Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Como não é a minha área de trabalho, precisava que me ajudassem com o seguinte:
    Imaginemos uma peça rectangular que pesa 5000kg, com distribuição de peso homogénea. Se levantada apenas de um lado, qual o peso que se levanta?
    Existe alguma forma de cálculo?

    Abç.
    • eu
    • 13 dezembro 2022

     # 2

    Se a peça ficar só com dois pontos de apoio nas pontas, e quase na horizontal, o peso é grosso modo, dividido pelos dois pontos de apoio.

    Ou seja, vai suportar 2500 kg.
  2.  # 3

    Colocado por: BelhinhoComo não é a minha área de trabalho, precisava que me ajudassem com o seguinte:
    Imaginemos uma peça rectangular que pesa 5000kg, com distribuição de peso homogénea. Se levantada apenas de um lado, qual o peso que se levanta?
    Existe alguma forma de cálculo?

    Abç.

    Não sou engenheiro, mas depende do grau da elevação do suposto objeto, quanto maior for o grau de elevação maior será o peso nos pontos de suporte!
  3.  # 4

    Colocado por: DjdasaNão sou engenheiro


    Nota-se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Djdasa
  4.  # 5

    Não é preciso ser engenheiro. Isso é matemática. Os miúdos no 9 ano, devem aprender a fazer esses cálculos actualmente..espero eu.

    Uma formula simples académica é recorrendo à trigonometria. Porque você quer decompor a componente vertical do peso em função da variação da inclinação. As pernas da mesa fazem um ângulo de 90° com o chão. E agora é decompor.

    Força/peso a multiplicar pelo seno do ângulo : F x seno angulo = resultado

    Vamos para um peso de 5000 KG apoiado em 2 pontos. Da 2500 Kg por pé quando o ângulo é vertical 90 °

    Confirmação: 2500 x Seno 90° = 2500 Kg

    Imagina-se agora que começa a inclinar a mesa, uns 20° na vertical, partimos de 90 - 20, temos 70°

    Ou seja, quando a mesa tiver uma componente do peso a 70°, o peso transmitido a si vai ser

    2500 x Seno 70° = 2350 Kg

    E quando tiver a 45°: