Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Procuro profissional ou empresa na zona de Portalegre para analisar e remodelar a parte elétrica de um apartamento antigo.
    O proprietário anterior usava gás de botija e não tenho vontade nenhuma de depender desse tipo de gás num apartamento.
    A ideia será instalar tudo elétrico mas como referi a casa é antiga e de certeza que não está preparada para os eletrodomésticos que quero instalar.
    Desconfio que será necessário abrir paredes para renovar e criar circuitos elétricos dedicados para os equipamentos.

    -Cozinha:
    -Termoacumulador
    -Placa de indução
    -Forno de encastre
    -Combinado
    -Casa de banho secundária:
    -Máquina de Lavar roupa
    -Sala
    -TV, box, etc
    -Escritório
    -computador
    -Divisão para tratar da roupa
    -ferro de engomar
    -Quarto

    Eletricidade não é a minha praia e não quero brincar com uma coisa séria.
    Quero que seja tudo feito como deve ser para ter uma instalação bem feita e segura.
  2.  # 2

    Primeiras coisas primeiro: Toca a visitar uma loja da e-redes e a perceber quanta potência ainda está disponível no ramal desse prédio. Não quer fazer uma obra completa para depois descobrir que não pode ter mais de dois bicos da placa acesos de cada vez.

    Dito isto, numa nota pessoal encorajava-o a manter o fogão a gás: É muito mais agradável de utilizar e uma botija dura meses e meses se não for usada para mais nada. Se mantiver também um esquentador a gás acaba por usar um botija de mês a mês e tem a segurança de poder tomar banhos quentes e fazer jantar mesmo que haja um problema eléctrico no bairro. (coisa cada vez mais comum infelizmente)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Francisco Candeias
  3.  # 3

    Obrigado pela dica da loja E-Redes.
    Em relação ao gás o problema é que não é só para cozinhar.
    É lavar loiça, banhos.
    Depois tenho outro problema: a cozinha é pequena.
    Inicialmente ainda pensei em meter um fogão com porta bilhas mas rouba-me espaço. Além disso o antigo proprietário tinha o fogão e esquentador ligado com um "T" e pelo que vi essa ligação não só não é segura como não é permitida.
    Ou seja teria de investir numa instalação de gás segura já para não falar que provavelmente teria de substituir também o esquentador.

    Por estas razões é que tenho vontade de pôr tudo elétrico.
  4.  # 4

    Sobre a questão da potência admissível no local, pode verificar isso online no balcão digital da e-redes.

    Em relação a acabar com o gás, eu tenho assim há vários anos. Se tivesse gás canalizado podia ser boa ideia manter, gás de bilha é muito mais caro e incómodo. Acaba mais depressa a bilha a meio de um banho do que falta a electricidade 😁 Dito isto, o termoacumulador pode não ser uma fonte de água quente barata, se gastarem muita água ou a tiverem muito quente, sente-se bem na conta... Mas o preço de aquisição é muito baixo em comparação com qualquer outra fonte.
    Tenho isso tudo (tenho BC para AQC+AQS em vez de termoacumulador), mais VE e com 6,9kVA não tenho quaisquer problemas.

    Sobre os profissionais para essa zona, terá de procurar localmente. Escrevi no google "Electricista Portalegre" e tenho vários resultados, avaliações, etc. Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Francisco Candeias
  5.  # 5

    Se o prédio tivesse gás canalizado ponderava manter essa fonte mas não é o caso.
    Acho que depender de gás de bilha para cozinhar, banhos e loiça será mais dispensioso.
    Pelo que vejo uma garrafa de gás na minha zona ronda em média 30€
    E depois temos a questão da segurança do apartamento.
    Sinceramente acho que gás de garrafa não é uma opçao viável.

    Tenho um colega de trabalho que percebe bem mais que eu da matéria e sugeriu-me analisar termoacumuladores que tenham 2 depósitos, sejam inteligentes de modo a programar o horário de aquecimento, etc.
    Por essa razão é que ando a pensar no termoacumulador.

    Desculpe a minha ignorância Bruno Alves mas o que é BC para AQC+AQS e VE?
  6.  # 6

    Colocado por: Francisco Candeiaso que é BC para AQC+AQS e VE?

    Bomba de calor para aquecimento central e águas quentes sanitárias.
    Há bombas de calor para AQS apenas que são basicamente o equivalente ao termoacumulador, mas que têm um rendimento superior e por isso consomem muito menos. Mas custam muito mais.
    A minha BC é maior e exterior, é como um aparelho de AC grande, que tem capacidade de aquecer a casa através de radiadores e também aquece um depósito independente para as águas quentes sanitárias.

    VE=veículo eléctrico
  7.  # 7

    Francisco
    Na sua zona não existe gás natural?
    Seria uma boa opção
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Francisco Candeias
  8.  # 8

    No prédio em questão não. Se tivesse, sim seria uma boa opção.
    Por isso é que estou neste dilema
  9.  # 9

    Colocado por: Francisco Candeias
    Acho que depender de gás de bilha para cozinhar, banhos e loiça será mais dispensioso.
    E depois temos a questão da segurança do apartamento.
    Sinceramente acho que gás de garrafa não é uma opçao viável.


    Está a fazer um bicho de sete cabeças de uma situação energética perfeitamente comum. Algo como metade das famílias portuguesas, ou cerca de 2 milhões e meio de lares, usam gás engarrafado. Acha mesmo que é assim tão inseguro/caro/horroroso/inconveniente?

    Naturalmente que é lá consigo o que mete em casa mas não exageremos. Nem é tão grande dilema, faça o que faça a vida vai continuar. Eu gosto de gás e não me chateiam as botijas, mas a cada um o seu.
 
0.0148 seg. NEW