Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas!
    Pretendo arrendar a minha casa pelo período de 1 ano, apenas.
    Pelo que percebo, a lei de 2019 menciona que a primeira renovação do contrato com prazo certo é obrigatória e com duração mínima de 3 anos.

As minhas questões são:

1- A renovação é obrigatória apenas caso o contrato seja renovável, certo?

2- Posso fazer um contrato de arrendamento por 1 ano com uma clausula específica de não renovação?

3- Tendo um contrato não renovável acordado pelas duas partes e findo o ano, o inquilino teria como "forçar" uma renovação?

Obrigado a quem puder ajudar!
    • size
    • 15 dezembro 2022

# 2

Formalize o contrato com a cláusula de prazo certo sem renovação automática.
    -----
    Artigo 1096.º - (Renovação automática)

1. Salvo estipulação em contrário, o contrato celebrado com prazo certo renova-se automaticamente no seu termo e por períodos sucessivos de igual duração ou de três anos se esta for inferior, sem prejuízo do disposto no número seguinte.
           2. Salvo estipulação em contrário, não há lugar a renovação automática nos contratos previstos n.º 3 do artigo anterior.
           3. Qualquer das partes pode opor-se à renovação, nos termos dos artigos seguintes.
  2.  # 3

Pode fazer contrato em que estipulam que o valor mensal da renda aumenta xis por cento ao iniciar o segundo ano, e ao iniciar o terceiro ano, e por aí fora. Em princípio esses novos valores não interessam ao inquilino ... e ele sai.

Se o aumento for de 50%, então ...
    Se for de 100%, mais ainda

São cláusulas legais, por isso está nas mãos dos contratantes.

0.0085 seg. NEW