Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!

    Comprei casa em Agosto de 2022 (com 3 frações) com a minha namorada e tem um valor patrimonial de 114mil euros. Li na internet que teriamos isenção de IMI durante 3 anos e que para isso deveriamos mudar a nossa morada fiscal para lá. Acontece que a casa ainda está a precisar de muitas obras interiores (aproximadamente 6 meses a 1 ano de obras) e neste momento nao seria um lugar confiável de deixar a minha correspondência fiscal.

    Segundo o que percebi pelo troço abaixo, teria 2 meses após terem passado 6 meses da assinatura da escritura, o que para nós seria algo como Março/Abril. A primeira prestação do IMI seria em Maio, mas supostamente seria "agora" no final do ano definido se teria de pagar Alguém sabe se posso pedir já a isenção sem ter a morada fiscal lá? Ou se pedir em Abril ainda dá para contar não pagar até 2026?

    Outra coisa, as 3 frações, conta como 1 só? São anexos e garagens da mesma casa.

    "Esta isenção terá que ser requerida pelos sujeitos passivos, até 60 dias após o período de 6 meses que têm para afectação do imóvel a habitação própria e permanente e que começa a contar a partir da data da escritura pública de aquisição do prédio ou da conclusão das obras."

    Obrigado pela ajuda!
    • FFAD
    • 26 dezembro 2022

     # 2

    Não é obrigatório residir na morada fiscal, pode passar já desde que tenha licencça de habitação e uma caixa de correio...
  2.  # 3

    Mas é preciso mudar a morada fiscar para pedir a isenção?

    Licença de habitação não tem porque é anterior a 1951
  3.  # 4

    Colocado por: aalmeida156Mas é preciso mudar a morada fiscar para pedir a isenção?


    Tem de mudar a morada mas não tem de residir lá (como diz o user FFAD)

    Colocado por: FFADNão é obrigatório residir na morada fiscal, pode passar já desde que tenha licencça de habitação e uma caixa de correio...



    Colocado por: aalmeida156
    Comprei casa em Agosto de 2022 (com 3 frações) com a minha namorada e tem um valor patrimonial de 114mil euros

    Mas se são 3 fração acho que não pode ter isenção nas 3, mas sim em apenas 1.
 
0.0102 seg. NEW