Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Há uns tempos falou-se aqui que se podia instalar o alarme com som no exterior (sem ser empresa a fazer), desde que se avisa-se a junta/câmara que tinha sido instalada.
  2.  # 2

Bom dia.
    Se instalar-mos uma câmara de vídeo vigilância no exterior ou um alarme (sem recorrer a empresas certificadas) somos "obrigados" a partilhar as "referências" nas autoridades?

Caso não o façamos, as imagens podem ser usadas como prova?

Obrigado!
  3.  # 3

Colocado por: HFSFQuanto é que é a multa?

7500 a 37500 euros para pessoas colectivas
    300 a 1500 euros para pessoas singulares

é uma contra ordenação grave

https://www.psp.pt/depsegurancaprivada/Pages/documentos/espaco-publico.aspx?filter=Alarmes
  4.  # 4

Colocado por: Andre309Há uns tempos falou-se aqui que se podia instalar o alarme com som no exterior (sem ser empresa a fazer), desde que se avisa-se a junta/câmara que tinha sido instalada.

Totalmente falso

É consultar a lei

https://www.psp.pt/depsegurancaprivada/Pages/documentos/espaco-publico.aspx?filter=Alarmes
  5.  # 5

Colocado por: setaevraBom dia.
    Se instalar-mos uma câmara de vídeo vigilância no exterior ou um alarme (sem recorrer a empresas certificadas) somos "obrigados" a partilhar as "referências" nas autoridades?

Caso não o façamos, as imagens podem ser usadas como prova?

Obrigado!

Já foi aqui referido vezes sem conta.

No caso de ser um particular e a instalação for na sua propriedade pode instalar cameras de videovigilância à vontade desde que não capte imagens da via pública ou de propriedades vizinhas. não tem que comunicar a nenhuma entidade.

No caso dos alarmes a partir do momento que tenha uma sirene interior ou exterior que seja audível no exterior tem de comunicar à entidade policial da zona. Essa comunicação inclui certificado de instalação por uma empresa ou instalador registado, bem como certificados dos equipamentos.

Estas pessoas agradeceram este comentário: setaevra
    • HFSF
    • 27 dezembro 2024

# 6

E alguém já foi multado por isso? Ou é como a das colunas na praia?
    Qual é a diferença entre um alarme ou uma coluna de uma festa a fazer barulho? Até as 21 supostamente não há muito a fazer.

Pergunto isto achando que deveria haver muito mais controlo de ruído mas não sei até que ponto as pessoas não podem alegar que é uma coluna.
    Concordam com este comentário: setaevra
  6.  # 7

Colocado por: HFSFE alguém já foi multado por isso? Ou é como a das colunas na praia?
    Qual é a diferença entre um alarme ou uma coluna de uma festa a fazer barulho? Até as 21 supostamente não há muito a fazer.

Pergunto isto achando que deveria haver muito mais controlo de ruído mas não sei até que ponto as pessoas não podem alegar que é uma coluna.
    Concordam com este comentário:setaevra

Conheço algumas pessoas colectivas que levaram com 7500€, outras com 15000€, entre diversas inspeções, do DSP PSP.
  7.  # 8

Colocado por: HFSFQual é a diferença entre um alarme ou uma coluna de uma festa a fazer barulho?

Barulho de música alta pode gerar pânico na vizinhança, por julgar que anda bandidagem nas proximidades a entrar nas propriedades?
    Acho que isso pode provocar aborrecimento, desconforto, incomodo.

Já no caso de sirenes, (para além de ser irritante naqueles casos em que o sistema dispara por "falsos positivos") provoca alarme social. E muito provavelmente algum vizinho poderá ligar para as autoridades que irão deslocar-se ao local por motivo nenhum, nos tais casos de disparos acidentais. Logo, quem é que assume a responsabilidade de toda essa dinâmica?
    Acho que faz todo o sentido essa questão ser regulada.
    • HFSF
    • 27 dezembro 2024

# 9

Mas eu não estou a dizer que não deve ser regulado.

O que estou a dizer é que se tiver uma sirene interior não sei até que ponto não pode ser alegado que é uma coluna a passar um música qualquer. Não faz sentido eu sei mas o que estou a pensar é na aplicabilidade não no bom senso.

Além disso em nenhum orçamento de domoticq com funcionalidade de alarme me falaram em certificar o que seja. Pensei que podiam estar habitados a dar a volta à questão.
  8.  # 10

Colocado por: HFSFMas eu não estou a dizer que não deve ser regulado.

O que estou a dizer é que se tiver uma sirene interior não sei até que ponto não pode ser alegado que é uma coluna a passar um música qualquer. Não faz sentido eu sei mas o que estou a pensar é na aplicabilidade não no bom senso.

Além disso em nenhum orçamento de domoticq com funcionalidade de alarme me falaram em certificar o que seja. Pensei que podiam estar habitados a dar a volta à questão.

Porque raramente as empresas que fazem domótica têm certificação para instalar sistemas de segurança electrónica, e por isso vão omitindo isso dos clientes.

Já para não falar que duvido muito que a maioria dos sistemas de alarme e os seus componentes, integrados em sistemas de domótica, possam ser certificados pela Norma EN50131
  9.  # 11

Colocado por: HFSFE alguém já foi multado por isso? Ou é como a das colunas na praia?

Concordam com este comentário:setaevra

É arriscar, para pessoas singulares são 300€ que será sempre o primeiro valor e só deve acontecer se algum vizinho reclamar que a sirene está constantemente a tocar 😅

0.0213 seg. NEW