Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Há muito que acompanho e leio este fórum pois sempre tive vontade de um dia construir uma casa. Essa vontade intensificou-se com a pandemia e, há cerca de um ano, eu e a minha mulher comprámos um terreno cujas imagens deixo em anexo. O terreno permite a construção de duas moradias (de acordo com o PDM)

    Não tenho grande experiência com construção... e no verão iremos contactar um arquiteto no sentido de darmos início ao nosso projeto, sabendo desde já que será um caminho longo e difícil :)

    Pretendemos fazer um destaque e construir uma moradia apenas. O terreno restante, no futuro, logo se verá o que fazemos com ele.

    Aquilo que eu gostaria de vos pedir, nesse ponto de partida, seriam alguns conselhos que eventualmente nos possam dar, nomeadamente:

    - que tipo de moradia acham adequada para este terreno?

    - O facto de ter um desnível relativamente à estrada pode ser problema, nomeadamente ao nível de escoamento de águas?

    - O que fariam com o poço?

    Agradeço desde já toda a atenção e todos os conselhos são bem-vindos!
      WhatsApp Image 2022-12-22 at 19.58.39 (2).jpeg
      WhatsApp Image 2022-12-22 at 19.58.38.jpeg
      Terreno1.jpg
  2.  # 2

    o terreno vem até ao alcatrão?
    em relação ao que pede penso que pouco se poderá dizer neste momento sem conhecer os indices construtivos, orientação solar, o que relamente precisa em termos funcionais para a sua casa,
    de resto pode aferir desde já a capacidade de infiltração do terreno pois isso será importante para que se venha a adoptar a melhor solução para o "contato" com o solo da edificação.
    quanto ao poço se puder integre-o na solução de arranjos exteriores, há muita forma de o fazer desde criar uma "tampa" e fazer uma bertura mais estreita tipo aquela imagem em que se tira com um balde e uma roldana... é sempre bom se tiver água para rega do espaço exterior.
  3.  # 3

    Sim, o terreno vem até ao alcatrão. Penso que, de acordo com as regras o muro terá de recuar um pouco...

    A minha grande dúvida é se o desnível relativamente à estrada será problema? Por conta do escoamento das águas. Envio outra perspetiva do terreno.
      WhatsApp Image 2022-12-22 at 19.58.39 (3).jpeg
  4.  # 4

    Colocado por: Fernando CoelhoPretendemos fazer um destaque e construir uma moradia apenas. O terreno restante, no futuro, logo se verá o que fazemos com ele.

    - que tipo de moradia acham adequada para este terreno?

    - O facto de ter um desnível relativamente à estrada pode ser problema, nomeadamente ao nível de escoamento de águas?

    - O que fariam com o poço?
    se nao tiver necessidade agora, poupe o € do destaque, faz depois se quiser.
    1- o tipo de moradia que mais se adequar à sua necessidade, só vc sabe do que necessita. a casa tem de ser resposta a isso.
    2 - não.
    3 - nada. tente integrar o poço no resto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Coelho
  5.  # 5

    Tem aí um terreno bem interessante, parabéns. Moradia térrea, claro. Com tanto espaço não faz sentido construir em altura (depende sempre da área que puder construir).

    O poço se tiver água deve manter. Colocar 1 ou 2 aneis de betão e uma tampa em cima com visita.

    Entendo a preocupação com os esgotos, de início também falava sempre disso, mas após construir posso dizer-lhe que esqueça isso, os técnicos ligam os esgotos até a 100 metros. Têm solução para o seu caso, garanto-lhe.
    Concordam com este comentário: Susi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Coelho
  6.  # 6

    Obrigado pelos vossos comentários! Deixam-me mais tranquilo... pois eu não percebo nada de obras :)

    A ideia da casa é ser, numa fase inicial, uma segunda habitação para, posteriormente, virar primeira e única habitação. O terreno fica localizado em Pombal (terra dos meus sogros) mas nós trabalhamos em Seia (Serra da Estrela).

    Vamos fazer um primeiro contacto com o arquiteto no próximo verão, pois ainda estamos a ganhar algum tempo (€) :)
  7.  # 7

    Esse terreno quer um -1 +rc.
    Faria sala+cozinha em open space no -1 e os quartos no rc.
    Isso orientado para sul.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Coelho
  8.  # 8

    Colocado por: SirruperEsse terreno quer um rc +1.

