Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas
    Abro este tópico como forma de me ajudar a organizar algumas ideias e se possível receber a opinião de pessoas com maior experiência nestes assuntos pelo que agradeço qualquer ajuda.
    Sei que estou possivelmente a seguir uma linha não convencional pois a maioria das pessoas compra terreno primeiro e só depois pensa em todo o resto, estou a tentar fazer o reverso ao pensar o que queremos de uma casa primeiro, depois desenhar a mesma o que em si leva a varias questões e pesquisa o que espero que no fim leve a poucos ou menos desapontamentos com o produto final.

    Já há cerca de 1 ano que procuramos qualquer uma das opções normais de terreno para construção, moradia para recuperar ou uma nova construção mas com as condições atuais de mercado aliado às nossas expectativas (moradia isolada com pelo menos 800m de terreno) não temos conseguido encontrar o que pretendemos portanto estamos cada vez mais perto de tomar a decisão de construir.

    Tenho tentado desenhar um layout que vá de acordo com aquilo que pretendemos e acho que cheguei a um ponto em que cumpre o que queremos de uma casa dentro das nossas possibilidades e estou perto do ponto em que sinto que a ajuda de um profissional é necessária mas pensei partilhar as minhas questões aqui primeiro.

    Os objetivos principais para esta planta foram:
    Reduzir e simplificar área de construção para reduzir custos e erros na obra.
    Manter todos os WC próximos para reduzir a tubagem evitando perdas de calor e gasto excessivo de água potável quando se espera por água quente (gostaria também de mantem tubagens continuas sem qualquer união escondida dentro de paredes para reduzir riscos de fugas)
    Manter as áreas de convivência alinhadas a sul para que a casa tenha sempre o máximo de luz natural possível.
    Cozinha com muita arrumação e espaço de preparação.
    Desenhar espaço para maquina da roupa onde a mesma e necessária (perto dos wc).
    Manter a planta open space para manter sensação de abertura e espaço numa planta que e contida mas manter uma divisão física (imagino umas portas de vidro) entre a cozinha/sala de jantar devido a cheiros e barulho do exaustor.
    Ter em conta espaços de arrumação necessários para a vivencia numa casa de 3 quartos.
    Desenhar a casa em 2 pisos não tanto por preferência pessoal mas por perceber que regra geral essa construção é mais barata e permite que o terreno a comprar seja mais pequeno/barato.
    Ter acesso a arrumação para casacos e sapatos assim que se entre na casa (neste momento existem espaço por baixo da caixa de escadas)
    Não desenhei garagem mas imagino que a mesma fique no canto inferior esquerdo com acesso direto e coberto a porta nesse canto da casa.

    Captura-de-ecr-2022-12-27-030608 Captura-de-ecr-2022-12-27-030635 Captura-de-ecr-2022-12-27-030652 Captura-de-ecr-2022-12-27-030709">

    Existe algum erro evidente nesta planta que eu não esteja a considerar?
    (não tenho certeza se as escadas estão legais devido as suas dimensões, 800mm largura 180mm espelho e 250mm cobertor e devido ao “patim intermedio” estar dividido em 4, alguém sabe se isto e permitido? )

    Quais os métodos usados em Portugal para isolar a laje do rés do chão?

    Estou a imaginar usar isolamento exterior acima do que tenho visto ser normal por construções pelo norte (40-80mm xps) já que o custo da mão de obra e o mesmo e apenas se paga extra pelo material, alguém tem experiencia em primeira pessoa em casas bem isoladas (imagino 100mm ou 120mm de revestimento exterior) sabendo então se isso e um exagero?
    Será que o isolamento das paredes+laje aliado ao aproveitamento da massa térmica da casa, aproveitamento solar e calor gerado dentro da casa seja possível ter o aquecimento desligado 1 ou 2 dias descendo a temperatura apenas 1-2 graus? Pergunto isto pois se o PRH usar energia solar existem sempre períodos em que o ganho solar fica perto de 0 e o ideal seria que a temperatura se aguentasse por uns dias para não recorrer a outras fontes de energia.

