Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: HAL_9000
    "....No entanto, a empresa promete "manter o valor global da sua fatura", o que implica reduzir os preços de eletricidade, que "incluem a previsão das novas tarifas de acesso às redes em vigor a partir de janeiro de 2023 e o preço base aplicado pela Endesa", detalhou a Endesa também em comunicado.


    Isso é maioritariamente conversa. Nem a EDP nem a Endesa reduziram os preços da sua energia. Antes pelo contrário, aumentaram.
    Ora vejamos, atualmente temos preços base sem descontos e sem impostos na ordem dos 0,16959€/kWh, e temos uma TAR no ciclo simples de -0,0019€/kWh, ou seja, o "preço base sem tarifa de acesso às redes" é de 0,17149€/kWh.

    Chega janeiro, e olhem lá para o que o nmcp93 colocou:

      Preço luz.png


    Nem é imagem de tarifa simples, mas vemos facilmente "preços base sem tarifa de acesso às redes" mais elevados do que 0,17149, mesmo no vazio. Logo os preços vão ficar mais caros, a descida da TAR é que abafa tudo (e a Endesa não tem nada a ver com o valor da TAR).
    • gio12
    • 14 dezembro 2022 editado

     # 42

    Este foram os valores que recebi. Deduzo que a melhor estimativa do Mibel será o valor mais baixo da taxa aplicada.
      Screenshot_20221214_224918_com.google.android.apps.docs_edit_548750406356888.jpg
  2.  # 43

    .
  3.  # 44

    Colocado por: ruicarlovSó porque não tem prestado atenção. Já disse isso por aqui mais do que uma vez. Mas não há nada como o link do "eu" para mostrar que não estou a inventar.


    Lá está, no decreto indicado, indica que o custo do ajuste tem como objetivo compensar os produtores de energia com recurso a gás natural, e o custo do mesmo imputado aos comercializadores e consumidores.
    Ou seja, tirando o pralapié legal, a única razão para ser aplicado à energia 100% verde, é pq está escrito no decreto que assim deve ser, ou pq não está nas excepções do artigo 7º, seja por incúria ou desconhecimento do legislador, ou então por opção assumida de que tb estes consumidores e comercializadores devam contribuir de forma solidária para a redução global do preço.

    Pq na pratica razão técnica para tal acontecer não existe, pq os comecializadores e consumidores de energia renovavel estão tecnicamente a custear um ajuste de apoio aos produtores que não lhes entregam energia, apenas por imposição legal.

    Ou seja seria o mesmo que passar um decreto de lei, em que todos os proprietários de Fiat's Uno devem ajudar a custear a produção de BMW's devido ao facto dos BMW's serem contruídos com materiais mais caros.
    Faz sentido não, mas se está num decreto tem de ser aplicado.

    É isto ?
    • eu
    • 15 dezembro 2022 editado

     # 45

    Colocado por: b3dukesPq na pratica razão técnica para tal acontecer não existe


    A razão técnica é que os produtores de energia renovável estão a ganhar muito mais dinheiro que o que previam, por causa do preço elevado do gás natural.

    Sim, quanto mais caro for o gás natural, mais cara é a eletricidade vendida pelas centrais fotovoltaicas e eólicas. Confuso? Leia: https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/se-o-mercado-da-eletricidade-nao-mudar-vamos-ter-picos-de-preco-bastante-intensos
  4.  # 46

    Colocado por: euSim, quanto mais caro for o gás natural, mais cara é a eletricidade vendida pelas centrais fotovoltaicas e eólicas. Confuso? Leia:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/se-o-mercado-da-eletricidade-nao-mudar-vamos-ter-picos-de-preco-bastante-intensos


    Certo, isso é devido ao método de formação de preço ser marginalista.
    Sendo que no fundo é uma questão mais solidária que técnica, ou seja como estão a ganhar mais dinheiro, pelo facto de estarem a "lucrar" mais devido a esse facto, comparticipam também nos custos do ajuste.
    Parece-me uma justificação bastante plausível, se olharmos á relação produtor/comercializador, onde existe efetivamente a questão das margens de lucros, quando se mete o consumidor ao barulho é que a coisa treme, dado que esses lucros "excessivos" se é que isso existe, não foram em momento algum refletidos nos mesmos, mas prontos isso é o mercado a funcionar.
  5.  # 47

    Colocado por: b3dukes
    Sendo que no fundo é uma questão mais solidária que técnica, ou seja como estão a ganhar mais dinheiro, pelo facto de estarem a "lucrar" mais devido a esse facto, comparticipam também nos custos do ajuste.
    Parece-me uma justificação bastante plausível, se olharmos á relação produtor/comercializador, onde existe efetivamente a questão das margens de lucros, quando se mete o consumidor ao barulho é que a coisa treme, dado que esses lucros "excessivos" se é que isso existe, não foram em momento algum refletidos nos mesmos, mas prontos isso é o mercado a funcionar.


    Não é bem isso. O teto do gás que está a ser aplicado reduz o preço a que os produtores de eólicas e outras renováveis vendem a sua energia. Logo desde que o teto entrou em vigor, as produtoras passaram a ganhar menos dinheiro, logo as comercializadoras (e consequentemente os consumidores) pagam menos pela mesma quantidade de energia. Agora a questão é que para baixar o preço marginalista do mercado fazemos com que as centrais fósseis estejam a produzir com prejuízo. Logo a compensação existe para saldar esse prejuízo que as centrais fósseis têm ao produzir abaixo do seu preço de custo.
    Esse valor vai ser pago por quem beneficia com isto: todos os compradores.
    Ou seja, se não existisse mecanismo, o consumidor final poderia pagar valores como os 0,40€/kWh que se têm visto nalguns países da Europa Central. Com este mecanismo é muito difícil atingir-se valores dessa ordem. Uma vez que paga valores bastante mais baixos que isso devido ao mecanismo, também faz sentido que a compensação seja paga por todos os consumidores, sejam eles domésticos ou industriais. O valor da energia+compensação é sempre inferior ao que existiria caso não houvesse este mecanismo.
    • AMVP
    • 15 dezembro 2022

     # 48

  6.  # 49

    Colocado por: AMVPJá agora...
    https://eco.sapo.pt/2022/12/15/afinal-preco-regulado-da-luz-sobe-mais-que-o-previsto-em-2023-33/


    Só que existe outra questão para além do preço regulado. É que as tarifas de acesso às redes vão ser superiores àquilo que estava previsto.

