Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Há muito que acompanho e leio este fórum pois sempre tive vontade de um dia construir uma casa. Essa vontade intensificou-se com a pandemia e, há cerca de um ano, eu e a minha mulher comprámos um terreno cujas imagens deixo em anexo. O terreno permite a construção de duas moradias (de acordo com o PDM)

    Não tenho grande experiência com construção... e no verão iremos contactar um arquiteto no sentido de darmos início ao nosso projeto, sabendo desde já que será um caminho longo e difícil :)

    Pretendemos fazer um destaque e construir uma moradia apenas. O terreno restante, no futuro, logo se verá o que fazemos com ele.

    Aquilo que eu gostaria de vos pedir, nesse ponto de partida, seriam alguns conselhos que eventualmente nos possam dar, nomeadamente:

    - que tipo de moradia acham adequada para este terreno?

    - O facto de ter um desnível relativamente à estrada pode ser problema, nomeadamente ao nível de escoamento de águas?

    - O que fariam com o poço?

    Agradeço desde já toda a atenção e todos os conselhos são bem-vindos!
      WhatsApp Image 2022-12-22 at 19.58.39 (2).jpeg
      WhatsApp Image 2022-12-22 at 19.58.38.jpeg
      Terreno1.jpg
  2.  # 2

    o terreno vem até ao alcatrão?
    em relação ao que pede penso que pouco se poderá dizer neste momento sem conhecer os indices construtivos, orientação solar, o que relamente precisa em termos funcionais para a sua casa,
    de resto pode aferir desde já a capacidade de infiltração do terreno pois isso será importante para que se venha a adoptar a melhor solução para o "contato" com o solo da edificação.
    quanto ao poço se puder integre-o na solução de arranjos exteriores, há muita forma de o fazer desde criar uma "tampa" e fazer uma bertura mais estreita tipo aquela imagem em que se tira com um balde e uma roldana... é sempre bom se tiver água para rega do espaço exterior.
  3.  # 3