Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Pensando do ponto de vista do empreiteiro, betonar a base e depois as paredes da piscina seria bastante mais fácil, do ponto de vista de um engenheiro vamos ter essa base já num estado mais avançado de cura, aquando da betonagem das paredes, sendo que depois as retrações são diferentes e poder provocar fissuras. Será assim tão grave está diferença de retração na impermeabilazação da piscina? Estava a pensar deixar já as malhas das paredes prontas para mal betonem a base, ser só cofrar paredes e betonar, uma diferença de uns 3 dias.... Betonagem completa também dá para fazer, mas é mais chato..Obrigado
  2.  # 2

    Betona o fundo de manhã e as paredes depois de almoço facilita ao empreiteiro.

    Não se esqueça de usar Sika swell no bordo da laje na ligação com as paredes !! Com o silicone próprio também da sika
    Concordam com este comentário: fredcunha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo10s
  3.  # 3

    O ideal seria betonar tudo junto, mas em obra pode tornar-se difícil.

    Diga ao seu engenheiro para lhe calcular a armadura (varões de ferro) necessária na ligação entre a laje de fundo e as paredes para resistir à retração. E em obra tente minimizar o espaço de tempo entre a execução da laje de fundo e o das paredes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo10s
  4.  # 4

    As execução de piscinas que acompanhei enquanto moço imberbe... laje de fundo e depois a betonagem foi retomada no enchimento das paredes ( No caso o enchimento até foi executado alguns dias depois da laje de fundo)
    Numa delas houve o cuidado de aplicar uma junta expansiva (SIKASWELL), foi uma excentricidade na altura... por volta do ano 2001... ( fui eu comprar o material à SIKA, em Alfragide, para a obra no algarve)

    Nenhuma delas aparentemente tem rupturas. todas já com mais de 20 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo10s
  5.  # 5

    Acho que vou mesmo pelo comentário do Pedro Barradas, betonagem da laje de fundo e depois paredes com o sikawell, juntamente com betão hidrofugo e bem vibrado não deve dar problema... Quanto à armadura, duvido que uma armadura mais reforçada vá segurar a retração, faz parte do processo de cura e não tem a ver com dimensionamento, mesmo que seja betonada após um dia, já vai ser diferente porque no primeiro dia é onde ocorre a maior retração 😐
  6.  # 6

    O engenheiro dimensionou com betão C30/37, uma piscina com 5x3x1.4, achei demasiado mas vai poder mergulhar até um tanque de guerra 😅
  7.  # 7

    Betão C30/37 é o único que tem classe exposição para piscinas.. abaixo disso não existe
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, brunoquad
  8.  # 8

    Colocado por: RicardoPortoBetão C30/37 é o único que tem classe exposição para piscinas.. abaixo disso não existe


    Desconhecia, pensei que xd2 podia ser obtido através do ligante e que a classe era indiferente... Um gajo está sempre a aprender!
  9.  # 9

    Eu sempre vi betonar tudo junto, primeiro laje, logo a seguir paredes.

    Parece que a moda mudou, fazem uma de cada vez e inventam um produto para as juntas.

    É a economia a funcionar.

    Criar um problema para depois vender a solução.
  10.  # 10

    nada disso
    tem logica betonar por partes e uma junta waterstop não é nada do outro mundo.
  11.  # 11

    Colocado por: VarejoteÉ a economia a funcionar.

    Não é qq empreiteiro que consegue ter a cofragem necessária para efectuar correctamente a betonagem das paredes ao mesmo tempo da laje de fundo...
    Isso tem os seus custos...
    • riscos
    • 22 dezembro 2022 editado

     # 12

    betonagem em duas fases para quando forem encher os muros segurarem a cofragem dos muros com extensores à laje já betonada anteriormente a zona mas perigosa é a ligacão entre a base e parede, a base deve estar ja acabada para que o vibrador possa ir ate ao fundo e ser bem vibrado no fundo. se fizerem tudo ao mesmo tempo com algum tempo de secagem da laje primeiro vao evitar ir com o vibrador abaixo para a massa na fugir/deslizar para a base ou seja vai ficar mal vibrado e com "xoxos". Para alem disso..bem feito é fazer um quebra cantos entre a ligação, e ja agora armadura na diagonal para evitar a fissuração dos cantos..
  12.  # 13

    Colocado por: Diogo10ssendo que depois as retrações são diferentes e poder provocar fissuras.

    O seu engenheiro nunca deve ter feito vigas invertidas ou troços de muros ou paredes em betão...se o problema dele é esse ele que compre cola para colar betão fresco a betão seco . Sika Icosit.
  13.  # 14

    Colocado por: Diogo10sQuanto à armadura, duvido que uma armadura mais reforçada vá segurar a retração, faz parte do processo de cura e não tem a ver com dimensionamento

    Claro que a armadura deve ser calculada para resistir à retracção e claro que faz parte do dimensionamento. É esse o motivo pelo qual os muros de suporte de terras têm armaduras horizontais, caso contrário não estariam a fazer nada lá. Agora se o seu projetista não a calcula já é outra conversa.
  14.  # 15

    Sendo agora boa parte das piscinas revestida com tela armada, isso continua a ser assim tão importante?

    O que dizer então das piscinas de blocos?
  15.  # 16

    Colocado por: Bragas VSendo agora boa parte das piscinas revestida com tela armada, isso continua a ser assim tão importante?

    O que dizer então das piscinas de blocos?
    as piscinas de blocos levam malha e betão projetado..e duram metade da vida de uma em betão..
  16.  # 17

    Colocado por: riscosas piscinas de blocos levam malha e betão projetado.


    As que tenho visto... São rebocadas directo sobre a alvenaria armada... 😁
  17.  # 18

    bem que eu saiba as de betão projetado dizem ser bastante eficazes, blocos é como o Pedro diz

    Bragas V, penso que a tela armada não é garantia nenhuma da integridade do tanque, dai que uma piscina de betão armado é sempre uma mais valia, digo eu.
  18.  # 19

    Colocado por: marco1bem que eu saiba as de betão projetado dizem ser bastante eficazes, blocos é como o Pedro diz

    Bragas V, penso que a tela armada não é garantia nenhuma da integridade do tanque, dai que uma piscina de betão armado é sempre uma mais valia, digo eu.


    Eu sei que não, mas de qualquer forma, fissuras e micro fissuras passam um pouco para segundo plano..
  19.  # 20

    Colocado por: VarejoteEu sempre vi betonar tudo junto, primeiro laje, logo a seguir paredes.

    Parece que a moda mudou, fazem uma de cada vez e inventam um produto para as juntas.

    É a economia a funcionar.

    Criar um problema para depois vender a solução.

    Economia? A betonagem ficou caríssima 😅 cada bombagem 350 + 120€/m3 betão + taxa por metragem a menos(15€ cada metro a menos) + 100€ deslocação 😅
    A próxima irei fazer bombagem completa, encho as paredes primeiro com betão duro e bem vibrado, e o que sai em baixo da cofragem deve servir para o fundo praticamente...
 
0.0227 seg. NEW