Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde.

    Tenho uns apartamentos arrendados com aquelas rendas à moda antiga, T2 no centro de Benfica, Lisboa a 50 euros/mês. Já estive a ver o Novo Regime de Arrendamento Urbano, alguém que já o tenha utilizado ou que perceba do assunto e que me possa explicar o que tenho de fazer para o meter em prática? Pareceu-me extremamente burocrático, para variar...

    Obrigado a todos
    Miguel
  2.  # 2

    "Para actualizar a renda necessita de dois elementos: avaliação do imóvel por parte das Finanças, realizada há menos de três anos, e determinação do nível de conservação. Na posse destes elementos, o senhorio deve comunicar ao inquilino a intenção de actualizar a renda. Essa comunicação pode ser feita por carta registada com aviso de recepção ou ser entregue em mão, devendo neste caso o inquilino apor em cópia a sua assinatura, com nota de recepção. A comunicação deve conter um conjunto de elementos previstos na lei, podendo ser encontrados exemplos neste site (documentação/minutas)."

    Consulte o site http://www.arrendamento.gov.pt/nrau/

    Simplificando se se enquadrar deve ir á Câmara pedir para ser feita vistoria para determinar o nivel de conservação que ditará se pode ou não aumentar a renda.
  3.  # 3

    Bon dia
    a condiçao que o inquilino nao tenha mais de 65anos, a coisa sera mais complicada é o meu caso, proprietario de um apartamento em Setubal, de 89m2 renda 91euros
    •  
      FD
    • 27 janeiro 2010

     # 4

    Isto talvez lhe interesse:

    Rendas: Três anos e meio depois de novo regime há pouco mais de 4 500 processos em Lisboa
    24 de Janeiro de 2010, 11:55

    Lisboa, 24 Jan (Lusa) - Três anos e meio depois de ter arrancado o Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU) há pouco mais de 4 500 processos para actualização de rendas antigas em Lisboa.

    De acordo com dados do relatório de actividades de 2009 da Comissão Arbitral Municipal (CAM) de Lisboa, responsável pelo apuramento dos coeficientes de conservação das casas e pela arbitragem entre inquilinos e senhorios, no final do ano passado havia 4 521 processos registados na plataforma criada para o efeito.

    O documento, que vai ser analisado na próxima reunião da Câmara Municipal de Lisboa, quarta-feira, indica que até final de 2009 tinham sido registados 5 165 procedimentos da competência da CAM, respeitando a 1 202 vistorias dispensadas e 3 963 vistorias pedidas, das quais 598 não tinham avançado por falta de pagamento das taxas.

    Para poder actualizar a renda, o proprietário tem de pedir à respectiva CAM a avaliação do estado de conservação do imóvel, que encaminha os pedidos para os técnicos que fazem as vistorias e avaliam o estado das casas. Só depois é atribuído um nível de conservação, determinante para que a renda possa ou não ser aumentada.

    Há casos em que os proprietários terão que fazer obras para actualizarem as rendas antigas e, mesmo assim, as subidas são faseadas.

    A CAM de Lisboa, que arrancou em Setembro de 2006, fez mais de 3 200 vistorias e das decisões tomadas quanto ao coeficiente de conservação da casa 205 foram contestadas.

    O relatório de actividades de 2009 indica que as contestações têm diminuído, uma vez que em 2008 deram entrada 66 reclamações sobre o coeficiente de conservação, que só foi alvo de 39 protestos o ano passado.

    Em 2009, segundo os dados da CAM, entraram três litígios relativos à realização de obras e consequente suspensão do contrato de arrendamento e em dois deles houve acordo entre as partes.

    De um total de 399 exposições ou reclamações sobre processos abrangidos pelo NRAU, a maioria (312) é da autoria dos arrendatários.

    As reclamações e litígios objecto de apreciação pela CAM são no total 280, mais de metade das quais (152) por discordância do nível de conservação.

    O NRAU, que entrou em funcionamento no Verão de 2006, foi alvo de críticas de inquilinos e proprietários e o Governo acabou por reconhecer algumas falhas ao prever a revisão deste regime no programa que entregou em Novembro na Assembleia da República.

    Apesar de não especificar em que termos, o programa do Governo prevê a revisão do NRAU, que apesar de alterado há três anos não cumpriu os objectivos definidos na altura e que previam a actualização de 20 000 rendas antigas no prazo de um ano.

    Os números iniciais davam conta da existência de 390 000 rendas antigas, mas o ex-secretário de Estado da Admistração Local afirmou o ano passado que só estavam listadas nos serviços de finanças 150 000.