    Qual seria o melhor sistema para AQS e PRH que seja compacto? Estou a pesquisar se existem sistemas que permitam montagem em um dos armários da cozinhas ( entre 950mm a 1570mm de largura, 600mm de profundidade que podem ser alargados para 700mm ou 800mm e 2.8m de altura), este seria o local ideal pois fica entre os dois wc do piso superior e colado ao wc do res do chão.

    Para quem instalou PRH será necessário a instalação do mesmo no piso superior? Pergunto isto pois na minha casa atual acabamos por ter o radiadores do piso superior desligados pois durante o dia não e necessário e quando vamos dormir já o aquecimento esta desligado há umas horas e o calor já subiu para os quartos pelo que a temperatura e agradável.

    Para quem instalou sistema de ventilação com recuperação de calor e possível ouvir o barulho entre divisões já que todas as divisões se ligam ao mesmo sistema?

    Alguém já teve contacto com um sistema de ventilação com recuperação de calor que também controle humidade? Penso que não existe pelo que o controlo de humidade teria que possivelmente ser feito por um sistema em separado, pergunto isto pois estou a questionar se e possível ligar a ventilação de todos os chuveiros a um sistema de desumidificação central que remova a humidade e aproveite o calor dos banhos para o interior da casa mas não encontro informação sobre esta aplicação.

    Estou de momento a viver for a de Portugal onde as expectativas em áreas de casas são bastante inferiores (neste momento vivo numa moradia em banda T3 de 80m2) e imagino que em Portugal uma casa isolada de 203m2 (161+42 de garagem) seja amanha vista como demasiada pequena, qual e a vossa opinião?

    Agradeço qualquer ajuda e opinião.
  2.  # 2

    Caro Tiago

    O custo de construção varia dependendo da localização (norte / centro/ sul) onde pretende construir.

    Para além desse fator, a morfológica do terreno também influência o custo em si.

    A localização administrativa (câmara) é outro ponto pois existem regras e regulamentos que podem afectar os mesmos.

    Referiu (e bem) que está a começar ao contrário, ou seja 'desenhar' antes de ter o terreno, esse desenho, a meu ver, ajuda a organizar as ideias, mas ao mesmo tempo pode 'limitar' as opções e alternativas que podem existir.

    Em relação ao desenho, tem tudo arrumadinho, mas equacione ter 1 quarto / escritório no r/c pois nunca se sabe o dia de amanhã.

    Eu até lhe sugeria 'tentar' encaixar as suas expectativas num r/c pois na realidade a grande diferença (não existindo restrições na área de implementação no terreno) entre uma moradia terrea e uma moradia r/c e 1 andar são a 'perda' de área em espaços de circulação.

    Reforço 'apenas' que o exercício que está a fazer é um tanto 'inútil' pois sem (ter / conhecer) o terreno no qual irá construir no fundo acaba por ser um passatempo que dificilmente verá a luz do dia. (Desculpe ser tão bruto mas é a realidade).

    Só desejo sucesso nos seus objectivos futuros.

    Cumprimentos
    • AMVP
    • 27 dezembro 2022

     # 3

    Colocado por: TiagoCKEstou de momento a viver for a de Portugal onde as expectativas em áreas de casas são bastante inferiores (neste momento vivo numa moradia em banda T3 de 80m2) e imagino que em Portugal uma casa isolada de 203m2 (161+42 de garagem) seja amanha vista como demasiada pequena, qual e a vossa opinião?

