Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Nos EUA é regra ou, pelo menos, comum, que a tubagem de canalização corra por fora das paredes, ficando à vista. Não sei se no Norte da Europa também haverá esta tradição, que parece bastante interessante, pois poupa custos na instalação e facilita inspecções, manutenções e reparações mais à frente.

    Alguém tem experiência neste tipo de solução? Ou algum argumento contra?

    Claro está, para ficar bonito o material deve ser metal, e se calhar os custos já não compensam...

    Deixo uma ilustração sacada da net, de uma empresa de Singapura que trabalha essencialmente com cobre à vista.
      ExposedCoperPipe.jpg
  2.  # 2

    Não é viável em construção nova. As tubagens tem de ser isoladas com aquelas mangas térmicas em espuma.

    Ja para não falar na possibilidade de ocorrência de condensação na tubagem com agua fria vinda do exterior quando entra num espaço com temperatura ambiente muito mais quente.

    E esse tipo de coisa é um sitio fantástico para acumular teias de aranha..

    Não vejo qualquer vantagem nisto. Isto é daquelas coisas para por na capa das revistas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidsousa
    • Rmpa
    • 19 dezembro 2022

     # 3

    Colocado por: NostradamusNão é viável em construção nova. As tubagens tem de ser isoladas com aquelas mangas térmicas em espuma.


    Provavelmente mais uma originalidade de quem resolve aplicar regulamentos cegamente.
    Eu moro num apartamento novo (construção concluída em 2022), no estrangeiro claro, e as canalizações são todas exteriores em tubo de inox.

    As vantagens são que em caso de rotura é fácil a reparação e substituição, e também quando há a manutenção regular obrigatória, é mais fácil o acesso.

    O circuito de água quente é comum ao prédio todo e não houve necessidade de mangas térmicas na parte exposta (pode eventualmente haver nas condutas técnicas por onde passam as canalizações), da mesma forma que também não vejo condensação no tubo de água fria (e se ela é fria!).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidsousa
  3.  # 4

    Colocado por: RmpaProvavelmente mais uma originalidade de quem resolve aplicar regulamentos cegamente.


    Se um miúdo se queimar numa tubagem inox a 50-60° enquanto algum adulto toma banho, de quem é a culpa por não terem sido aplicados os regulamentos cegamente?

    Mas claro, todos sabemos que no estrangeiro é que se faz bem.

    E por se fazer mal no estrangeiro, não significa que se faça mal em Portugal.

    Quando se abre a torneira, os primeiros litros de agua é só para aquecer a tubagem desprotegida das frações. Metros e metros de tubagem colectiva de AQS a dissipar calor pelas frações todas assim à toa, parece-me bem moderno.

    Os condomínios depois pagam a fatura final. No final de contas, a energia esta barata e ganha-se bem no estrangeiro.
    Concordam com este comentário: SS1128, pkasa
  4.  # 5

    Colocado por: Rmpa

    Provavelmente mais uma originalidade de quem resolve aplicar regulamentos cegamente.
    Eu moro num apartamento novo (construção concluída em 2022), no estrangeiro claro, e as canalizações são todas exteriores em tubo de inox.

    As vantagens são que em caso de rotura é fácil a reparação e substituição, e também quando há a manutenção regular obrigatória, é mais fácil o acesso.

    O circuito de água quente é comum ao prédio todo e não houve necessidade de mangas térmicas na parte exposta (pode eventualmente haver nas condutas técnicas por onde passam as canalizações), da mesma forma que também não vejo condensação no tubo de água fria (e se ela é fria!).


    Coloque umas fotos :)
  5.  # 6

    Muitas vezes me escaldei nos tubos de água quente em casa dos meus avós..
    Tubinhos em inox por fora das paredes a 60 e tal graus...fraca ideia.
    • Rmpa
    • 19 dezembro 2022

     # 7

    Colocado por: desofiapedro

    Coloque umas fotos :)


    De momento estou em PT, por isso não posso por fotos, mas há varias na net.
    Fica deste género

    E até os tubos do sistema de aquecimento central correm por fora da parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidsousa
  6.  # 8

    Colocado por: Rmpa

    De momento estou em PT, por isso não posso por fotos, mas há varias na net.
    Fica destegénero

    E até os tubos do sistema de aquecimento central correm por fora daparede.


    Eu vejo logo aí uma facilidade imensa em queimar as mãozecas dos mais pequenos. Mas tbm só queimam uma vez :P

    Quanto ao aspecto acho feio, mas prático em caso de problemas não há duvidas que o é!
    • Rmpa
    • 19 dezembro 2022

     # 9

    Não creio que haja muitos casos de miudos a queimarem-se (nunca ouvi nenhum). Mas se isso é uma preocupação, há sempre a hipotese de por os tubos a correr junto ao tecto e não junto ao chão.
    Concordam com este comentário: davidsousa
  7.  # 10

    Uma coisa são os regulamentos, outra a sua razão de ser - que, como sabemos, nem sempre é a mais razoável.

    Não questiono que os regulamentos sejam taxativos mas sempre gostava de os ler - conseguem remeter para o(s) diploma(s) concreto(s)?

