Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a pensar isolar duas paredes do sotão que dão para o exterior, e que supostamente deveriam ter isolamento (duvido muito). Li algures que existe um género de Pladur (gesso cartonado) que já incorpora isolamento térmico (Aquele Azul, faço sempre confusão entre o XPS e EPS), o que para mim seria uma boa opção dado que poderia ser colado directamente à parede já estucada e não perderia muito espaço.

    Estou farto de dar voltas e não consigo encontrar preços de referência para este material, alguém tem valores indicativos para o minimo 3cm isolamento ? As paredes são estas.
      Foto0329.jpg
      Foto0303.jpg
  2.  # 2

    Para o tópico não se afundar...
    •  
      alv
    • 26 janeiro 2010

     # 3

    Vivam!

    É Pladur, cá estou.
    Agora essa do tópico não se afundar, tem piada. Os tópicos interessantes, mais tarde ou mais cedo v~em ao cimo.
    Quanto à questão:
    Existem os dois tipos de Pladur Term em EPS e em XPS.
    A s espessuras correntes para o EPS são de 10+20/30/até 100(por pedido) e em XPS de 10+30/40, sendo qualqueroutra a pedido.
    As mais correntes são as Term EPS de 10+20, 30 e 40mm e normalmente qualquer distribuidor Pladur as tem em stock.
    Agora diferenças, para além do preço, são apenas em ser EPS e XPS.
    Já por aí há muita coisa sobre um e outro, mas resumindo e baralhando, para além do processo de produção e da permeabilidade ao vapôr de água, em termos de valor do coeciciente de transmissão térmica linear é muito próximo.
    Em minha opinião, não vale a pena, excepto em casos muito excepcinais usar o XPS (em 22 anos apliquei duas paletes, não mais), pelo que na situação que mostra pode usar o EPS de 10+30 ou 40.
    tenha em atenção se o estanhado que tem na parede não está demasiado impermeável que não deixe aderir a Pasta de agarre com que colará o Pladur term. Caso esteja terá, ou de riscar a parede ou usar outro tipo de cola como a pasta adesiva de base acrílica igual à usada na colagem de azulejoa a azulejo da Lena ou da Ferma, a fermafix ou equivalente.
    Espero ter ajudado,
    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CIMENTO
  3.  # 4

    Obrigado alv

    E em termos de preços ? Só para ter uma ideia.
    •  
      alv
    • 27 janeiro 2010

     # 5

    Vivam!

    Sem polémica, sem discussão, apenas ordem de grandesas, pode custar cerca de 18 a 20€/m² aplicado ou entre 7 ou 8 €/m², dependendo de muitas coisas, como as espessuras a aplicar, o suporte, o local, se há ou não tubagens, entre muitas outras coisas.
    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CIMENTO
  4.  # 6

    Bem, aproveitando o tópico,

    Como sabem estou em vias de aplicar gesso cartonado em duas paredes, contudo ao ver as "instruções" da Uralita, indicam que as placas não devem assentar directamente no chão, mas devem ter uma folga de 1a 1,5cm. Não entendo o porquê desta folga, até porque na minha opinião sem esta folga o peso será melhor distribuído pelo chão e pelas paredes, e com a folga serão só as paredes a suportar o peso, será assim ?

    Onde anda o alv ?

    O meu diário de aproveitamento de um sótão
  5.  # 7

    Up
    •  
      alv
    • 3 março 2010 editado

     # 8

    Vivam!
    Eu ando por aí... e por aqui.... sempre que posso.
    Cimento: a ver, como dizem os nossos vizinhos. O afastamento que tem OBRIGATÓRIAMENTE de se deixar entre os pavimentos, sejam eles quais forem, e as placas têm dois propósitos: Um o de cortar substancialmente a transmissão de som por via sólida, isto é, existe um corte físico na transmissão de som. Outro e mais importante, é o de evitar a passagem de humidades por capilaridade ou melhor, em caso de derrames acidentais evitar que a humidade possa danificar o fundo das paredes ou dos revestimentos de paredes.
    Quanto à distribuição do peso, essa passou-me ao lado, porque o peso das placas é sempre suportado ou pela estrutura metálica ou pela parede que está a servir de suporte ao revestimento. Espero ser esse o sentido da questão. Veja aqui um revestimento, mas que é semelhante no caso de uma parede divisória:
    http://www.mesaco.lda.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=96&Itemid=98
    "Fassam" parte e boas obras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CIMENTO
  6.  # 9

    para quê aplicar aplicar gesso, se podemos aplicar superfícies estanques como o kerdi-board, o preço não é tudo.
  7.  # 10