    Logo os preços da Endesa aqui apresentados vão certamente aumentar também. Afinal têm lá escrito "Informamos que o preço final da eletricidade poderá ser atualizado em função do valor final que defina a ERSE para as tarifas de acesso às redes".
  7.  # 50

    Colocado por: ruicarlovLogo os preços da Endesa aqui apresentados vão certamente aumentar também. Afinal têm lá escrito "Informamos que o preço final da eletricidade poderá ser atualizado em função do valor final que defina a ERSE para as tarifas de acesso às redes".


    E EDP tb, tinham previsto uma TAR de -0,14, e afinal foi de de -0,09, ou seja, os tais 0,10€/KWh, ja se vão mandar para 0,15€/KWh + Mibel , será praticamente impossível compensar face ao regulado.
    Concordam com este comentário: eu
    • mafgod
    • 16 dezembro 2022 editado

     # 51

    Colocado por: ruicarlovSó que existe outra questão para além do preço regulado. É que as tarifas de acesso às redes vão ser superiores àquilo que estava previsto.
    Ou seja, menos negativas.. certo?

    Colocado por: b3dukesE EDP tb, tinham previsto uma TAR de -0,14, e afinal foi de de -0,09, ou seja, os tais 0,10€/KWh, ja se vão mandar para 0,15€/KWh + Mibel , será praticamente impossível compensar face ao regulado.
    Portanto, será mais 0,05€/kWh ao que estava inicialmente indicado?!
    Onde posso encontrar essa informação da TAR?
  8.  # 52

    Colocado por: mafgodOnde posso encontrar essa informação da TAR?

    https://www.erse.pt/media/ewpfmwh2/tarifa-se_2023.xlsx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • gio12
    • 17 dezembro 2022 editado

     # 53

    Bom dia. Vi agora a publicação do contas poupança sobre as melhores companhias de electricidade e lá diz que o Mibel deste mês foi só 1 cêntimo. Onde posso verificar esta informação? Acho eu pouco estranho a mudança de atitude por parte do jornalista. Quando a EDP comunicou que ia aplicar o MiBel fez logo um post a avisar todas as pessoas a alterar. No entanto, agora que a Endesa fez o mesmo, já tenta relativizar a situação. Imagino que o facto de ter 50 amigos que o fazem praticamente não pagar faturas de luz possa estar relacionado.
    • eu
    • 17 dezembro 2022

     # 54

    Colocado por: gio12Imagino que o facto de ter 50 amigos que o fazem praticamente não pagar faturas de luz possa estar relacionado.

    ah, ah, ah... topaste-o !
  9.  # 55

    Colocado por: gio12Bom dia. Vi agora a publicação do contas poupança sobre as melhores companhias de electricidade e lá diz que o Mibel deste mês foi só 1 cêntimo. Onde posso verificar esta informação? Acho eu pouco estranho a mudança de atitude por parte do jornalista. Quando a EDP comunicou que ia aplicar o MiBel fez logo um post a avisar todas as pessoas a alterar. No entanto, agora que a Endesa fez o mesmo, já tenta relativizar a situação. Imagino que o facto de ter 50 amigos que o fazem praticamente não pagar faturas de luz possa estar relacionado.


    Sim, de facto de 1 a 30 de Novembro a média do ajuste mibel foi de 1cêntimo. Mas o ajuste tem começado a subir. Nesta primeira quinzena de Dezembro ia em 6cêntimos de média.

    Pode-se consultar aqui
  10.  # 56

    Colocado por: ruicarlovSim, de facto de 1 a 30 de Novembro a média do ajuste mibel foi de 1cêntimo.
    Mais concretamente 0,887cts/kWh + IVA ~= 1,09cts/kWh, certo?
  11.  # 57

    Colocado por: mafgodMais concretamente 0,887cts/kWh + IVA ~= 1,09cts/kWh, certo?


    Sim, mais ou menos isso. Se bem que como todos os valores aparecem sem IVA, o 1 cêntimo que falam deve-se ao arredondamento dos 0,87.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  12.  # 58

    Isto para ler convenientemente uma fatura de eletricidade, uma pessoa parece que tem de ter um doutoramento.

    Alguém me sabe dizer o que é o "termo fixo de acesso ás redes" que aparece nas faturas da Endesa, e para o qual não encontro correspondência nas facturas da EDP?

    Edit: já percebi. O termo potência parece decomposto na fatura
  13.  # 59

    Colocado por: HAL_9000Isto para ler convenientemente uma fatura de eletricidade, uma pessoa parece que tem de ter um doutoramento.


    A única explicação é que fazem de propósito
    Concordam com este comentário: HAL_9000, eu, Pedro Barradas
    • nmcp93
    • 25 janeiro 2023 editado

     # 60

    WTF Endesa, que preços são estes?
    A pensar que ia subir e tive desconto, inclusive recebi por consumir no vazio!!!!!
      Captura de ecrã 2023-01-25 200825.png
 
0.0263 seg. NEW