Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

essa janela do wc da suite ai nesse alçado é que ficou a desejar...
  2.  # 42

Colocado por: likAok..pensei que poderia colocar no piso de cima, visto que tem acesso directo para la da parte de tras e assim ficaria com mais aproveitamento da vista..

queria dizer ao ocntrario..poderia colocar os quarto em baixo e sala em cima....lolol..isso porque a casa parece ter acesso da parte de tras
    •  
      Mk Pt
    • 29 janeiro 2010

# 43

Colocado por: raja
    Colocado por: Mk PtBem já que todos aqui falam bem do projecto, venho mandar uns bitaites para o ar...

Como é pretende solucionar o problema de ter vãos dessas dimensões nos quartos voltados a sul no verão?
    É que os da sala ainda são protegidos pelo facto dos quartos ficarem em consola, mas os quartos não terão protecção nenhuma...
    Em que local se situa o seu terreno?

Tem noção dos custos que vãos dessas dimensões vão ter? E dos custos que vai ter com a climatização futuramente [tanto de verão a arrefecer, como de inverno a aquecer...]?

[e o que é o que meu caríssimo colega Fernando Gabriel tem a dizer deste assunto que trouxe a 'lume'?]

O projecto até está bem conseguido, mas esta questão dos vãos acho que devia ser revista...

Estas pessoas agradeceram este comentário:raja

A moradia tem os vãos principais (quartos) virados para sudeste.

Prevemos ainda a colocação de estores exteriores automaticos.

Pois, eu não consegui perceber a orientação, logo deduzi pelas cotas onde estaria 'o norte', que olhando por este sistema os quartos estariam virados a sul..

Mesmo sendo a sudeste acho que os vão estão demasiado desprotegidos.
    E depois olhando para os 3d parece-me que essa laje de cobertura está demasiado fina para a realidade da construção, em que a cobertura terá que ter pendentes e caleiras e provavelmente platibanda para 'esconder' isso [e esconder também os painéis solares de AQS]... Uma possibilidade de proteger os vãos seria usar a platibanda para 'subir' e criar brises soleil a proteger os vãos..
    Não sei, a mim parece-me que apostar unicamente em estores para proteger do sol [e da chuva] os vão não é boa ideia...

E não conheço o seu orçamento/disponibilidade financeira para a concretização deste seu sonho, mas mais uma vez alerto-o que os custos de toda esta área envidraçada não vai sair nada barata mesmo [e provavelmente vai exigir maior uso de arrefecimento no verão/aquecimento no inverno]..
    Eu gosto desse tipo de vãos, mas isso tem custos, tanto na construção como no futuro para manter temperaturas agradáveis dentro da casa..
  3.  # 44

pois alguém tinha me falado da orientação? se colocarem estores exteriores não vejo problema nenhum.

Colocado por: Mk PtTem noção dos custos que vãos dessas dimensões vão ter? E dos custos que vai ter com a climatização futuramente [tanto de verão a arrefecer, como de inverno a aquecer...]?

[e o que é o que meu caríssimo colega Fernando Gabriel tem a dizer deste assunto que trouxe a 'lume'?]

carissimo nem baratisiimo...vejamos; o essencial cumpre, planta, exteriores, bom projecto, e o colega está preocupado com a dimensão dos vãos, coisa que se resolve com estores, nem que seja depois de se sentirem num forno os usuários, agora nem me parece assim tanto vidro comparado para o que tenho visto por ai.
  4.  # 45

Colocado por: Mk PtE depois olhando para os 3d parece-me que essa laje de cobertura está demasiado fina para a realidade da construção, em que a cobertura terá que ter pendentes e caleiras e provavelmente platibanda para 'esconder' isso [e esconder também os painéis solares de AQS]... Uma possibilidade de proteger os vãos seria usar a platibanda para 'subir' e criar brises soleil a proteger os vãos..

o projecto está bom e você está a colocar problemas"" que não alteram nada o projecto na sua substancia, isso ou é esquecimento em 3d ou alguém que ainda tem pouco calo nesses pormenores e que vai reparar nisso aquando da construção e aprender por si próprio , mas é alguém que no que interessa passa bastante bem, está aprovado.
    •  
      Mk Pt
    • 29 janeiro 2010 editado

# 46

Colocado por: Fernando Gabrielpois alguém tinha me falado da orientação? se colocarem estores exteriores não vejo problema nenhum.

Colocado por: Mk PtTem noção dos custos que vãos dessas dimensões vão ter? E dos custos que vai ter com a climatização futuramente [tanto de verão a arrefecer, como de inverno a aquecer...]?

carissimo nem baratisiimo...vejamos; o essencial cumpre, planta, exteriores, bom projecto, e o colega está preocupado com a dimensão dos vãos, coisa que se resolve com estores, nem que seja depois de se sentirem num forno os usuários, agora nem me parece assim tanto vidro comparado para o que tenho visto por ai.