    De acordo com os números do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, ha em Portugal 800 mil imóveis a precisar de obras e 200 mil em muito mau estado de conservação.

    SO

    Lusa/fim

    http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10585907.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: de jesus mendes
  4.  # 5

    Muito obrigado pela informaçao
    O meu problema é diferente!
  5.  # 6

    Quando o inquilino, nem se quer me da o seu numero de contribuinte para poder fazer a famosa avaliaçao (NRAU), como é que eu devo fazer para ter uma relaçao de prorietario a inquilino: digna e contrutiva?
    E por isso que decidimos, de acordo com os meus irmaos, vender o restante dos apartamentos, que esses estao vagos; nao sei se actualmente seja uma boa altura? Mas devido a situaçao de aluguer e aos problemas que me parecem complicados nesse pais(sou resisente em França) sera para mim a melhor soluçao devitar muitas situacoes complicadas, se alguem esta interessado, apartamentos em Setubal 3 assoalhadas com tacos, 2salas de bagno, garagem, imovel em muito bon estado, situado na Azeda de Baixo em Setubal
  6.  # 7

    Porque não aluga com contratos a prazo de 5 anos, exigiçndo fiador e caução de dois ou três meses? Contratos redidigos por um advogado. Neste momento, talvez seja melhor do que vender.
  7.  # 8

    Obrigado pela resposta
    assim foi feita uma pequena tentativa, de alugar, por pouca sorete a inquilina teve um problema de saude, resultado, quiz fazer um pouco de social, e no fim desapareceu com seis meses de renda sem pagar, rendas que eram recebidas pela associaçao dos proprietarios em Setubal, e que me disseram que podia por uma cruz quanto a recuperar essas ditas rendas..resulado...mais despezas ..isso ai e valente so para os advogados!
    •  
      FD
    • 27 janeiro 2010

     # 9

    Colocado por: de jesus mendesMuito obrigado pela informaçao
    O meu problema é diferente!

    Aquela notícia era mais para o Miguel_M para perceber como é que andam os processo de avaliação.

    Quanto a si, eu preferia deixar apodrecer a vender. Quantas mais casas podres houver por aí mais o governo perceberá que tem que fazer mais qualquer coisa quanto aos despejos por falta de pagamento.
    Não se justifica em nada a actual situação.
  8.  # 10

    Para mim tambem
    Porque estao a tentar fazer a avaliaçao de um apartamento que tenho em SETUBAL....e que o inquilino tenta por todas as maneiras de impedir...sabendo que o estado do imovel se encontra em excelento estado...para impedir a subida da renda...
  9.  # 11

    Então eles não percebem? Escondem a cabeça na areia porque talvez lhes convenha.
  10.  # 12

    O problema principal segundo o que eu veja em relaçao ao que me sucede ....é que através , da plitica desde decadas sobre os arrendamentos...... muistos dos nossos cidadaos arrendatios evidentemente chegaram a conclusao que sao proprietarios e arrendatarios ....e portanto enquanto nao hauver uma polica social e construtiva nesse pais , onde cada qual respeite os direitos de cada çidadao...nao podera haver um consenço....de dialogo intrutivo e çidadao...polica social inexistente...dialogo construtivo entre as diferentes classes sociais etc etc....o atraso continua nesses diferentes ramos da populaçao....

      Boas a todos e coragem tavez un dia as coisas melhorem!!!!
  11.  # 13

    Num contrato a prazo de 5 anos, renováveis por períodos de 1 anos, se nenhuma das partes se opuser, o que acontece se um dos inquilinos já tiver completado os 65 anos no termo do contrato e os donos da casa, por um motivo qualquer, não quiserem ou não puderem renovar o contrato. Haverá algum problema?
    Não encontro nada no NRAU sobre o assunto.
    Pessoalmente não estou interessada em não lhe renovar o contrato, até simpatizo bastante com eles, mas é uma dúvida que gostaria de ver esclarecida.
    Alguém tem bases para me esclarecer?
    •  
      FD
    • 4 março 2010

     # 14

    Quando é que o contrato original foi celebrado?
  12.  # 15

    Em Setembro do ano passado.
    •  
      FD
    • 4 março 2010

     # 16

    Não vejo nada na lei que obrigue a ter que "ficar" com os inquilinos depois de completarem 65 anos.
    Esse caso acontece quando se fala de contratos celebrados quando os anteriores regimes estavam em vigor, quase só por causa do congelamento das rendas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jacinta
 
0.0136 seg. NEW