas justifica, reclamar pelo motivo de atacarem forte com exigencias em pagar, negações e dp recuar nas taxas e secalhar amanha vão telefonar a devolver o documento do avaliador.
    E pelo motivo de informarem num dia isenções de taxas, spread xy e depois de iniciado o processo a conversa é outra.
    • naar
    • 25 janeiro 2010

# 14

Cumprimentos

Não, não estou a gozar!

Como disse de pouco ou nada serve o documento.
    Mas justifica, reclamar pelo motivo de atacarem forte com exigencias em pagar, negações e dp recuar nas taxas e secalhar amanha vão telefonar a devolver o documento do avaliador.
    E pelo motivo de informarem num dia isenções de taxas, spread xy e depois de iniciado o processo a conversa é outra.

Então é exactamente isso que irá escrever no Livro de Reclamações, espero que tenha algo escrito para provar o que diz, se não tiver, pelo meno so reclamar é gratuito!
  6.  # 15

Mas concerteza terá uma cópia da formalidade que preencheu! Releia a ver se fala em cobrar algum valor....
    • PMJ
    • 26 janeiro 2010

# 16

É verdade, Ugabista
    Pelo menos na frente do documento não referia nada, se tiver só se for na parte de traz, as tais letras miudas.
    Vou pedir um novo em outro balcão.
    Obrigado
  7.  # 17

Colocado por: PMJÉ verdade, Ugabista
    Pelo menos na frente do documento não referia nada, se tiver só se for na parte de traz, as tais letras miudas.
    Vou pedir um novo em outro balcão.
    Obrigado

Melhor sorte desta vez
    Saudações
  8.  # 18

Colocado por: PMJOlá Marta2009
    Não pagaram NADA, na CGD, inclusivo o avaliador??
    Cumprimentos

Não, NADA.
    Como disse, só pagariamos se fossemos em frente com o empréstimo... Achei MUITO estranho mesmo, mas que soube bem lá isso soube!
    PS1 - Talvez fosse uma campanha... sinceramente não sei...
    PS2 - Já no BES pagaria sempre...
    • PMJ
    • 9 fevereiro 2010

# 19

Bom Dia.
    Após comunicação que tive da DECO, passo a informar que lamentavelmente não existe qualquer legislação ou norma que estabeleça a obrigatoriedade das entidades bancárias facultarem o relatório do avaliador.
    Quanto a despesas quer queira ou não, é para pagar, reclamar posso, mas não adianta nada.
    Considero assunto encerrado.

Cumprimentos a todos e continuem com este bom serviço.

0.0239 seg. NEW