Sim o essencial cumpre, por isso estou a pegar nestes pormenores... ;)

Sim, também já vi projectos/casas com mais vidro, mas na minha opinião áreas assim envidraçadas devem ser protegidas de alguma forma. Neste caso os vidros da sala até estão, mas os quartos não e claro que funciona com os estores, mas se tivesse alguma protecção que permitisse entrar o sol de inverno e proteger do sol no verão seria mais agradável, na minha opinião...

Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: Mk PtE depois olhando para os 3d parece-me que essa laje de cobertura está demasiado fina para a realidade da construção, em que a cobertura terá que ter pendentes e caleiras e provavelmente platibanda para 'esconder' isso [e esconder também os painéis solares de AQS]... Uma possibilidade de proteger os vãos seria usar a platibanda para 'subir' e criar brises soleil a proteger os vãos..

o projecto está bom e você está a colocar problemas"" que não alteram nada o projecto na sua substancia, isso ou é esquecimento em 3d ou alguém que ainda tem pouco calo nesses pormenores e que vai reparar nisso aquando da construção e aprender por si próprio , mas é alguém que no que interessa passa bastante bem, está aprovado.

Não sei se será esquecimento em 3d ou pouco calo a prever isso...
    Mas se for a segunda hipotese, já não é bom sinal...

E sim mais uma vez digo, estou a pegar em 'problemas' que não são muito relevantes, porque como disse no geral o projecto está bem conseguido...
    Isso do 3d só peguei para colocar uma hipotese de protecção aos vãos dos quartos, e ao mesmo tempo informar que o 3d não está completamente rigoroso face ao que será a realidade, porque embora seja um pormenor, uma coisa é ver apenas uma laje de 30cm e outra é laje mais platibanda...
  5.  # 47

relativamente a minha sugestão..alguem me sabe dizer se é viavél?
    •  
      Mk Pt
    • 29 janeiro 2010 editado

# 48

Colocado por: likArelativamente a minha sugestão..alguem me sabe dizer se é viavél?

Ter a sala em cima iria ganhar melhor vista, isto supondo que a vista é bonita e agradável...
    Mas depois perdia a zona verde ao nível da sala, que sendo a área mais social da casa é agradável ter acesso ao exterior até porque pelo que percebi será um espaço exterior protegido em termos de abrigo face à [possivel, não sei] predominância de vento norte..

Depois existe a possibilidade de frente à zona dos quartos existir casas vizinhas, o que iria retirar privacidade aos quartos se estes estivessem ao nível térreo..Mas isto é suposições, não conheço o espaço envolvente...

Mas sinceramente como está no projecto não me parece que esteja a funcionar mal...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: housik, raja
    • raja
    • 29 janeiro 2010

# 49

outro angulo ...

desta vez da parte de cima
      entrada2.jpg
  6.  # 50

Posso fazer uma questão um pouco diferente?

- Reparo que as paredes exteriores têm 25cm e as interiores 15cm. Por norma não custuma ser 30cm/20cm?

Quanto à planta:
    1- Gosto da suite. É uma solução diferente e penso que agradável. Já agora: Que materiais serão utilizados para materializar esse wc?
    2- Pessoalmente, inverteria a disposição da IS de serviço aos 2 quarto para ter a porta do lado esquerdo e aumentava os quartos mais um pouco. A zona comum (Biblio?) se é de passagem poderia ser mais reduzida. Se for para utilizar com outra finalidade, será um pouco esquisito pois tem todas as portas.
    3- Quanto à entrada, é um pouco confuso entrar para a zona mais privada mas compreendo que deve ser do terreno.
    4- Em baixo nada a assinalar.

Cumprimentos
    •  
      Mk Pt
    • 29 janeiro 2010

# 51

Colocado por: RelopesPosso fazer uma questão um pouco diferente?

- Reparo que as paredes exteriores têm 25cm e as interiores 15cm. Por norma não custuma ser 30cm/20cm?

Cumprimentos

Por norma, em construção 'normal' [alvenaria com 2 panos de tijolo e caixa de ar ao meio], e para seguir as necessidades em termos de eficiência térmica uma parede exterior deve ter uns 38cm: 2cm de reboco + tijolo de 11 + 4cm de caixa de ar + 4cm de XPS + tijolo de 15 + 2cm de reboco.. Mas claro que se pode cortar num lado/aumentar noutro, mas no final parede exterior deste tipo andará entre 35/36 e 40cm...

Paredes interiores por norma são mesmo com 15cm [2cm de reboco + tijolo de 11 + reboco de 2cm], por 'norma' paredes interiores só se fazem mais grossas para separar espaços sociais dos privados [espaços 'ruidosos' de onde se pretenda silencio], trocando o tijolo de 11 por tijolo de 15, embora se existir algo que ajude no isolamento sonoro [exemplo de um guarda vestidos embutido nesse parede que faz a separação sala-quartos] já não é necessário ter a parede com mais de 15cm..

Mas depois existem os métodos de construção que não são tão 'convencionais' que podem permitir diminuir a espessura da parede exterior e também das paredes interiores... Como por exemplo fazer isolamento com cappotto, etc...

