Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros foristas,

Estou a construir casa e, depois de várias derrapagens, estou em modo poupança :)
    Tenho prevista duas bombas de calor. Uma para o piso radiante e outra para AQS.

AQS: 3000€ (c/IVA e instalação) Solius ecotank 300 https://solius.pt/pt/ecotank-silver-1
    Climatização: 6500€ (c/IVA e instalação) Solius thermabox inverter 10kw https://solius.pt/pt/thermabox-inverter

Já abordei a empresa sobre a possibilidade de usar apenas a bomba de calor maior (thermabox inverter 10kw) para as duas coisas, mas eles mostraram-se muito pouco receptivos a essa ideia. Do que vejo isso complica a instalação e exige instaladores com bastante experiência para que o trabalho seja bem feito. Se este pensamento estiver certo, talvez o ideal seja mesmo não arriscar.

Dito isto, estava a pensar em reduzir aqueles 3000€ para AQS.
    Uns familiares têm uma termobrasa gold 280L que, pelas fichas técnicas, é ainda mais eficiente do que a solius. O depósito também e INOX e a empresa também é portuguesa. É certo que o material deverá ser chinês e só metem o autocolante deles, mas isso é o que a solius também faz. Apesar de tudo, tem a vantagem de ser uma empresa nacional a dar assistência ao equipamento.
    Ora essa termobrasa arranja-se por 1600€ em sites de venda pela internet. Conheço um picheleiro que faz trabalhos por fora ao fim de semana. Imaginando que o valor cobrado para instalação + algum equipamento que possa faltar seja, no máximo, de 400€ então estamos a falar de uma poupança de 1000€.

https://atila.pt/produto/bomba-calor-aqs-280l-gold-s-serpen-termobrasa/

É necessário mais algum equipamento para instalar a BC que não estou a contemplar e que possa encarecer bastante a instalação?

Existe algum problema/risco que não esteja a considerar? O instalador é de qualidade, aliás até deverá ser melhor do que os instaladores da empresa que me deu o orçamento original. O rapaz tem bastante formação e trabalha numa boa empresa da zona.

Obrigado
  2.  # 2

9500€ por 2 máquinas gama de entrada para ser simpático.

Por esse mesmo valor poderia ter muito melhor...
  3.  # 3

4.  # 4

Colocado por: jorgealves9500€ por 2 máquinas gama de entrada para ser simpático.

Por esse mesmo valor poderia ter muito melhor...

Exacto, juntava os dois valores e comprava uma bomba só bastante superior?
    Neste momento já tenho o piso instalado. É compatível com qualquer bomba de calor?
    A área útil da casa são 135m2
  5.  # 5

https://www.lojaclimatiza.com/bomba-de-calor-therma-v-monobloco-9-kw-monofasica-lg
    Esta aqui conseguia fazer as duas coisas? PRH aquecer e arrefecer e AQS?

JorgeAlves, tem outras sugestões?

Obrigado
  6.  # 6

7.  # 7

Essas e quase todas as do mercado permitem fazer também as AQS precisando de um depósito e de mais quantos ítens
  8.  # 8

Colocado por: pvieira91JorgeAlves, tem outras sugestões?
    obviamente Daikin sendo outro campeonato mas quase pelo mesmo valor e com muito mais extras que valem muito se por exemplo for a versão ECH2O que é a minha preferida
  9.  # 9

Após contactos com algumas empresas consegui o seguinte orçamento:
    Bomba de calor TERMOBRASA GOLD 280L – 2.195€ (equipamento, INSTALAÇÃO e IVA incluído)

É uma poupança superior a 800€ e não creio que fique pior servido. Se optar por duas bombas separadas, deverei optar por esta para AQS.
  10.  # 10

Colocado por: jorgealvesobviamente Daikin sendo outro campeonato mas quase pelo mesmo valor e com muito mais extras que valem muito se por exemplo for a versão ECH2O que é a minha preferida
    bombas essas que fazem isto (ps: momento inicial de arranque onde normalmente consomem mais um bocado pois os circuitos estam frios assim como o deposito das AQS)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
      IMG_20221221_161826.jpg
  11.  # 11

Consumindo isto (inclui AQS depósito de 500litros)
      IMG_20221221_161804.jpg
  12.  # 12

.
      IMG_20221221_161935.jpg
  13.  # 13

scop efectivo 7.21
  14.  # 14

enquanto que muitas outras: nem dá para medir......somente depois pagar a conta da energia consumida
  15.  # 15

E consigo essa daikin com instalação mais deposito para aqs pelos 10000?
  16.  # 16

Colocado por: pvieira91E consigo essa daikin com instalação mais deposito para aqs pelos 10000?
    em media sim, dependendo obviamente de algumas condições especificas

0.0203 seg. NEW