Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Olá, Obrigada pela rápida resposta :)

Ponto 1 - Penso que funcionaria....partilho o video

https://www.youtube.com/watch?v=nJp3o8WJ05s&t=959s

Ponto 2 - Nas pesquisas que fiz só encontro tubo multicamada mas é aconselhável só para piso radiante :(

Ponto 3- Quando diz, Dá para montar isso de toda a maneira e feitio (em série, em paralelo, ou uma mistura de ambos) quer dizer que posso ligar ao radiador mais próximo sem ir ao r/c onde está o TA?
    O tubo é cobre de 15 tanto no retorno como na ida aos radiadores, por isso ter, circuito fechado. Os metros e distancias não sei dizer porque estão debaixo do soalho. São 4 radiadores r/c e 4 no 1º andar com 60m2 cada piso.

Ponto 4- Sim concordo. O vaso de expansão está ligado logo a seguir á entrada da agua e antes da bomba circuladora. Na época achei que seria melhor pelas pesquisas que fiz. Os desenhos não estão como montei.

Ponto 5- O que me faz confusão é o circuito da agua dentro dos tubos....se colocar um T na entrada do TA e conectar a ida para o recuperador a agua vai dividir e 30L que está no TA não vai aquecer, certo?

Em principio a agua nunca atingirá o ponto de ebulição porque, além da casa ser gelada e o calor dissipar o tubo de cobre não vai estar em contacto directo com o fogo e além disso, terei de colocar uma válvula térmica de 90º

Obrigada
  2.  # 22

Junto anexo a foto da instalação
      IMG_20260103_013457.jpg
    • SrR
    • 3 janeiro 2026

# 23

Já tinha colocado uma salamandra a água ou recuperador e tinha isso feito a funcionar em condições. Para o que quer mais vale colocar uma bailarina no tubo de exaustão.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rotavares
  3.  # 24

Colocado por: SrRJá tinha colocado uma salamandra a água ou recuperador e tinha isso feito a funcionar em condições. Para o que quer mais vale colocar uma bailarina no tubo de exaustão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rotavares

Colocar uma salamandra hidro requer retirar o recuperador que tenho e esteticamente não iria ficar bem porque além de se ficar a ver todo o mecanismo de segurança, bomba circuladora e electricidade, o meu recuperador não é embutido na lareira, não tenho lareira mas sim um recuperador externo que faz de recuperador e lareira, isto é, posso baixar o vidro e fica "tipo" lareira.

Quanto á bailarina, só conheço bailarinas que tem um pequeno orifício para queimar lenha, isso não é pratico nem seguro para estar dentro de uma habitação.

Obrigada
    • SrR
    • 3 janeiro 2026

# 25

Tem recuperadores ou salamandras próprias para ficar no exterior sem hotte
    • SrR
    • 3 janeiro 2026 editado

# 26

E o que estava a falar era algo do género disto, uma caldeira de água no tubo de exaustão.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
      Ashampoo_Snap_2014.11.12_21h39m42s_002_.png
      esquema de recuperador de calor a lenha com permutador tubular e depósito em termossifão.png
    • SrR
    • 3 janeiro 2026

# 27

Mesmo assim acho que ficava melhor servido com um equipamento dedicado e próprio para o efeito.
  4.  # 28

Colocado por: SrRMesmo assim acho que ficava melhor servido com um equipamento dedicado e próprio para o efeito.

Ok. Muito Obrigada :)
  5.  # 29

Colocado por: rotavaresAndei a pesquisar e vi uma solução muito interessante, onde, enrolam um tubo de cobre á volta do tubo de exaustão de fumos do recuperador de calor para aquecer a água do aquecimento central.

Interessante. Um colega meu fez algo do género, mas para aquecer as águas sanitárias. Ficaria admirado se isto permitisse aproveitar calor suficiente para aquecimento central, mas se aparentemente funciona ótimo.

0.0142 seg. NEW