Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia vou iniciar a construção de uma moradia com 4 WC e tenho 3 orçamentos.(rede de águas/saneamento)
    2 deles na casa dos 5000€ mas em ppr.
    1 deles 7000€ mas em multicamada.

Ou seja a minha questão é saber se esta diferente de 2000€ compensa para as vantagens que a multicamada trás , que segundo me disseram basicamente não há uma perda de pressão com por exemplo estão 2 pessoas a tomar banho.

Agradecia mais esclarecimentos de alguém que perceba da "póda".
  2.  # 2

Escolha o melhor picheleiro.. e esqueça o material.

Bem feito é que importa e que respeitem o projeto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maestro10
  3.  # 3

Colocado por: Maestro10que segundo me disseram basicamente não há uma perda de pressão com por exemplo estão 2 pessoas a tomar banho.

As percas de pressão estão relacionadas com os diâmetros, não com o material da tubagem
  4.  # 4

Colocado por: zedasilva
    As percas de pressão estão relacionadas com os diâmetros, não com o material da tubagem

Zedasolva desculpe lá a minha ignorância mas
    Então qual é a diferença entre por e multicamada ?
  5.  # 5

Zedasilva e não dá solva😂
    E queria dizer ppr em vez de por!!

Resumindo qual e diferença entre ppr e multicama??
  6.  # 6

Colocado por: Maestro10Então qual é a diferença entre por e multicamada ?

O material.
    Depois há associado a isso as técnicas e o material usado para o isolamento da rede de AQS.
    No Pex não é feito qualquer tipo de isolamento e no multicamadas leva alguma coisa ainda que quase sempre muito rudimentar.
    Outro pormenor é o facto de o multicamadas não poder andar nos pisos sem ser encamisado mas isso é um pormenor que ninguém liga
  7.  # 7

Isto quem não sabe é como que não vê!!
    Ou eu fiz confusão ou percebi mal então , porque quando questionei o porquê de um orçamento ser bem mais caro , o que me disseram foi que este não era em ppr mas sim em multicamada e que as ligaçoes iam ser em paralelo logo iria gastar mais tubos e que assim nunca iria perder pressão mesmo ligando 2 ou 3 torneiras.
    Também me disse que como a bomba aqs irá ficar fora da casa também ia ter um sistema que a água iria chegar quente quase instantaneamente.

Não sei se tem alguma coisa haver ,mas basicamente foi isto que me disse o Sr que este orçamento era mais caro em relacao aos outros.

Daí aí a minha duvida se estes 2 factores valem a tal diferença de 2k (o que acho que vale🤔)
  8.  # 8

Então um tem rede de retorno e bomba circuladora? Tem projetos??
  9.  # 9

Colocado por: RicardoPortoEntão um tem rede de retorno e bomba circuladora? Tem projetos??

Exactamente ricardoporto , foi isso que me disse a pessoa que me deu o orçamento mais barato 4300€ que não tinha incluído a bomba circuladores (acho que ele me deu outro nome) , mas que se quisesse isso era relativamente barato +/- 200€.
    Em relação ao ppr vs multicamada (o orçamento dele é em ppr ) disse-me que era mais resistente do que a multicada e que incluísse poderia ser até era mais caro do que a multicamada.
    Resumindo 4300+200€ é bem mais barato do que os 7000€ com multicamada!!
  10.  # 10

Colocado por: RicardoPortoEntão um tem rede de retorno e bomba circuladora? Tem projetos??

Sim Ricardo tenho projecto mas penso não ter a tal dita bomba circuladora, mas menciona que os são em ppr

Materiais:
    Tubagens Água fria e quente: Polipropileno (PP-R) de classe PN20
    Ø16
    Ø16
    Tubagem exterior: Polietileno de Alta Densidade PEAD PN10
    Carretel
    Tubagem da rede dos painéis solares C Contador
    As redes de tubagem de distribuição no interior da habitação serão executadas com tubagem e
    acessórios de polipropileno - PP-R PN20.
    As redes de tubagem de distribuição de água quente sanitária, serão isoladas com isolamento
    térmico em espuma elastomérica de borracha sintética sobre forma de manga envolvente, com
    o mínimo de 10mm de espessura.
    A caraterização dos equipamentos principais do sistema de produção de Águas Quetes Sanitárias
    (AQS) deverão ser consultados com maior precisão no projeto térmico e no respetivo certificado
    energético da fração.
  11.  # 11

Colocado por: Maestro10

Sim Ricardo tenho projecto mas penso não ter a tal dita bomba circuladora, mas menciona que os são em ppr

Materiais:
    Tubagens Água fria e quente: Polipropileno (PP-R) de classe PN20
    Ø16
    Ø16
    Tubagem exterior: Polietileno de Alta Densidade PEAD PN10
    Carretel
    Tubagem da rede dos painéis solares C Contador
    As redes de tubagem de distribuição no interior da habitação serão executadas com tubagem e
    acessórios de polipropileno - PP-R PN20.
    As redes de tubagem de distribuição de água quente sanitária, serão isoladas com isolamento
    térmico em espuma elastomérica de borracha sintética sobre forma de manga envolvente, com
    o mínimo de 10mm de espessura.
    A caraterização dos equipamentos principais do sistema de produção de Águas Quetes Sanitárias
    (AQS) deverão ser consultados com maior precisão no projeto térmico e no respetivo certificado
    energético da fração.

