Iniciar sessão ou registar-se
    • RMSS
    • 25 janeiro 2010 editado

# 1

olá a todos,

gostaria que alguém me ajudasse se possível.

tenho a minha máquina de lavar roupa que já tem alguns anos e ainda funciona na perfeição.

o problema é que cada vez que se tira a roupa de dentro o tambor dá choque eléctrico.

alguém me podia indicar qual a causa deste problema? Já estive a tentar descobrir por dentro da máquina mas não reparei em nenhum tipo de fio ou algo do género a fazer contacto com o tambor.

desde já obrigado,
    cuprimentos,
    • eu
    • 26 janeiro 2010

# 2

Isso é um problema grave! Aconselho-o vivamente a desligar a máquina e chamar um técnico qualificado.

Isto também revela um outro problema: ou a sua máquina não está ligada numa tomada com terra ou então o circuito de protecção da sua instalação eléctrica não está a funcionar.
  1.  # 3

RMSS,

Dá UM CHOQUEZINHO ou dá choqueSÕES? É que se for só UM choquezinho, pode ser electricidade estática.

Geralmente, na maioria das máquinas, para se abrir a porta da máquina de lavar roupa tem que se desligar o interruptor da máquina, pelo que não deveria haver passagem de corrente electrica.

Da próxima vez que for tirar a roupa da máquina, desligue TAMBÉM a ficha da tomada.
    Se continuar a "dar UM choque", será electricidade estática.
    Poderá ser provocada pela fricção dos tecidos (lã) durante a centrifugação.

Caso contrário (se não for apenas UM choque, forem de intensidade elevada, e só com a máquina ligada), ligue para a assistência técnica.
    • eu
    • 26 janeiro 2010

# 4

Penso que não será electricidade estática, pois para ela ser formada é necessário um ambiente seco...
  2.  # 5

Se houver uma boa ligação à terra a estática não se deve criar verificar se a tomada tem a ligação à terra.
  3.  # 6

ixiii... complicado isso. Vai num tecnico eh melhor... Tenho uma lavadora antiguinha, é com porta frontal, ela dava uns choque tb, ai levei numa assistencia e parou, mas hoje em dia nem lembro mais qual era o problema
  4.  # 7

Possivelmente o problema será passagem de corrente à massa (terra) do motor. Mas é melhor chamar um técnico que poderá não ser da marca para ficar mais barato.
    • Samu38
    • 3 agosto 2010 editado

# 8

Não deve ser nada de grave!
    Recordo-me de ter tido um problema desses, desagradável, com a máquina de lavar roupa, mas que foi fácil de corrigir. Normalmente não tem nada a ver com a máquina, por mais estanho que pareça.

Veja o que se passa com a sua tomada. Na altura lembro-me que era um problema que estava relacionado com a ligação à terra da mesma. Recordo-me que me assustei, e depois um técnico honesto disse-me o que se passava... e que era, quase sempre, esse o motivo dos choques que as máquinas davam...
    Recentemente tive um problema semelhante com um robot de cozinha, e era novamente um problema da tomada...

0.0126 seg. NEW