Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros foristas, precisava da vossa ajuda.

Os rufos da minha casa estão a sofrer um processo de corrosão(?), já se encontrando nalguns pontos bastante deteriorados levando inclusivamente à perda da sua integridade como se pode ver nas fotos abaixo.

O material é zinco natural n°12 e o mesmo foi colocado há menos de 2 anos.

A que se deverá este problema? É normal ozinco natural sofrer corrosão? Como deverei solucionar?

Mais uma vez agradeço a vossa ajuda.

rufos 1

rufos 2
  2.  # 2

Seguem as fotos:

rufos 1

rufos 2

Obrigado
  3.  # 3

Entao o zinco nao é para toda a vida?
    Os meus rufos sao em aluminio lacado e tem uns 8 anos e estao novos.
    É melhor pensar um muda-los antes q comecem as infiltracoes.
    Ja falou com quem instalou? Isso é à beira mar?
    Concordam com este comentário: fmbts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MisterPJD
  4.  # 4

Isso é em zonas pontuais? Ou por ele todo ?
  5.  # 5

Colocado por: SirruperEntao o zinco nao é para toda a vida?
    Os meus rufos sao em aluminio lacado e tem uns 8 anos e estao novos.
    É melhor pensar um muda-los antes q comecem as infiltracoes.
    Ja falou com quem instalou? Isso é à beira mar?

Não é à beira-mar, é no interior do país. Já falei com quem instalou. Garantiu-me que o fornecedor lhe vendeu Zinco puro, e vai entrar em contacto com ele.
  6.  # 6

Colocado por: sergioemsIsso é em zonas pontuais? Ou por ele todo ?

Alguma placas estão boas, outras não. As fotos são das 2 zonas em que já há perda de integridade do material,com o capoto exposto...
    • SrR
    • 18 dezembro 2022

# 7

Ui isso nao é nada mas mesmo nada normal, é a primeira vez que vejo algo assim, existe alguma fábrica perto da casa?
  7.  # 8

Do que me dá a entender não tem.buracos.certo? Isso parece efectivamente corrosão local ou por algum produto que foi pousado no zinco ou no transporte ou como o SrR diz por alguma fábrica nas redondezas.

Afinal vi melhor e vi os buracos. Continuo com o opinião acima.
  8.  # 9

Colocado por: SrRUi isso nao é nada mas mesmo nada normal, é a primeira vez que vejo algo assim, existe alguma fábrica perto da casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MisterPJD

Não há nenhuma fábrica perto, estou numa zona residencial rural, em que outras casas tb têm zinco e julgo não terem o mesmo problema.
  9.  # 10

Colocado por: sergioemsDo que me dá a entender não tem.buracos.certo? Isso parece efectivamente corrosão local ou por algum produto que foi pousado no zinco ou no transporte ou como o SrR diz por alguma fábrica nas redondezas.

Afinal vi melhor e vi os buracos. Continuo com o opinião acima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MisterPJD

Nestas 2 zonas não tem buracos, tem crateras...! Noutras, aparentemente a corrosão está em curso, mas não tão adiantada.
    Este zinco fica numa cobertura não acessível, embora pontualmente vá verificar se está tudo em ordem, e este fim de semana deparei-me com isto.
    Observo que em alguma zonas, as placas estão ligeiramente abauladas e retêm pequenas quantidades de agua, fazendo pequenas "pocinhas"... Será disso?
  10.  # 11

Que estranho.

Depois coloque ai se lhe resolveram isso "pela garantia".
  11.  # 12

Alguém roubou ao material. Exija tudo novo
  12.  # 13

Colocado por: RicardoPortoAlguém roubou ao material. Exija tudo novo

ou foi o empreiteiro ou o fornecedor do empreiteiro.

a casa parece nova, pelo que é exigir ao empreiteiro os materiais pelos quais pagou
  13.  # 14

Atenção às infiltrações que isso pode estar a provocar.
  14.  # 15

Colocado por: MisterPJDObservo que em alguma zonas, as placas estão ligeiramente abauladas e retêm pequenas quantidades de agua, fazendo pequenas "pocinhas"... Será disso?

Isso é um problema mas há outro.

As placas de zinco tem sempre de ter uma pendente. Não gostam dessas poças de agua constantes, porque é um meio para acelerar a oxidação. E os metais gostam de oxidar, uns mais que outros.

Repare, nessas fotos da bem para entender que houve zonas onde choveu, ficou poças a formar logo um precipitado esbranquiçado.

Outro problema é que isso está praticamente encostado ao muro, logo sem ventilação.

Quer nos rufos, quer nos telhados em zinco, isso requer sempre boa ventilação.
    Se tiver oportunidade levante o zinco e veja se por baixo ele já não esta a ficar meio creme-acastanhado. Se estiver, então tem ventilação insuficiente e há que garantir que isso fique a ventilar. Nem que meta uma tira de XPS a forçar a inclinação, para criar uma bocado de espaço para ventilar ao mesmo tempo que força a pendente da agua..

O pedreiro instalou isso como estava no projecto, e quem projectou pouco percebia de zinco.
  15.  # 16

e o zinco, é mesmo zinco ou uma capa?
    • SrR
    • 19 dezembro 2022

# 17

Colocado por: Nostradamus

Isso é um problema mas há outro.

As placas de zinco tem sempre de ter uma pendente. Não gostam dessas poças de agua constantes, porque é um meio para acelerar a oxidação. E os metais gostam de oxidar, uns mais que outros.

Repare, nessas fotos da bem para entender que houve zonas onde choveu, ficou poças a formar logo um precipitado esbranquiçado.

Outro problema é que isso está praticamente encostado ao muro, logo sem ventilação.

Quer nos rufos, quer nos telhados em zinco, isso requer sempre boa ventilação.
    Se tiver oportunidade levante o zinco e veja se por baixo ele já não esta a ficar meio creme-acastanhado. Se estiver, então tem ventilação insuficiente e há que garantir que isso fique a ventilar. Nem que meta uma tira de XPS a forçar a inclinação, para criar uma bocado de espaço para ventilar ao mesmo tempo que força a pendente da agua..

O pedreiro instalou isso como estava no projecto, e quem projectou pouco percebia de zinco.
    nao me acredito que só a agua tenha feito aquilo, o que nao falta é rufagens telhados algeroz caleiros feitas em zinco e certamente com poças de agua a durarem décadas, existiu ali uma reacção com o zinco que nao estou a perceber como possa ter acontecido.
    • SrR
    • 19 dezembro 2022

# 18

Colocado por: marco1e o zinco, é mesmo zinco ou uma capa?
    pelas imagens a mim parece ser zinco.
  16.  # 19

Esses capeamentos foram colados ou clipados? Poderão ter sido colados pontualmente com algum tipo de silicone?
    • SrR
    • 19 dezembro 2022

# 20

Olhando para as fotos é possível ver uma diferença de cor entre um lanço de rufo com aquela corrosão e o lanço a seguir que nao tem corrosão, pode ser também algum problema com a composição d9 material.

0.0190 seg. NEW