Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: rpmmsantosJá agora com uma VMC duplo fluxo a entrada de ar para compensar a extração do exaustor pode ser dispensada?

    Penso que está a confundir funcionalidades. "Nenhuma" casa tem entrada de ar só para compensar o exaustor da cozinha. O buraco que têm na parede da cozinha deve-se à instalação de gás.

    Não irei ter gás em casa... logo não irei esburacar a parede (com ou sem vmc).

    Por outro lado, casas eficientes são incompatíveis com uso de gás para cozinhar.
  2.  # 22

    Colocado por: gil.alvesSe usas um exaustor com extracção para o exterior podes/deves compensar essa extracção com uma insuflação extra nessa zona para o volume de ar a renovar pela VMC seja “o mesmo”.

    Isto genericamente falando…
    Jorgealves, adiciona alguma particularidade caso tal.
    se vai usar uma "saida de ar" directa tem que usar uma entrada de ar directa para não descompensar\desequilibra o caudal da VMC.

    essa entrada de ar não pode ser franca ou seja literalmente um buraco aberto na parede mas ter um registo motorizado encravado com o exautor de extracção.

    evidentemente que um sistema de recirculação é a forma mais simples de contornar o assunto.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  3.  # 23

    Contacte a econology e quando encontrar o email ma donlhe de outro que dimensiona poços provençais ligados a vmc duplo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  4.  # 24

    Colocado por: jorgealvester um registo


    Tenho um registo no projeto, mas é depois da boca de extração da vmc da cozinha. Penso que será, precisamente para evitar que possa inverter o sentido quando o exaustor está ligado.

    Imaginem se não tivesse o registo, e começasse a vir o ar viciado do wc, pela boca de "extração" da vmc da cozinha ...

    É que os exaustores da moda, puxam acima de 600m3/h.
  5.  # 25

    Já agora, registo à saída do exaustor leva "sempre".
    Penso que não faria qualquer sentido que assim não fosse.
  6.  # 26

    Colocado por: ricardo.rodriguesTenho um registo no projeto, mas é depois da boca de extração da vmc da cozinha
    releia melhor o que escrevi

    Colocado por: jorgealvesessa entrada de ar não pode ser franca ou seja literalmente um buraco aberto na parede mas ter um registo motorizado encravado com o exautor de extracção.
  7.  # 27

    Colocado por: marcocarContacte a econology e quando encontrar o email ma donlhe de outro que dimensiona poços provençais ligados a vmc duplo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    isso em Portugal dá um jeito do camandro, mas só lá fora é que se faz bem........


    em França e na Alemanha existe muito lixo que nem dado o queria,

    por outro lado são realidades construtivas e habitacionais completamente diferentes das nossas.

    os "estudos" dessas lojas online usam premissas erradas que não cumprem os requisitos nacionais e assumem que é aplicado por pessoal com alguma habilitação, na pratica muitas das soluções pouco mais são do que placebo.
  8.  # 28

    Por cà tambem se anda a complicar.
    A meu ver, e pelo tipo de xonstruçao usada ca em portugal, somente vmc simples chegavam perfeitamente.
    Para mim as de fluxos duplos deveriam ser para casas estanques, que é longe de ser o caso da maioria das construçoes ca em portugal.
    Pelo frança é obrigatorio quase estanques com teste da porta obrigatorio.
    Para qualquer tipo de construçao deve ser garantido a estanquidade completa da casa.
    Se for ITI deve usar se membranas proprias, com fitas proprias em todo o lado, caixas electricas proprias etc,
    Se ITE (etics) pelo interior deve aplicar membrana propria na parede interior ( tipo LABO) ou massa projetada tipo aeroblue, mas sempee com uso de fitas de estanquidade nas caixilharias e tudo, as salamandra tem de usar entrada de ar direta e serem estanques, etc.
    Por exemplo, é por isso que os blocos de cofragem isolantes com betao no meio (icf, isotex, ztc) tem muito sucesso nas casas passivas porque ao colar o betao, as paredes ficam logo estanques ao ar, tendo so os pontos das caixilharias e tubagens para resolver
  9.  # 29

    Colocado por: marcocarPor cà tambem se anda a complicar.
    aqui estamos perfeitamente de acordo e em sitonia,

    mas não se pode usar partes de sistemas sem as devidas adequações e habitualmente não é isso que acontece.


    no regulamentação nacional ainda se pode usar a ventilação natural que é um absurdo,

    todo e qualquer imovél precisa de renovação de ar, se quer poupar €€€€€ usa VMC simples, mas vai puxar mais pela climatização, ora entre nós ainda existe quem ache que uma casa nem precisa de qualquer climatização........
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, gil.alves, zinna
  10.  # 30

    Colocado por: jorgealvesaqui estamos perfeitamente de acordo e em sitonia,

    mas não se pode usar partes de sistemas sem as devidas adequações e habitualmente não é isso que acontece.


    no regulamentação nacional ainda se pode usar a ventilação natural que é um absurdo,

    todo e qualquer imovél precisa de renovação de ar, se quer poupar €€€€€ usa VMC simples, mas vai puxar mais pela climatização, ora entre nós ainda existe quem ache que uma casa nem precisa de qualquer climatização........


