Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos. Comprei recentemente um apartamento e tenho vindo a notar uma cheiro a fumo dentro de um dos quartos da casa. Moro no último antar do prédio e o quarto encontra-se junto a outro quarto e junto a cozinha, mas não há ligação entre o quarto e a cozinha.

    No período da noite verifico sempre um cheiro a fumo no quarto, mas ninguém em casa fuma, e nem ligo a lareira. Aliás, não parece haver nenhum fonte de fumo aparente. Não percebo de onde é que o cheiro possa vir. Tenho receio que o quarto esteja intoxicado por algum produto ou material que desconheço.

    E o estranho é que o cheiro só se nota de forma mais intensa durante a noite.

    Alguém tem algum sugestão sobre qual possa a origem do fumo?

    Agradeço a vossa ajuda.
  2.  # 2

    Vem da rua, é o mais provável. Por acaso não nota que o cheiro é mais intenso em dias de chuva do que em dias de sol? Uma chaminé com tiragem deficiente (e arrisco a sizer que há mais chaminés mal feitas do que bem feitas), em vez de espalhar o fumo e a fuligem no ar, tende a fazer uma nuvem mais ou menos baixa e concentrada. Em dias de tempo encoberto é pior, ainda menos dispersa. Não me admiraria muito que esse fumo viesse da chaminé de algum vizinho. Inclusivamente pode vir do seu próprio prédio: a nuvem de fuligem vai caindo lentamente e, azar!, a sua janela está no caminho.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  3.  # 3

    Colocado por: ClioIIVem da rua, é o mais provável. Por acaso não nota que o cheiro é mais intenso em dias de chuva do que em dias de sol? Uma chaminé com tiragem deficiente (e arrisco a sizer que há mais chaminés mal feitas do que bem feitas), em vez de espalhar o fumo e a fuligem no ar, tende a fazer uma nuvem mais ou menos baixa e concentrada. Em dias de tempo encoberto é pior, ainda menos dispersa. Não me admiraria muito que esse fumo viesse da chaminé de algum vizinho. Inclusivamente pode vir do seu próprio prédio: a nuvem de fuligem vai caindo lentamente e, azar!, a sua janela está no caminho.
    Concordam com este comentário:mhpinto


    Eu tinha exatamente esse problema no meu antigo apartamento. E era um primeiro andar. Não era todos os dias, até porque os vizinhos também nem sempre acendiam a lareira, mas de vez em quando lá calhava.
    • smst
    • 23 dezembro 2022

     # 4

    Tem algum apartamento vizinho colado a esse quarto? Se sim muito provavelmente a lareira do vizinho fica do outro lado da parede do seu quarto ou então a tubagem das chaminés do restante edificio.
  4.  # 5

    Colocado por: CheiroafumoNo período da noite verifico sempre um cheiro a fumo no quarto, mas ninguém em casa fuma, e nem ligo a lareira. Aliás, não parece haver nenhum fonte de fumo aparente. Não percebo de onde é que o cheiro possa vir. Tenho receio que o quarto esteja intoxicado por algum produto ou material que desconheço.

    Tem aquecimento central no quarto?
  5.  # 6

    Lareira de vizinhos. Também nos aconteceu há uns anos. Atenção que pode ter C02 a entrar em casa...
  6.  # 7

    um filho a fumar às escondidas? :-)
  7.  # 8

    Pode ser do exaustor da cozinha, basta um vizinho debaixo estar a fumar na cozinha dele.
    Então se for daqueles exaustores/colunas que têm temporizador ligado durante mais de um período de tempo num dia (e normalmente engloba cerca de 3h cada período), pode estar aí alguma ligação.
 
0.0118 seg. NEW