Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Como não é a minha área de trabalho, precisava que me ajudassem com o seguinte:
    Imaginemos uma peça rectangular que pesa 5000kg, com distribuição de peso homogénea. Se levantada apenas de um lado, qual o peso que se levanta?
    Existe alguma forma de cálculo?

    Abç.
    • eu
    • 13 dezembro 2022

     # 2

    Se a peça ficar só com dois pontos de apoio nas pontas, e quase na horizontal, o peso é grosso modo, dividido pelos dois pontos de apoio.

    Ou seja, vai suportar 2500 kg.
  2.  # 3

    Colocado por: BelhinhoComo não é a minha área de trabalho, precisava que me ajudassem com o seguinte:
    Imaginemos uma peça rectangular que pesa 5000kg, com distribuição de peso homogénea. Se levantada apenas de um lado, qual o peso que se levanta?
    Existe alguma forma de cálculo?

    Abç.

    Não sou engenheiro, mas depende do grau da elevação do suposto objeto, quanto maior for o grau de elevação maior será o peso nos pontos de suporte!
  3.  # 4

    Colocado por: DjdasaNão sou engenheiro


    Nota-se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Djdasa
  4.  # 5

    Não é preciso ser engenheiro. Isso é matemática. Os miúdos no 9 ano, devem aprender a fazer esses cálculos actualmente..espero eu.

    Uma formula simples académica é recorrendo à trigonometria. Porque você quer decompor a componente vertical do peso em função da variação da inclinação. As pernas da mesa fazem um ângulo de 90° com o chão. E agora é decompor.

    Força/peso a multiplicar pelo seno do ângulo : F x seno angulo = resultado

    Vamos para um peso de 5000 KG apoiado em 2 pontos. Da 2500 Kg por pé quando o ângulo é vertical 90 °

    Confirmação: 2500 x Seno 90° = 2500 Kg

    Imagina-se agora que começa a inclinar a mesa, uns 20° na vertical, partimos de 90 - 20, temos 70°

    Ou seja, quando a mesa tiver uma componente do peso a 70°, o peso transmitido a si vai ser

    2500 x Seno 70° = 2350 Kg

    E quando tiver a 45°:

    2500 x Seno 45° = 1770 Kg

    (Óbvio que quando estamos a 45°, não devíamos bem considerar 2500Kg porque parte da carga ja não esta distribuída 50/50, mas para algo académico e simples, da bem para ter uma ideia.)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, tigoncal
  5.  # 6

    Colocado por: BelhinhoComo não é a minha área de trabalho, precisava que me ajudassem com o seguinte:
    Imaginemos uma peça rectangular que pesa 5000kg, com distribuição de peso homogénea. Se levantada apenas de um lado, qual o peso que se levanta?
    Existe alguma forma de cálculo?

    Abç.


    Levanta o peso na totalidade. 😎
    O que acontece é que se estiver em cima de uma balança e a peça estiver em cima de outra balança aí o peso está distribuído por duas balanças, mas não deixa de ser 5000 kgs apoiados num vértice mais a área do equipamento que a estiver a levantar do outro lado.
  6.  # 7

    Colocado por: NostradamusNão é preciso ser engenheiro. Isso é matemática. Os miúdos no 9 ano, devem aprender a fazer esses cálculos actualmente..espero eu.

    Uma formula simples académica é recorrendo à trigonometria. Porque você quer decompor a componente vertical do peso em função da variação da inclinação. As pernas da mesa fazem um ângulo de 90° com o chão. E agora é decompor.

    Força/peso a multiplicar pelo seno do ângulo : F x seno angulo = resultado

    Vamos para um peso de 5000 KG apoiado em 2 pontos. Da 2500 Kg por pé quando o ângulo é vertical 90 °

    Confirmação: 2500 x Seno 90° = 2500 Kg

    Imagina-se agora que começa a inclinar a mesa, uns 20° na vertical, partimos de 90 - 20, temos 70°

    Ou seja, quando a mesa tiver uma componente do peso a 70°, o peso transmitido a si vai ser

    2500 x Seno 70° = 2350 Kg

    E quando tiver a 45°:

    2500 x Seno 45° = 1770 Kg

    (Óbvio que quando estamos a 45°, não devíamos bem considerar 2500Kg porque parte da carga ja não esta distribuída 50/50, mas para algo académico e simples, da bem para ter uma ideia.)
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,tigoncal


    Não essa forma não tem rigor, quando levantar a 45º o peso que vai suportar é 0kg se for um cubo homogéneo, tem que ter em conta o centro de massa do objecto.
  7.  # 8

    Colocado por: BelhinhoComo não é a minha área de trabalho, precisava que me ajudassem com o seguinte:
    Imaginemos uma peça rectangular que pesa 5000kg, com distribuição de peso homogénea. Se levantada apenas de um lado, qual o peso que se levanta?
    Existe alguma forma de cálculo?

    Abç.



    Se der as medidas desse retângulo (paralelipípedo?) é fácil calcular.
  8.  # 9

    Obrigado a todos.
  9.  # 10

    Colocado por: ghost12Não essa forma não tem rigor,


    O ghost esta no seu direito de discordar.

    Mas o calculo das reações dos apoios das estruturas, sejam apoios moveis, fixos ou encastrados, é dado por esta formula. E podemos perfeitamente aplica-la para se ter uma ideia da componente de peso transmitida a alguém que levante um corpo. Par ação- reacção, 3a lei de Newton.

    Faltou a componente cosseno que aumenta à medida que a seno diminui, que optei por não incluir para não complicar a explicação.
  10.  # 11

    Colocado por: Nostradamus

    O ghost esta no seu direito de discordar.

    Mas o calculo das reações dos apoios das estruturas, sejam apoios moveis, fixos ou encastrados, é dado por esta formula. E podemos perfeitamente aplica-la para se ter uma ideia da componente de peso transmitida a alguém que levante um corpo. Par ação- reacção, 3a lei de Newton.

    Faltou a componente cosseno que aumenta à medida que a seno diminui, que optei por não incluir para não complicar a explicação.


    Não disse que as suas contas estão erradas, digo é que sem saber o formato do objecto essa explicação pode estar aproximada ou totalmente errada.
    Concordam com este comentário: eu
 
0.0143 seg. NEW