Mas de facto eu não tinha reparado bem nas paredes exteriores com 25cm, parecem-me demasiado optimistas, seja qual for o método construtivo...

Porque em certas zonas vai ter que haver estrutura - pilares ou paredes estruturais em betão- que tendo um total de 25cm não chega para essa estrutura+reboco/acabamento interior+isolamento+revestimento exterior [e não coloco caixa de ar, porque o que já referi ultrapassa os 25cm..]...
    E reparo que a parede da sala e da i.s. de apoio à sala/cozinha que vai servir de contenção ['encostada' à terra] também aparenta ter 25cm, o que é completamente irreal! Esta parede vai fazer contenção de terras [e fazer suporte do piso de cima], o que em termos estruturais é muito dificil que por si só tenha menos de..25cm... talvez até poderá, bem calculada e tal, ter uns 20... mas visto que é parede da sala ter algum isolamento térmico + placas de gesso cartonado [pladur], ou pelo menos caixa de ar e depois tijolo de 7 [pelo menos] + reboco/estuque.... 25cm aqui e para paredes exteriores parecem-me irreais...
    • raja
    • 1 fevereiro 2010

# 52

agradeço os comentarios. Relativamente à espessura das paredes vou pedir esclarecimentos...

Queria agora o vosso contributo para uma pequena alteração que gostava de fazer no 1.º piso: mudar a banheira da IS da suite para a outra IS. Acham viável? Na IS da suite preferia uma base duche extra large...
    • raja
    • 2 fevereiro 2010 editado

# 53

Relativamente as paredes exteriores, existe um engano no desenho... as mesmas não são com 25cm mas sim com cerca de 31 cm. O dono da obra/construtor pretende executar as mesmas com um BLOCO ISOLTÉRMICO, a qual tem cerca de 25 cm de espessura. A somar a isto reboco interior e exterior (3+25+3)=31 cm.

As caracteristiacs técnicas do bloco encontram-se no seguinte endereço:

http://www.prebel.pt/ficheiros/ficheiros/FRENTE_BLOCO_ISOTERMICO.pdf
  7.  # 54

Colocado por: rajaagradeço os comentarios. Relativamente à espessura das paredes vou pedir esclarecimentos...

Queria agora o vosso contributo para uma pequena alteração que gostava de fazer no 1.º piso: mudar a banheira da IS da suite para a outra IS. Acham viável? Na IS da suite preferia uma base duche extra large...

acho viável apenas para dar acesso a uma banheira aos outros quartos, de resto achava até bastante bem ter a banheira na suite, porque não instala numa e noutra casas de banho banheiras.
    eu não tirava a banheira da suite, mas acrescentava no outro wc outra.
  8.  # 55

para quando o 3d das plantas?gostaria muito de ver!
    • raja
    • 3 fevereiro 2010

# 56

E agora uma 3d do interior
      sala.jpg
    •  
      Mk Pt
    • 3 fevereiro 2010

# 57

Colocado por: rajaRelativamente as paredes exteriores, existe um engano no desenho... as mesmas não são com 25cm mas sim com cerca de 31 cm. O dono da obra/construtor pretende executar as mesmas com um BLOCO ISOLTÉRMICO, a qual tem cerca de 25 cm de espessura. A somar a isto reboco interior e exterior (3+25+3)=31 cm.

As caracteristiacs técnicas do bloco encontram-se no seguinte endereço:

http://www.prebel.pt/ficheiros/ficheiros/FRENTE_BLOCO_ISOTERMICO.pdf

Mesmo assim não sei se esses blocos são suficientes, penso que por norma com blocos térmicos desse tipo costuma-se colocar isolamento cappotto do lado de fora...
    E o construtor pode pretender colocar esses blocos, mas isso tem que ser sujeito à certificação térmica, logo só fazendo cálculos de térmica a ver se cumpre...
    [e não sei se é necessário certificação pelo LNEC, ou se esses blocos têm esta certificação, o J Cardoso percebe mais deste assunto]...
  9.  # 58

muito fixe agora uma questão que já deve estar mais que batida mas com que programa fizeste este magnifico trabalho????
    agora esta excelente
  10.  # 59

esse tipo de projecto é até bastante dificil de resolver quando o terreno tem essa inclinação toda
  11.  # 60

Colocado por: AugstHill
    Colocado por: lobito
    Colocado por: AugstHillNão cumpre as acessibilidades e a IS dá para o hall. Isto é uma gravação...

Desculpem lá, devo andar muito distraída: que história é essa de a IS dar para o hall? Ou antes, que mal tem?

Há correntes de opinião neste forum que sustentam que as visitas nunca viram o reclame do Imodium e... Não digo mais.

como diz o evaristo da esquina, (para notarem como sou muito erudito): "não", mas aqui em Sintra é a
    medina que manda, nunca diz que gosta das minhas canções, nem as aprova.

0.0263 seg. NEW