    Isso ainda nao percebi, no resto da europa é obrigatorio ventilaçao mecanica desde os anos 80 e tais..

    O que entende vocé por climatizaçao? Ar condicionado?
    Se assim for, eu sou daqueles que assim pensa. Ha maneiras de guardar uma casa fresca no verao sem usar condicionado,mas depende de muitos fatores
  11.  # 31

    Colocado por: jorgealvesora entre nós ainda existe quem ache que uma casa nem precisa de qualquer climatização........
    uma coisa é não precisar de qualquer climatização outra é não precisar de sistemas de climatizaçao central
  12.  # 32

    Boas,
    Eu comprei o material diretamente à S&p. E foi o engenheiro da marca que me fez o projeto.
    Isto cá em Portugal.
    Instalação vai ser feita por mim e por um engenheiro de uma empresa de ventilação.
    Passei de um orçamento de 6k da Solius com instalação, para um de 3,5k da SP e um almoço para a instalação.

    Vou colocar válvula de anti-retorno em todas as "bocas" e exaustor.
    O meu projeto contempla no mesmo espaço (opens pace):
    Exaustor de 600m3h
    Extrator de 150mm na cozinha.
    2 insufladores de 100mm nas salas.

    São 80m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcocar, rpmmsantos
  13.  # 33

    Como é que compensa os 600m3 do exaustor?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  14.  # 34

    A resposta do engenheiro foi que raramente/nunca iria usar esse volume todo no exaustor, isto porque o Extrator da cozinha iria compensar.
    Em situações mais expressivas de vapor e fumos ao cozinhar, usaria o modo "Bar" da VMC.
    Também deu a entender que só usaria esse modo no exaustor quando alguma coisa acontecesse de errado e que nesse caso até teria que abrir portas.
  15.  # 35

    Colocado por: Pedro_SoaresBoas,
    Eu comprei o material diretamente à S&p. E foi o engenheiro da marca que me fez o projeto.
    Isto cá em Portugal.
    Instalação vai ser feita por mim e por um engenheiro de uma empresa de ventilação.
    Passei de um orçamento de 6k da Solius com instalação, para um de 3,5k da SP e um almoço para a instalação.

    Vou colocar válvula de anti-retorno em todas as "bocas" e exaustor.
    O meu projeto contempla no mesmo espaço (opens pace):
    Exaustor de 600m3h
    Extrator de 150mm na cozinha.
    2 insufladores de 100mm nas salas.

    São 80m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marcocar


    Tem extratores nas casas de banho?

    Estes extratores não são um ponto de entrada de ar frio/ponte térmica?

    Tenho receio de não colocar e depoois arrepender-me..
  16.  # 36

    Colocado por: marcocarO que entende vocé por climatizaçao?
    todo e qualquer sistema ou equipamento cuja finalidade seja aquecer ou arrefecer o ambiente
  17.  # 37

    Colocado por: Pedro_SoaresA resposta do engenheiro foi que raramente/nunca iria usar esse volume todo no exaustor, isto porque o Extrator da cozinha iria compensar.
    eu gostava de saber como é que uma maquina com caudal a rondar os 300m3\hr maximos consegue compensar um caudal de 600m3\hr nominais e com uma potencia absoluta de extracção muito superior.....
  18.  # 38

    Colocado por: reator22

    Tem extratores nas casas de banho?

    Estes extratores não são um ponto de entrada de ar frio/ponte térmica?

    Tenho receio de não colocar e depoois arrepender-me..


    Não vou colocar extractores convencionais. Vão existir apenas os extractores da VMC.
  19.  # 39

    Colocado por: jorgealveseu gostava de saber como é que uma maquina com caudal a rondar os 300m3\hr maximos consegue compensar um caudal de 600m3 nominais e com uma potencia absoluta de extracção muito superior.....

    Provavelmente vai buscar à insuflação a uma velocidade superior, levando a que o rendimento da recuperação de calor seja bastante menor.
  20.  # 40

    Bom no meio disto tudo ainda não percebi se com VMC é preciso ou não entrada de ar na cozinha para compensar o exaustor do fogão,

    Não irei ter gás na cozinha, e o projetista definiu uma entrada de ar.

    Ora se colocar uma VMC com exaustão na cozinha, isso chegará para evitar abrir uma entrada de ar na fachada para o exterior?
 
0.0262 seg. NEW