    Colocado por: pc saldanhapara quê aplicar aplicar gesso, se podemos aplicar superfícies estanques como o kerdi-board, o preço não é tudo.


    O preço não é tudo, mas no meu caso pesa bastante entre a escolha de um sistema ou outro!
    •  
      alv
    • 4 março 2010 editado

     # 11

    Vivam!

    Interessantes estes pontos de vista. Na realidade até podemos forrar paredes com Ouro. Resta saber se podemos ou se não é excessivo. Tudo tem a ver com relações custo benefício. Se houvesse necessidade, numa zona de duche ou banhos, claro que se pudesse usaria Kerdi, ou Wedi, ou qualquer outra placa, mas...não há necessidade.
    No seu sótão, o cimento, só quer um isolamento eficiente e económico: O pladur term é a solução. Claro que pode sempre colocar outra coisa ainda melhor, mas...
    "Fassam" parte e boas obras.

    Edit: Não tinha usado o fabolástico corrector do FD. Saiu disparate!
  8.  # 12

    Colocado por: alvVivam!

    Interessantes estes pontos de vista. Na realidade até podemos forrar paredes com Ouro. Resta saber se podemos ou se não é excessivo. Tudo tem a ver com relações custo benefício. Se houvesse necessidade, numa zona de duche ou banhos, claro que se pudesse usaria Kerdi, ou Wedi, ou qualquer outra placa, mas...não há necessidade.
    No seu sótão, o cimento, só quer um isolamento eficiente e económico: O pladur term é a solução. Claro que pode sempre colocar outra coisa ainda melhor, mas...
    "Fassam" parte e boas obras.

    Edit: Não tinha usado o fabolástico corrector do FD. Saiu disparate!


    É sempre de louvar a sua participação quando faz referência à adaptabilidade dos sistemas à nececissade dos outros interlocutores, mas, também há que distinguir as coisas, sobretudo quando põe tudo no mesmo saco:
    a wedi-board é uma placa de construção;
    a kerdi-board é uma placa de construção impermeável (o preço é pouco mais baixo do que o ouro!) mas a inovação também merece ser realçada.

    Fasssam parte eliminando as patologias.
    •  
      alv
    • 5 março 2010

     # 13

    Vivam!
    Mais uma confusão deste fórum. PC, não entendo onde estou a colocar tudo no mesmo saco.
    Estou, claramente a valorizar outras soluções e outros sistemas que resolvem situações pontuais que são mais eficientes, ou melhor, dão-nos mais descanso de alma, que as soluções Pladur. Refiro-me em particular às zonas de duche em que as placas de construção impermeáveis do tipo kerdi, wedi, euronit, etc, são uma solução. Outro exemplo claro é em zonas de isolamentos de lareiras e recuperadores de calor as placas cimenticias ou de magnésio como as megapam, são uma alternativa às placas FOC ou M0 da Pladur.
    Agora o que se passa é da relação custo beneficio: Se temos um sistema eficientíssimo por um determinado preço, porque raio hão-de usar sistemas equivalentes em termos de eficiência, pelo triplo ou quadruplo do preço?
    Cada sistema, material ou aplicação tem o seu uso específico.
    Este é o sentido do post 11, nada mais, sem confusões, por favor.
    "Fassam" parte e claro, boas obras.
  9.  # 14

    Quando digo no mesmo saco, é apenas dizer que a kerdi-Board é como a Wedi. São produtos diferentes, embora para algumas aplicações similares.
    Tem toda a razão há que aplicar as soluções apenas para as zonas para que foram desenvolvidas.
 
0.0167 seg. NEW