Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Venho pedir uma ajuda para definição da melhor solução de aquecimento/arrefecimento da minha moradia.
    É uma moradia recente, de 2019, tenho pré-instalacao para AC individuais na sala e nos 3 quartos.
    Para aquecimento, atualmente, tenho um recuperados de calor a pellets com ventilação do ar quente para os quartos.
    Problema, a sala e os quartos estão quentes enquanto o recuperador está a funcionar mas passado uma hora de desligar a casa fica fria e com miúdos gostava de ter a temperatura estável e não me sinto confortável em deixar o recuperador ligado toda a noite até porque agora também está muito caro os pellets.
    Agora a minha dúvida é, instalo os 4 AC individuais onde tem a pre instalação e depois com as portas abertas a temperatura da casa toda deve estabilizar (acho eu) ou será que poderia aproveitar para instalar um sistema de AC por condutas instalado no teto da cave, usava as condutas que já tenho para o recuperador (deixando este de aquecer os quartos) e instalava mais duas para as casas de banho visto que tem buracos na lage.

    O que acham melhor? Qual a melhor solução técnico-económica?

    Observações:
    - Casa com 110m2 quartos de 12m2, sala cozinha openspace.
    - Tenho uma VMC duplo fluxo coolwell RDCD 25
    Desde já obrigado pelas opiniões.
  2.  # 2

    muito estranho.... essa vmc está a aquecer o ar que entra dentro de casa?
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantosmuito estranho.... essa vmc está a aquecer o ar que entra dentro de casa?
    distribuição de calor através da vmc tal como muitas PH usam
  4.  # 4

    Ui que tem aí tanta variável para calcular…
    Não sou a pessoa mais sabedora da coisa mas….
    Tem duas insuflações nos quartos?
    Uma da VMC e outra do recuperador?

    Que isolamento tem a casa e quão boas são as caixilharias?

    A VMC não “aquece”.
    Vai “tirar” ar saturado e substituir por ar fresco sem perder (mt) potencial calorífico que exista no interior.
    Esse “tirar” é de zonas como cozinhas, wcs e despensas.
    Ora se estas estiverem “frias” o ar substituído não “aquece” pelo contrário arrefece pq há sempre perda na troca.
    Se depois vai insuflar este novo ar nos quartos…

    Isso é uma coisa.
    Depois há que perceber se de facto a casa é estanque QB e se as pontes térmicas não estarão a ter um papel crucial… busílis diria eu… mas isso não adivinhamos!

    Lamento mas “resolver” esse cenário só mesmo um jorgealves a visitar e ver a salsada que para aí vai…

    Pode ser que ele apareça aí com umas sugestões!
    Abr.
    Boa sorte…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: r_m_f_f
  5.  # 5

    Ponha os ACs individuais. Mais barato e eficaz.
    O recuperador a trabalhar ate ir para a cama e os acs a compensar até de manhã.
  6.  # 6

    Colocado por: r_m_f_fum sistema de AC por condutas instalado no teto da cave, usava as condutas que já tenho
    as condutas do recuperador não são aproveitáveis para nenhuma maquina de ac por condutas derivado á sua dimensão e constituição pelo que deve esquecer esta hipótese
    Estas pessoas agradeceram este comentário: r_m_f_f
  7.  # 7

    Colocado por: DR1982distribuição de calor através da vmc tal como muitas PH usam
    sim muito lindo mas se fosse uma casa com caraterísticas passivehaus para permitir aproveitar esse conceito de VMC não estaria aqui a queixar-se da baixissima inercia termica do imovél.
  8.  # 8

    Colocado por: jorgealvessim muito lindo mas se fosse uma casa com caraterísticas passivehaus para permitir aproveitar esse conceito de VMC não estaria aqui a queixar-se da baixissima inercia termica do imovél.
    Ha quem defenda que a abordagem que o PHPP faz à inércia termica é muito fraca
  9.  # 9

    Numa casa com apenas 110m² de 2019, um simples recuperador devia dar calor mais que suficiente para vos manter confortáveis.

    Tem tijolo nas divisões interiores ou pladur? Qual foi a receita de isolamento para as paredes exteriores? espessuras, isolamento, etc.