Em relação à diferença de orçamento de ppr para multicamada actualmente não justifica no seu caso o multicamda é neste momento a tubagem mais utilizada e o mercado obriga que uma tubagem com menos aceitaçáo tem preços mais elevados ou seja o ppr praticamente deixou de ter mercado quanto á sua fiabilidade prefiro o multicamada cravado que o ppr é um material termosoldável e que muitas vezes
    dá problemas só existe uma marca que dá garantias chama-se Coprax resta saber se o seu picheleiro utiliza este e se utiliza sai mais caro que o multicamada nacional por ex. no multiocamada não leva curvas no ppr leva e os terminais sáo mais caros que os de, em suma o orçamento de multicamda estã bastante caro em relação ao ppr mas quando no seu orçamento apresenta de 16 devo dizer que esta medida já não se aplica no minimo de 20 e 25 e quando faz uma observação sobre o caudal então veja a diferença.
  12.  # 12

Costa53 obrigado pelo esclarecimento, o que lhe posso dizer é que essa marca de ppr que refere coprax foi a marca que está no orçamento!
    Quanto á questão do diâmetro e do caudal é o que foi projetado admira-me muito que não duvidando do que diz porque não foi projectado para tudo de 20 ou 25 já que é um projecto feito recentemente!!

Agora desculpe lá a ignorancia não sabendo o diâmetro da multicamada , (não sei se estão a dizer uma asneira), mas se for igual ao ppr 20 tenho mais pressão com a multicamada?🤔
  13.  # 13

se tem projeto (é obrigatorio) os calculos do mesmo foram feitos tendo em conta o material a aplicar, se altera o material tem que ser recalculado (ainda que muitos projetos não valem o papel gasto na sua impressão)
  14.  # 14

Colocado por: jorgealvesse tem projeto (é obrigatorio) os calculos do mesmo foram feitos tendo em conta o material a aplicar, se altera o material tem que ser recalculado (ainda que muitos projetos não valem o papel gasto na sua impressão)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Maestro10

Obrigado pela informação JorgeAlves.
    Já que fala no projecto ,no meu caso esta projectado painel solar com termosifao (acho que é assim que se diz) , só que fui aconselhado por a não colocar pelos 2 picheleiros que me deram orçamento devido a morar em frente á praia , então vou optar antes pela bomba de calor de 300lt que lá está segundo me disseram , já que percebo muito pouco disto , ficarei melhor servido, já que o preço de aquisição entre painel vs bomba é +/-parecido e embora gaste mais luz com a bomba acho que não chegará ao ponto de daqui a meia dúzia anos ter que substituir o painel devido á salitra!
  15.  # 15

Colocado por: Maestro10já que o preço de aquisição entre painel vs bomba é +/-parecido
    procure melhor pois uma bomba de calor é muito amis barata que qualquer termosifão equivalente
  16.  # 16

Colocado por: Maestro10Costa53 obrigado pelo esclarecimento, o que lhe posso dizer é que essa marca de ppr que refere coprax foi a marca que está no orçamento!
    Quanto á questão do diâmetro e do caudal é o que foi projetado admira-me muito que não duvidando do que diz porque não foi projectado para tudo de 20 ou 25 já que é um projecto feito recentemente!!

Agora desculpe lá a ignorancia não sabendo o diâmetro da multicamada , (não sei se estão a dizer uma asneira), mas se for igual ao ppr 20 tenho mais pressão com a multicamada?🤔

No projeto de especialidades de aguas e esgotos qual é o tipo de tubagem que refere?

Ambos as tubagens são lisas no seu interior portanto não cria atritos na condução do fluido e no multicamada apesar de existir de 16mm só se utiliza de 20 para cima em relação a ter mais pressão com o multicamada isso depende do diâmetro que se utiliza a pressão tem a ver com a velocidade do fluido(água) versus débito se tiver um diâmetro maior naturalmente tem mais caudal/débito por consequência terá mais pressão.
  17.  # 17

No projeto de especialidades de aguas e esgotos qual é o tipo de tubagem que refere?

Caro Costa 53 Tal como já mencionei em cima o projecto refere ppr

0.0198 seg. NEW