    Esse terreno vai ter a cota do firme a mais de 3m da cota da estrada, e depois lá vem a questão de fazer ou não uma cave.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Coelho
  9.  # 9

    Colocado por: Pickaxe
    Esse terreno vai ter a cota do firme a mais de 3m da cota da estrada, e depois lá vem a questão de fazer ou não uma cave.

    Eu queria dizer -1+rc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Coelho
  10.  # 10

    Isso para fazer só 1 piso é complicado, mas era o que eu faria. Um coisa compacta de estrutura simp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Coelho
  11.  # 11

    Boas Festas!

    A minha dúvida relativamente ao tipo de moradia tem exatamente a ver com o facto de ser térrea ou -1 + R\ch. Não fazemos a mínima ideia do que é melhor em função do declive do terreno.

    Mas isso será então trabalho para o arquiteto :)

    Quando houver novidades (lá para o verão) eu coloco por aqui! Obrigado mais uma vez!
  12.  # 12

    qual a zona já agora?
  13.  # 13

    Colocado por: marco1qual a zona já agora?


    Pombal
  14.  # 14

    bons projetos para 2023
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Coelho
  15.  # 15

    Bom dia Fernando,

    O terreno parece interessante, mas conforme já lhe foi dito a maior preocupação será mesmo fazer uma moradia adaptada á vossa forma de vivência, bem como a orientação solar dos espaços que a compõem. Não conhecendo o terreno, parece-me no entanto ter algum desnível, o que poderá acabar por justificar uma cave, e talvez um rés do chão, dada a dimensão da parcela.
    Quando fala do escoamento das águas, estará a falar das águas pluviais? Se assim for, as águas do arruamento serão barradas pelo passeio pedonal público, que é obrigatório prever em Pombal, sendo que as que se juntarem dentro do terreno seguirão o seu percurso natural acabando por se infiltrar no terreno.
    Relativamente ao poço, partilho da mesma opinião de outros, considerando que o deve manter, enquadrando-o nos arranjos exteriores.
    A informar, pelas fotografias, parece-me que o arruamento possa ser classificado, de acordo com o regulamento de Pombal, como "outro caminho público" sendo o afastamento do muro ao eixo de via de 5m e da construção/moradia de um minimo de 8m ao eixo de via, caso seja classificado como "caminho municipal" de minimo de 10m. Na frente da parcela, neste caso a destacar, haverá lugar á construção de um passeio pedonal público com 1,75m de profundidade e inicio a 3,25m do eixo de via, bem como a construção de um lugar de estacionamento público. Haverá ainda lugar á construção, por baixo do passeio público, de uma linha de águas pluviais com colocação de sarjetas de recolha das águas pluviais do arruamento, a escoar para a extremidade do passeio.
    Alguma duvida adicional que possa ter...

    Cumprimentos,
    Rui Rodrigues
    Concordam com este comentário: Bigmouse
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Coelho
  16.  # 16

    Sim, o meu grande receio são as águas pluviais!

    A casa irá, numa fase inicial, funcionar como uma segunda habitação/casa de férias para, posteriormente, se transformar em primeira habitação! Com a pandemia passei a trabalhar em casa e pretendo, aos poucos, mudar o meu negócio para esta casa (e Pombal), só preciso de um escritório.

    A minha ideia para a casa é privilegiar os espaços exteriores. Não precisamos de uma casa muito grande, uma vez que só temos uma filha (já com 15 anos) e não pretendemos ter mais filhos :). Mas gostaria imenso que o espaço exterior fosse agradável e permitisse a prática de algum tipo de desporto (basket, futebol ou natação - se o orçamento assim o permitir) e um pedaço de terreno para cultivar ou jardinar. A pandemia mudou totalmente a minha visão relativamente à habitação... Nós vivemos num apartamento e quero definitivamente sair dele! Daí a compra deste terreno há cerca de 1 ano.

    Só não contávamos com o início da guerra e esta inflação galopante! Caso, contrário, já teríamos iniciado o projeto. Devido à subida de preços, e também das taxas de juros, estamos a adiar o início para o verão por forma a minimizar os custos de um eventual empréstimo!

    Obrigado a todos!
    Concordam com este comentário: Matisofi
 
0.0211 seg. NEW