Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Comprei uma moradia em Viseu (zona de Cavernães) e pela primeira vez vou ter um recuperador de lenha. Dado que trabalhamos a partir de casa, vamos ter sempre a lenha a queimar durante o dia, daí presumir um gasto elevado. Sendo que esta não é a melhor altura para comprar lenha mas tendo mesmo de a comprar pretendia algumas dicas para não ser comido...

    Já fiz umas pesquisas no olx mas o que me aparece na zona de Viseu é um tipo que vende ao m3 e tem vários utilizadores (pelo tipo de mensagem e pelos erros de português, é o mesmo) e que tem sempre notas negativas nos utilizadores mais antigos (daí talvez ir criando vários utilizadores).

    Como pretendo comprar 6 ou 7 toneladas ou cerca de 25 a 30 m3, a compra é elevada. Daí não poder arriscar neste ou naquele fornecedor... como se fosse ao talho posso arriscar num talho que não conheça para comprar uns bifes mas já não vou arriscar para comprar meia vaca ou meio porco...

    Por outro lado comprar ao peso, depois destas chuvadas também não me parece muito esperto. Contactei um tipo de S. Pedro do Sul que vende à tonelada (mínimo 1 tonelada) e que me garantiu que a lenha estava em armazém. Desconfiei dado que pelo peso mínimo que vende, deve ter mesmo muita lenha para venda. Perguntei se podia medir a humidade da lenha e acompanhar a pesagem. A resposta foi: "ou confia ou não se faz negócio". Pois...

    Agora não sei, estou um pouco perdido. Dado o tipo de compra que pretendia fazer, ia comprar lenha já para este ano e para o ano seguinte (para ficar em secagem). Depois, no Verão comprava mais umas 2 ou 3 toneladas para já ficar a secar para o Inverno de 2023/2024. Espaço não me falta e mais vale comprar com tempo.

    Haverá por aí algum forista que me possa passar o contacto de alguém fiável, com quem tenha boas experiências.
  2.  # 2

    Ninguém tem dicas?
  3.  # 3

    Esses pessoal da venda de lenha ja se sabe que tiram uns kilos a carga e quanto maior for a carga pior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NB_Viseu
  4.  # 4

    Ir na nacional de carro e parar onde vir lenha.. compre ao m3
  5.  # 5

    E tem de comprar logo essas toneladas todas porque? Compre 2-3 m3 primeiro, se não gostar, mude de fornecedor, até encontrar um com que se identifique. O meu irmão tb em Viseu costuma comprar a 35 eur/m3 (Pinheiro+ eucalipto/Carvalho miudo) para sua referência

    Depois há que ter em consideração que alguns dos vendedores medem o m3 a olhometro pela caixa da carrinha ou do trator. Já outros empaletam, e aí é mais fácil de verificar. Mas aquilo é sempre na base do mais coisa, menos coisa. A previsão absoluta nesse produto tb se paga.

    Comprar lenha a peso para mim não dá, até porque o peso varia muito em função do grau de humidade da madeira ou se está mais ou menos seca.
  6.  # 6

    Colocado por: HAL_9000E tem de comprar logo essas toneladas todas porque? Compre 2-3 m3 primeiro, se não gostar, mude de fornecedor, até encontrar um com que se identifique. O meu irmão tb em Viseu costuma comprar a 35 eur/m3 (Pinheiro+ eucalipto/Carvalho miudo) para sua referência

    Depois há que ter em consideração que alguns dos vendedores medem o m3 a olhometro pela caixa da carrinha ou do trator. Já outros empaletam, e aí é mais fácil de verificar. Mas aquilo é sempre na base do mais coisa, menos coisa. A previsão absoluta nesse produto tb se paga.

    Comprar lenha a peso para mim não dá, até porque o peso varia muito em função do grau de humidade da madeira ou se está mais ou menos seca.


    A quantidade pretendida é por duas razões:
    também quero abastecer a casa de uma tia que infelizmente não se pode dedicar a estas artes mas como não têm onde a guardar eu vou levando uns troncos de cada vez (tenho carrinha e vou lá a casa várias vezes por semana)
    e por outro lado, porque para o próximo Inverno (só irei habitar a casa no final de Janeiro ou início de Fevereiro) já ficava com lenha (essa certamente seca).

    Consegue-me o contacto desse fornecedor do seu irmão?
    Thanks
  7.  # 7

    Colocado por: RicardoPortoIr na nacional de carro e parar onde vir lenha.. compre ao m3



    Locais onde vende, vejo vários... mas para comprar ao m3 a maior parte cobra entrega. Como a zona é complicada de chegar, a comprar a cada m3 mais valia perder uns quantos m3 numa encomenda daquelas, porque sempre saíria mais barato do que andar a pagar entregas.
  8.  # 8

    Colocado por: NB_ViseuConsegue-me o contacto desse fornecedor do seu irmão?
    Vou tentar. Se conseguir amanha comento aqui.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NB_Viseu
  9.  # 9

    Se conseguir o tal contacto também agradeço
  10.  # 10

    E a entrega muitos deles têm trator e levam logo uns bons m3
  11.  # 11

    Colocado por: NB_ViseuNinguém tem dicas?


    Nao tem nada a ver mas... NB... Em relaçao ao bar no rossio debaixo do registo civil?? Lol
    Nem sei se ainda existe..
  12.  # 12

    Agora vai comprar mais água que lenha.
    Compra-se no verão.
    Além de pagar pelo que não quer, vai arder mal.
  13.  # 13

    Colocado por: marcocar

    Nao tem nada a ver mas... NB... Em relaçao ao bar no rossio debaixo do registo civil?? Lol
    Nem sei se ainda existe..


    Não... NB de Nuno Boaventura.

    Mas acho que tenho de trocar de nick. Já outro forista perguntou se era funcionário do Novo Banco em Viseu :)
  14.  # 14

    Colocado por: BelhinhoAgora vai comprar mais água que lenha.
    Compra-se no verão.
    Além de pagar pelo que não quer, vai arder mal.


    Por isso é que não queria comprar ao peso mas sim ao m3...

    Além disso, tenho medidor de humidade da lenha pelo que vou recusar lenha que não tenha qualidade.

    Mas não tenho mesmo hipótese de não comprar agora. Comprei a casa agora e tenho o aquecimento central e as AQS a ser realizado pelo recuperador de calor (com caldeira eléctrica para reforço). Por isso, sem lenha não me aqueço :)

    O facto de pretender comprar tanta lenha é exactamente para poder deixar a secar, boa parte, já para o próximo Inverno. A minha ideia é sempre essa: comprar a lenha com mais de um ano de antecedência para poder ter sempre lenha para mais de um ano e poder secá-la bem. A somar a isso, sendo o aquecimento central e as AQS por recuperador de calor e estando em casa quase todo o dia, aquilo vai ser queimar lenha com fartura...
  15.  # 15

    Colocado por: HAL_9000Vou tentar. Se conseguir amanha comento aqui.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NB_Viseu


    Sempre conseguiu aquele contacto do seu irmão?

    thanks
  16.  # 16

    Colocado por: NB_ViseuSempre conseguiu aquele contacto do seu irmão?
    Tinha-me esquecido, mas já o tenho. tem algum email, para onde possa enviar?
  17.  # 17

    Colocado por: HAL_9000Tinha-me esquecido, mas já o tenho. tem algum email, para onde possa enviar?


    Sim, envia para o mail pessoal: [email protected]

    Obrigado
  18.  # 18

    Colocado por: NB_Viseu[email protected]
    enviado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NB_Viseu
 
0.0188 seg. NEW