    Mas a casa e para a habitar ou para a mostrar?
    Concordam com este comentário: dalmonio
  3.  # 4

    Colocado por: TiagoCKExiste algum erro evidente nesta planta que eu não esteja a considerar?
    sim, não cumpre a nossa legislação.
  4.  # 5

    arranje primeiro o terreno, para um arquiteto, que vai precisar necessariamente, isso que fez é apenas um memorando praticamente.
    a diferença de viver numa moradia isolada e num apartamento é a relação que se estabelece com o exterior acabando este por ser uma extensão casa.
    portanto erros erros gravosos... tem de cumprir com os regulamentos nacionais mas não é por ai que isso não está muito bom.
    olhe eu por exemplo não gostava de estar na cama a olhar para a porta da wc.
  5.  # 6

    Colocado por: TiagoCKimagino que em Portugal uma casa isolada de 203m2 (161+42 de garagem) seja amanha vista como demasiada pequena


    160 m² de casa permite fazer algo bem jeitoso.

    Ja que traçou umas linhas daquilo que idealiza, tenho de lhe perguntar se se imagina a cozinhar nessa cozinha, de costas voltadas para o povo na sala, como um escravo?

    Tira um tabuleiro do forno, pousa-o onde? Imaginando que o espaço à direita do fogão esta ocupado por algum acessório ou utensílio de apoio, vai percorrer 1.5 metros para pousar o tabuleiro do forno na ilha central?

    A ilha é bem maior que a mesa de jantar. Mete as cadeiras e fica sem espaço para circular entre ambas com tudo "ao monte" e afunilado nesse espaço do open space... Esse open space que idealizou parece mais um "closed space".

    Tem ali no canto um espaço da sala enorme para meter apenas uma secretaria... parece que sobrou espaço e como no sabiam o que por, então mete-se uma secretaria. Apenas prova o quanto mal aproveitado e idealizado estão as diferentes peças desse puzzle.

    E sem um piso 0 bom e bem arrumado, é difícil projetar um piso 1. Esta tudo interligado...nem vale a pena analisar o piso 1, porque é tudo a refazer em baixo.

    Desculpai-me a franqueza, mas isso esta tudo um bocado assim para ... a kagada.
  6.  # 7

    Obrigado pelas dicas, realmente é possível que nada desta planta se use mas acredito que ao fazê-la estou a ganhar algum conhecimento com as pesquisas e mais importante estou a organizar ideias do que é realmente necessário e o dispensável.

    Realmente aquela pequena area em atrás do sofa permite uma zona separada d e todo o resto onde inicialmente seria um escritorio mas tem area suficiente para fazer um pequeno quarto no caso de acontecer um azar e existir essa necessidade mas não sei bem como isolar essa área de momento pelo que vou deixar aberto.




    Colocado por: amartinsCaro Tiago

    O custo de construção varia dependendo da localização (norte / centro/ sul) onde pretende construir.

    Para além desse fator, a morfológica do terreno também influência o custo em si.

    A localização administrativa (câmara) é outro ponto pois existem regras e regulamentos que podem afectar os mesmos.

    Referiu (e bem) que está a começar ao contrário, ou seja 'desenhar' antes de ter o terreno, esse desenho, a meu ver, ajuda a organizar as ideias, mas ao mesmo tempo pode 'limitar' as opções e alternativas que podem existir.

    Em relação ao desenho, tem tudo arrumadinho, mas equacione ter 1 quarto / escritório no r/c pois nunca se sabe o dia de amanhã.

    Eu até lhe sugeria 'tentar' encaixar as suas expectativas num r/c pois na realidade a grande diferença (não existindo restrições na área de implementação no terreno) entre uma moradia terrea e uma moradia r/c e 1 andar são a 'perda' de área em espaços de circulação.

    Reforço 'apenas' que o exercício que está a fazer é um tanto 'inútil' pois sem (ter / conhecer) o terreno no qual irá construir no fundo acaba por ser um passatempo que dificilmente verá a luz do dia. (Desculpe ser tão bruto mas é a realidade).

    Só desejo sucesso nos seus objectivos futuros.

