Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros foristas,

Na minha moradia está projectado o revestimento de granito (pedra de 2cm) numa parede. A ideia era que fosse colado ao capoto. O arquiteto disse que não havia problema e o empreiteiro também disse que se fazia.
    Acontece que, ao estudar um pouco sobre isto e após verificar como o capoto foi aplicado (por pontos) fico com muitas dúvidas se isso não sera asneira.
    O granito tem uma densidade de 2600kg/m3. Logo para 2cm de espessura estamos a falar de 52kg/m2. Dúvido muito que o ETICS aguente com isto. Será uma questão de tempo até dar asneira (acho eu).

Por isso, ando a estudar opções em cerâmica.

A margres tem as linhas LINEA e KERLITE que são de baixa espessura (3.5mm). Estamos a falar de menos de 8kg/m2.
    A pamesa também tem soluções idênticas.

Qual o problema? O preço, nenhuma dessas soluções fica abaixo dos 60€/m2.

Sabem se existe cerâmica de baixa espessura a preços mais económicos? E aplicar cerâmica numa parede exterior (ETICS) pode dar asneira? Que cuidados se devem ter para não começar a ter escorridos nas juntas?

Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: pvieira91fico com muitas dúvidas se isso não sera asneira
    e com muita razão. se quiser a pedra nessas zonas terá de estudar um sistema mais robusto para agarrar a pedra e ter continuidade do isolamento
    • eu
    • 22 dezembro 2022 editado

# 3

Vale o que vale: eu tenho aqui uma parede ETICS EPS 8cm espessura, colado por pontos, revestida com granito de 2 cm de espessura, e até agora, problemas zero.

O peso do granito incide de forma paralela com o EPS, isso faz toda a diferença.

A minha sugestão é simples: experimente colar uma única pedra num pedaço de ETICS feito numa parede qualquer de teste e depois experimente fazer diversas forças nessa pedra. Se calhar vai ter uma surpresa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
    • box
    • 22 dezembro 2022

# 4

Vale o que vale que não percebo nada disto... mas se aplicar o granito sem junta apoiado num suporte adequado (por baixo da 1ª fiada) a colagem a ETICS será praticamente para garantir a verticalidade da coisa. Se tiver dúvidas pode pedir para colocar buchas sobre a 1ª camada de rede e depois aplicar 2ª camada de rede. mas atenção que isto são só bitaites!
  3.  # 5

Colocado por: pvieira91

Qual o problema? O preço, nenhuma dessas soluções fica abaixo dos 60€/m2.

E o granito fica?
  4.  # 6

Colocado por: Bragas V

E o granito fica?

~30
  5.  # 7

Colocado por: boxVale o que vale que não percebo nada disto... mas se aplicar o granito sem junta apoiado num suporte adequado (por baixo da 1ª fiada) a colagem a ETICS será praticamente para garantir a verticalidade da coisa. Se tiver dúvidas pode pedir para colocar buchas sobre a 1ª camada de rede e depois aplicar 2ª camada de rede. mas atenção que isto são só bitaites!

A ideia das buchas segurarem a rede parece-me correta. Do que leio os sistemas mais robustos trabalham assim mesmo.
  6.  # 8

Colocado por: euVale o que vale: eu tenho aqui uma parede ETICS EPS 8cm espessura, colado por pontos, revestida com granito de 2 cm de espessura, e até agora, problemas zero.

O peso do granito incide de forma paralela com o EPS, isso faz toda a diferença.

A minha sugestão é simples: experimente colar uma única pedra num pedaço de ETICS feito numa parede qualquer de teste e depois experimente fazer diversas forças nessa pedra. Se calhar vai ter uma surpresa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pvieira91

Há quantos anos tem isso? E qual a altura da parede?
    • eu
    • 28 dezembro 2022

# 9

Colocado por: pvieira91Há quantos anos tem isso?

Desde 2010.

Colocado por: pvieira91E qual a altura da parede?

É uma parede na rampa para a cave; na parte mais funda tem uns 2,7 m .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseMBOliveira

0.0143 seg. NEW