Colocado por: SrRnao me acredito que só a agua tenha feito aquilo
Colocado por: Nostradamusfoi como lhe disse anteriormente, existe milhares de metros em algeroz colocados em zinco e directamente sobre pendentes em arganassa,em que é muito comum ficarem restos de poças de agua mas nunca vi tamanha corrosão como neste caso, em relação à ventilação concordo consigo embora no que veja la fora é utilizarem barreiras para vapor. Continuo a achar que neste caso e devido à descoloração nao uniforme dos varios lanços de rufo algum problema na composição daquele zinco
Em apenas 2 anos é difícil de acreditar eu sei.
Mas o zinco oxida mais depressa que o ferro (tal como o alumínio). Se tiveram reunidas todas as condições para acelerar a oxidação, em vez de durar 100 anos dura meia dúzia de anos.
Se na parte interior não garantir uma boa ventilação, tem aquilo constantemente com humidade e condensação agarrada, a no final para ajudar, ainda tem as poças de agua na parte superficial a servir de ligação.
Nessa parte interior, como não tem praticamente ventilação nenhuma, as moléculas de agua estão constantemente a formar hidróxido de zinco assim como oxido de zinco. Sendo estes compostos pouco estáveis e de fraca ligação à liga de zinco, em vez de se agarrarem e criar uma patina de proteção, estão constantemente numa reação de oxidação a comer o zinco até o perfurar à superfície.
Uma vez perfurado o zinco, as tais poças de agua vão ajudar a acelerar a oxidação na superfície pois actua como meio para a troca de iões, electrões e tudo acabado em ões.
E mesmo que a patina de proteção exterior já esteja formada - hidróxido de carbonato de zinco, esta sim já se agarra bem ao zinco - o facto de haver esta corrosão na parte interior, vai comer pouco a pouco o miolo da folha, fazendo essas lascas de bacalhau que vemos nas fotos.
Resumidamente, o zinco requer boa ventilação (interior e exterior) e declive para evitar que a agua forme hidróxido/oxido de zinco, e favorecer a formação natural da patina de proteção, hidróxido de carbonato de zinco, que surge quando se tem as superfícies bem expostas à ar exterior.
Colocado por: Vítor MagalhãesEu continuo a achar que foi um agente externo que provocou a degradação do zinco, tanto pode ter sito da colagem como do proprio barramento do ETICStambem.