    Cumprimentos
  7.  # 8

    Fale com um arquiteto. Há várias coisas no seu desenho que não funcionam. Desde o pé-direito sob a espada, ao espaço da cozinha, acessibilidades, etc, etc, etc.
  8.  # 9

    Não é certamente por esse motivo que fiz esta questão, ora se estou a desenhar uma casa que é mais pequena do que desejaria para poupar imaginemos 20% na sua construção será que daqui a 10 anos se a vender vou perder mais do que isso já que as casas equiparáveis são maiores e é nisso que a maioria dos compradores se foca?

    Colocado por: AMVP<
    Mas a casa e para a habitar ou para a mostrar?
    Concordam com este comentário:dalmonio
  9.  # 10

    Poderia ser mais específico?

    Colocado por: antonylemossim, não cumpre a nossa legislação.
  10.  # 11

    Aí está uma perspectiva interessante, nunca pensei nesse pormenor de estar na cama a olhar para a porta da ensuite mas confesso que não me faz confusão .

    Colocado por: marco1arranje
    primeiro o terreno, para um arquiteto, que vai precisar necessariamente, isso que fez é apenas um memorando praticamente.
    a diferença de viver numa moradia isolada e num apartamento é a relação que se estabelece com o exterior acabando este por ser uma extensão casa.
    portanto erros erros gravosos... tem de cumprir com os regulamentos nacionais mas não é por ai que isso não está muito bom.
    olhe eu por exemplo não gostava de estar na cama a olhar para a porta da wc.
  11.  # 12

    Sim realmente a ideia inicial era ter o fogão virado para a sala para permitir maior interação mas mudei isso pois para tal acho que visualmente seria necessário uma placa de indução com exaustor integrado, as mesmas são bastante caras (4000€) e questiono-me se conseguem realmente extrair fumos e cheiros eficientemente e com níveis de ruído comedidos numa planta que se quer open plan portanto o fogão contra a parede permite um exaustor mais convencional que será mais em conta e mais eficiente em extracção de fumos e cheiros.

    Ao tirar algo do forno existe imediatamente à esquerda a bancada com 800mm de cada lado do forno e ainda a ilha com 2000mm pelo que não vejo problema aqui já que não prevejo que nenhuma máquina esteja nestas zonas a não ser robot de cozinha.

    A ilha é talvez demasiado profunda pois existe a ideia de usar essa profundidade para uma zona de pequeno almoço separada da mesa de jantar.

    Acabou de me lembrar que tenho que mudar a mesa de 1600mm para 1900mm para sentar 8 confortavelmente obrigado.

    A zona atrás do sofá realmente não sei bem como fechar devido às escadas estarem próximas mas é um pormenor a pensar, a ideia seria ter um pequeno escritório ou uma sala isolada do resto da casa.


    Colocado por: Nostradamus

    160 m² de casa permite fazer algo bem jeitoso.

    Ja que traçou umas linhas daquilo que idealiza, tenho de lhe perguntar se se imagina a cozinhar nessa cozinha, de costas voltadas para o povo na sala, como um escravo?

    Tira um tabuleiro do forno, pousa-o onde? Imaginando que o espaço à direita do fogão esta ocupado por algum acessório ou utensílio de apoio, vai percorrer 1.5 metros para pousar o tabuleiro do forno na ilha central?

    A ilha é bem maior que a mesa de jantar. Mete as cadeiras e fica sem espaço para circular entre ambas com tudo "ao monte" e afunilado nesse espaço do open space... Esse open space que idealizou parece mais um "closed space".

    Tem ali no canto um espaço da sala enorme para meter apenas uma secretaria... parece que sobrou espaço e como no sabiam o que por, então mete-se uma secretaria. Apenas prova o quanto mal aproveitado e idealizado estão as diferentes peças desse puzzle.

    E sem um piso 0 bom e bem arrumado, é difícil projetar um piso 1. Esta tudo interligado...nem vale a pena analisar o piso 1, porque é tudo a refazer em baixo.

    Desculpai-me a franqueza, mas isso esta tudo um bocado assim para ... a kagada.
 
0.0197 seg. NEW