Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sou proprietário de um imóvel que se encontra arrendado desde novembro de 2013 com uma duração de 5 anos renovável por iguais períodos ou seja, o mesmo terminará em novembro de 2023.
    A minha questão é a seguinte: posso rescindir o contrato antes do final da renovação? Nas pesquisas que tenho realizado apenas encontro 3 situações em que poderia rescindir:
    - necessidade do imóvel para habitação própria ou de descendentes em primeiro grau;
    - ter rendas em atraso superiores a três meses;
    - demolição, execução de obras de remodelação ou restauro profundo que obrigue à desocupação do imóvel;

    O motivo da venda do imóvel prende-se com o facto de me ir ausentar do país por questões profissionais por um período mínimo de 5 anos e não ter a intenção de ter esta "preocupação" pois também não tenho familiares perto do imóvel que possam tratar de eventuais questões que possam surgir o que não se enquadra em nenhuma das 3 situações.

    Em março deste ano o titular do contrato de arrendamento faleceu, percebi pelas pesquisas que fiz que o contrato não caduca por morte do arrendatário mas obriga, neste caso o cônjuge, à comunicação por carta registada com cópia dos documentos comprovativos do falecimento no prazo de 3 meses o que não se verificou.
    O mesmo artigo diz também que a inobservância da comunicação "obriga o transmissário faltoso a indemnizar por todos os danos derivados da omissão" mas nada refere sobre quais os danos que podem ser indemnizados ou se o contrato pode ser resolvido por esse facto.

    Existe alguma forma legal de rescindir este contrato antes do seu término?
    • size
    • 17 dezembro 2022 editado

     # 2

    Colocado por: JulioCastro

    Existe alguma forma legal de rescindir este contrato antes do seu término?


    Não.
    Sendo um contrato de prazo certo, o senhorio não pode rescindir o contrato, apenas pode opor-se à sua renovação automática. Nada impede que possa vender o imóvel arrendado.

    - necessidade do imóvel para habitação própria ou de descendentes em primeiro grau;
    - demolição, execução de obras de remodelação ou restauro profundo que obrigue à desocupação do imóvel;

    Não se aplica aos contratos de prazo certo
 
0.0077 seg. NEW