    Com sorte, a tubagem da VMC esta toda nua sem isolamento, e aquele volume de ar trocado acaba por ser rapidamente dissipado, ao longo da tubagem, no tecto falso/sotão sem utilidade aos espaços interiores. Se não tiver isolamento, pense em meter.

    Tem as condutas de ventilação do recuperador a passar pela cave? Também estão isoladas ou estão nuas, aquecendo mais a cave que propriamente os quartos?
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  10.  # 10

    Na minha opinião, as primeiras perguntas a fazer são estas:

    Qual a orientação solar da casa?
    Que isolamento tem na cobertura?
    Que isolamento tem nas paredes exteriores?
    Há descontinuidades no isolamento exterior?
    Que isolamento tem no pavimento (caso este seja elevado em relação ao solo)?

    (estou a presumir que tem vidros duplos com uma caixa de ar com pelo menos uns 14mm)
  11.  # 11

    A mim parece-me que o ideal verdadeiramente era perder as manias e deixar o recuperador ligado a 20% durante a noite. O risco é zero e o recuperador já está pago. Vale mesmo a pena andar a partir paredes e a comprar AC's? Quanto é que gasta por dia em pellets neste momento?
  12.  # 12

    Viva respondendo a algumas questões atrás colocadas:
    Qual a orientação solar da casa? orientada a sul,
    Que isolamento tem na cobertura? cobertura, impermeabilização telas asfalticas, xps 40+40, manta geotextil, pedra rolada.
    Que isolamento tem nas paredes exteriores?bloco térmico 50x20x25, XPS80 e acabamento
    Há descontinuidades no isolamento exterior?fachada a Este é em pedra natural blocos 25mm
    Que isolamento tem nas paredes interiores?Bloco termico, ã de rocha 75kg/m3 80mm e placa dupla "pladur"
    Que isolamento tem no pavimento (caso este seja elevado em relação ao solo)? lage, isolamento XPS 40mm, camada de regularização com inertes de poliestireno expandido, parecia uma fibras pelo que me lembro, depois tem ceramica em toda a casa.
    Caixilharia planitherm 6mm/18mm/float 8mm incolor
    Divisórias feitas em pladur placa dupla com lã de rocha 80mm

    Condutas da VMC efetivamente não têm isolamento :(

    Não pretendo fazer "obras" a não ser aproveitar o teto da cave que na verdade é um desvão sanitário com 3 metros de altura

    Agradeço a ajuda que estão a dar no sentido de definir a melhor solução.
  13.  # 13

    Colocado por: r_m_f_fViva respondendo a algumas questões atrás colocadas:
    Qual a orientação solar da casa? orientada a sul,
    Que isolamento tem na cobertura? cobertura, impermeabilização telas asfalticas, xps 40+40, manta geotextil, pedra rolada.
    Que isolamento tem nas paredes exteriores?bloco térmico 50x20x25, XPS80 e acabamento
    Há descontinuidades no isolamento exterior?fachada a Este é em pedra natural blocos 25mm
    Que isolamento tem nas paredes interiores?Bloco termico, ã de rocha 75kg/m3 80mm e placa dupla "pladur"
    Que isolamento tem no pavimento (caso este seja elevado em relação ao solo)? lage, isolamento XPS 40mm, camada de regularização com inertes de poliestireno expandido, parecia uma fibras pelo que me lembro, depois tem ceramica em toda a casa.
    Caixilharia planitherm 6mm/18mm/float 8mm incolor
    Divisórias feitas em pladur placa dupla com lã de rocha 80mm

    Condutas da VMC efetivamente não têm isolamento :(

    Não pretendo fazer "obras" a não ser aproveitar o teto da cave que na verdade é um desvão sanitário com 3 metros de altura

    Agradeço a ajuda que estão a dar no sentido de definir a melhor solução.


    uma casa com esse isolamento era para manter o calor mais tempo. para mim o VMC está a meter ar frio da rua dentro da casa.
  14.  # 14

    Eu identifico já 2 problemas:

    1) a cobertura invertida deixa passar água entre as pacas de isolamento; quado chove muito, acredito que reduza muito o efeito do isolamento
    2) uma fachada inteiea (a que tem pedra) sem isolamento - se percebi bem.