    Quanto à razão de ser, qualquer dos argumentos - perda de calor e risco de acidente - é de ter em conta, mas parecem-me ambos os argumentos um pouco exagerados: os metros de tubagem que ficam expostos são relativamente poucos, não sei se é por aí, e, para efeitos de acidentes, a altura dos tubos é relevante, como já assinalado - convém lembrar que os reguladores de gás dos fogões estão acessíveis a menos de 1m, também temos que ensinar às crianças que "não se mexe", tal como fazemos aliás com lareiras e salamandras,ao nível do solo (e falo por experiência própria!).
  8.  # 11

    Colocado por: RmpaEu moro num apartamento novo (construção concluída em 2022), no estrangeiro claro, e as canalizações são todas exteriores em tubo de inox


    Deve ser um país com um mau regulamento... Ou falta de fiscalização...
    • size
    • 25 dezembro 2022

     # 12

  9.  # 13

    Por fora mas em tecto falso e em calhas resolve o problema estético.
  10.  # 14

    Colocado por: davidsousaNos EUA é regra ou, pelo menos, comum, que a tubagem de canalização corra por fora das paredes,


    em que Estado?( é que cada Estado tem a suas tolices;))

    Não é essa a perceção que tenho... à excepção de alguns edifícios do principio do sec. XX. de resto as instalações andam sempre dentro do oco das paredes. Nas zonas técnicas, sim, é comum estar tubagem à vista, mas isso também cá na portugália.
    A tubagem de aguas quentes é sempre envolvida em solução de protecção termica ( por razoes de eficiência termica).
  11.  # 15

    Colocado por: size

    Inestético.
    Será assim tão vulgarizados nos EUA ?
    Visitei vários apartamentos e não encontrei nenhum com a canalização pelo exterior das paredes.

    https://www.booking.com/apartments/city/us/new-york.pt-pt.html?aid=375809&label=city-new-york-ICDtKBypHHBAu6jHTjOMFgS195441723261%3Apl%3Ata%3Ap1%3Ap2%3Aac%3Aap%3Aneg%3Afi%3Atikwd-10405938004%3Alp1011721%3Ali%3Adec%3Adm%3Appccp%3DUmFuZG9tSVYkc2RlIyh9YeHkCqp9rpjzAD9aNxb7o4I&sid=50262435eb6e6d52226dc0f23fc93bb1&keep_landing=1&gclid=EAIaIQobChMIoovCmrWV_AIVBJ7VCh2omgStEAAYASAAEgJ_CvD_BwE&


    Por acaso acho bastante bonito, se for inox ou cobre, com alinhamentos perfeitos e percursos bem pensados, como aparece no exemplo que deixei. Mas isso são gostos, queria mesmo era saber se há por cá quem tenha experiência desta técnica, para poder dar ideia sobre vantagens e desvantagens, e ajudar a perceber se compensa.
  12.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradas

    Deve ser um país com um mau regulamento... Ou falta de fiscalização...


    Nenhum dos países em que consta que esta técnica é usada, é propriamente do terceiro mundo. Não seremos nós que estamos a ter vistas curtas?
  13.  # 17

    Colocado por: Rmpa

    De momento estou em PT, por isso não posso por fotos, mas há varias na net.
    Fica destegénero

    E até os tubos do sistema de aquecimento central correm por fora daparede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:davidsousa


    Sendo que, no caso dos sistemas de aquecimento central, o tubo é mais uma fonte de irradiação de calor.
    Aliás já vi sistemas sem radiadores, em que a casa é percorrida pelo tubo de exaustão de fumos de um recuperador de calor ou salamandra, tubo esse em ferro esmaltado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: obraQuim
  14.  # 18

    Colocado por: davidsousaNenhum dos países em que consta que esta técnica é usada, é propriamente do terceiro mundo. Não seremos nós que estamos a ter vistas curtas?

    Pois isso do terceiro mundo é subjectivo... e não se transcreve para o regulamentos.
    Não...
  15.  # 19

    Colocado por: Pedro Barradas
    Pois isso do terceiro mundo é subjectivo... e não se transcreve para o regulamentos.
    Não...


    Sim, realmente há casos como o de Portugal, aquele país a Norte de Marrocos que, pertencendo oficialmente ao conjunto dos países desenvolvidos, consegue ter burocracia verdadeiramente terceiro-mundista. Já a Escandinávia, pode ter os seus defeitos, mas esse não é um deles.
  16.  # 20

    Oh david... concordo que temos burocracias.. agora não faça disso tábua raza para outros assuntos.
    Na escandinávia, as instalações são (eram) à vista por razoes históricas, construtivas e também as decorrentes do próprio clima, nomeadamente fenómenos de congelação da água nos circuitos...

    Bem feito é: tubagens invisíveis e as aguas quentes devidamente isoladas termicamente por forma a não hver perdas.

    PS: Em Portugal, no verão, era o que mais faltava.... ter uma fonte de aquecimento permanente dentro de casa...
    Concordam com este comentário: Nostradamus
 
0.0228 seg. NEW