Iniciar sessão ou registar-se
    • RITAMG
    • 26 janeiro 2010 editado

     # 1

    Boa tarde.

    Os meus pais tem uma casa num bairro que está em fase de legalização. Como a casa só está em metade do terreno, falamos com o Arquitecto que está a tratar das coisas na Câmara sobre a possibilidade de ser feita uma ampliação. Ele após análise da área da casa (85m2 piso(terreno de 300m2))diz que podemos aumentar mais 45m2 ( por piso, como é lógico.).

    A casa tem r/c,1º andar e um sotão alto. Vivem os meus pais no r/c, nós no 1º e a minha irmã no sotão alto (cada piso é um t2). A casa neste momento é só um fogo.
    Acontece que o arquitecto ligou-me a propor 2 fogos. Eu concordei, mas disse-lhe que na casa existiam três cozinhas, três wc, etc. Ao que ele me disse que não podia ser.
    Mas se vivemos 3 familias não vamos tirar de lá uma como é lógico.
    Será possível fazer o projecto com 2 pisos e sotão, retirar a cozinha e wc do sotão até passar a vistoria da CM, e depois voltar a pôr.
    O sotão tem jaelas em todas as divisões, não deveria poder ser considerado sotão em projecto, pois não?

    Desde já o meu muito obrigada

    Ritamg
  1.  # 2

    Não há nenhum Arquitecto com contactos anteriores com Câmaras que me possa ajudar?

    Obrigada

    Ritamg
    •  
      FD
    • 27 janeiro 2010

     # 3

    Colocado por: RITAMGSerá possível fazer o projecto com 2 pisos e sotão, retirar a cozinha e wc do sotão até passar a vistoria da CM, e depois voltar a pôr.

    Colocado por: RITAMGNão há nenhum Arquitecto com contactos anteriores com Câmaras que me possa ajudar?

    Isto é daquelas coisas que me parece que só na posse de todos os dados é possível responder.

    De qualquer forma, claro que é possível. Se vai ficar legal? Não.
  2.  # 4

    Sr. FD
    Pode dizer-me que dados precisa?

    Não sei se a vistoria é marcada com antecedencia, de modo a poder retirar as loiças da wc e moveis da cozinha e rebocar?

    Eu quero fazer a ampliação e para isso preciso do projecto. Não preciso que fique legal no sentido de estar igual ao projecto. Preciso é de não ter chatices no futuro.

    Obrigada

    Ritamg
    •  
      FD
    • 27 janeiro 2010

     # 5

    Colocado por: RITAMGPode dizer-me que dados precisa?

    Eu não preciso de dados porque não a posso ajudar - não sou arquitecto.
    Apenas lhe dei uma razão plausível para o facto de não obter respostas. :)
  3.  # 6

    Existem vistorias fisicas nos casos de ampliação?

    obrigada

    RITAMG
  4.  # 7

    RITAMG

    realmente é preciso mais dados tais como se está em fase de legalização essa urbanização, já deve haver premissas assentes sobre alguma coisa ( indices, cerceas, etc) e ainda ser confrontado com o PDM da camara e seu regulamento. Em todo o caso penso que o seu arquitecto parece estar a fazer bem pois será sempre dificil legalizar o sotão como habitação pois as divisões podem não possibilitar cumprir com o regulamento geral das edificações assim como outra legislação.
  5.  # 8

    boa tarde. Afinal o Arquitecto conclui que são três fogos. Sendo assim como a casa têm 135 m2 de indice de construção só poderei ampliar o r/c em apróximadamente 45/50m2

    O meu esboço de como o r/c e o resto da casa vão ficar seguem no ficheiro excel.

    Gostaria de saber a vossa opinião.

    Na parte já existente da casa só vamos "partir" parte da parede entre a sala de jantar e a de estar e uma outra parte da sala de jantar para embutir um armário.No caso da cozinha antiga e wc antigo estava a pensar por pladur e depois forrava parte a azulejo. No restante é só por canalizações novas ( a casa é de 1983 não sei se será necessário instalações electricas novas).

    Na parte a ampliar será tudo de novo como é lógico mas em termos de canalização é só mesmo o wc.

    Gostaria de saber quais os valores apróximados dos projectos a fazer ( área construção aproximadamente 185m2), e quais são ?

    Além de que julgo que após autorização da câmara para apresentar o projecto ( "suposta legalização), julgo que tem de se fazer um levantamento topográfico, que julgo por outras informações que li andarem por volta dos 500€ para estas áreas?


    E valores de construção ( sem móveis e electrodomésticos da cozinha, sanitários, portas, armários (estas partes só montagem), quais acham o valor médio por m2 para esta construção/ reparação? o chão já vi é custo para toda a casa 29,95m2 ( é soalho em pvc à prova de água), as paredes são todas para estucar, excepto cozinha e casas de banho, que parte é azulejo. Os tectos são todos para por em tecto falso.

    agradeço os vossos comentários e informações.

    Obrigada

    Rita godinho
 
0.0127 seg. NEW