    Contudo, uma casa virada a sul deveria ser quentinha e ponto final. Algo mais não bate certo.
  15.  # 15

    Colocado por: r_m_f_fDivisórias feitas em pladur placa dupla com lã de rocha 80mm


    eu ja desconfiava.

    A sua casa tem pouca inércia térmica entre as divisões, aquece rapidamente, mas assim como aquece rapidamente, também arrefece rapidamente.

    Aqui não há nada a fazer.


    Colocado por: r_m_f_fCondutas da VMC efetivamente não têm isolamento :(


    Pode e deve isolar, mas o problema de fundo continua la: as divisórias interiores em pladur não lhe permitem armazenar o calor durante longos períodos de tempo.


    Outra coisa que não percebi bem, mas tem isolamento pelo interior? Isolou com capoto e depois ainda meteu lã de rocha por dentro?

    Colocado por: r_m_f_fQue isolamento tem nas paredes interiores?Bloco termico, ã de rocha 75kg/m3 80mm e placa dupla "pladur"

    Colocado por: r_m_f_fQue isolamento tem nas paredes exteriores?bloco térmico 50x20x25, XPS80 e acabamento
  16.  # 16

    Nunogouveia, a fachada de pedra está só isolada por dentro com a la de rocha e depois a placa dupla da parede.

    Nostradamus

    As divisórias estão com a la de rocha, fiz a instalação elétrica e por isso acompanhei essa instalação

    As condutas da VMC já não posso fazer nada porque teria de dar cabo do teto de Pladur.

    Quanto ao isolamento das paredes, sim tem capoto por fora e la por dentro.

    Penso que o projeto\execução não foram o melhor para acautelar estas questões.

    Neste momento já só penso em como posso aquecer de forma eficiente e de forma a poder manter estável e por isso coloquei este post.

    Preocupo-me mais com o aquecer porque no verão só em dias de +40° e noites de temperaturas elevadas é que necessitava de arrefecer de resto controlando a posição dos estores a casa mantém fresca.
  17.  # 17

    Tem um problema de fundo com pouca inércia no interior da casa. E se optou por flutuante, soalho ou vinilico no chão, pior é.

    A partir do momento que isolou as paredes por dentro, e ainda optou por pladur ao invés do tradicional tijolo para as diferentes divisões interiores, não consegue armazenar esse calor ganho pelo recuperador, ou pela irradiação solar. Tem de haver uma constante fonte de calor.

    Pouco há a fazer, agora é viver a aproveitar da melhor maneira possivel a casa.
    Concordam com este comentário: r_m_f_f
  18.  # 18

    Colocado por: NostradamusTem um problema de fundo com pouca inércia no interior da casa. E se optou por flutuante, soalho ou vinilico no chão, pior é.

    A partir do momento que isolou as paredes por dentro, e ainda optou por pladur ao invés do tradicional tijolo para as diferentes divisões interiores, não consegue armazenar esse calor ganho pelo recuperador, ou pela irradiação solar. Tem de haver uma constante fonte de calor.

    Pouco há a fazer, agora é viver a aproveitar da melhor maneira possivel a casa.

    Que quantidade de inércia é que uma parede em tijolo vazado de 7cm? Tem que uma laje de pavimento não compense? Alguém sabe calcular a inércia de uma parede de tijolo e de uma laje de pavimento?
  19.  # 19

    Colocado por: Sasapo
    Que quantidade de inércia é que uma parede em tijolo vazado de 7cm? Tem que uma laje de pavimento não compense? Alguém sabe calcular a inércia de uma parede de tijolo e de uma laje de pavimento?
    se lhe meter um pavimento de madeira na laje la se vai a inércia térmica, é como isolar com capoto e depois colocar isolamento no teto falso
  20.  # 20

    Colocado por: DR1982se lhe meter um pavimento de madeira na laje la se vai a inércia térmica, é como isolar com capoto e depois colocar isolamento no teto falso

    Fosse assim e prh não funcionava com soalho.
 
0.0228 seg. NEW