Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 521

Colocado por: Dias12A minha questão tem a ver com a betonagem dos pilares. Vai confiar só nessas forras para segurar o betão ou vai escorar as forras do pilar com madeira?

Vai ser escorado também.
    Depois dos pilares betonados e betão curado, irei furar e meter umas buchas de capoto metálica para garantir.
    Isto de qualquer maneira já não sai daqui,está tudo cruzado, chumbado com argamassa e cola espuma PU.
    Experimentei num sítio, arrancar depois de secar, só com a marreta!!
    Concordam com este comentário: LUNARDIAGONAL
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  2.  # 522

Obrigado pelas respostas, está a ser esclarecedor. Vou acompanhar o tópico.
  3.  # 523

Colocado por: marcocar

Vai ser escorado também.
    Depois dos pilares betonados e betão curado, irei furar e meter umas buchas de capoto metálica para garantir.
    Isto de qualquer maneira já não sai daqui,está tudo cruzado, chumbado com argamassa e cola espuma PU.
    Experimentei num sítio, arrancar depois de secar, só com a marreta!!

Sim sim. Cálculo que seja difícil as forras depois descolarem, mas estava mais preocupado era com a vibração do betão se a peça não partia ou descolava da própria parede.
    Obrigado pela resposta.
  4.  # 524

As peças é impossível partirem, são 10cm de EPs com 5cm de bloco térmico na face exterior.
    A maneira preconizada por eles é primeiro os pilares e depois subir os blocos e ao no fim fixar as forras com cola de capoto
    Eu como ando sozinho, é me mais fácil/simples preparar assim tudo desta maneira e betonar no fim.
  5.  # 525

Olá marcocar, irei em breve começar a construir,e será extrabloco, acho que vou precisar de dicas :)
  6.  # 526

Boas pessoal.
    Que argamassa seca aconselham para executar reboco de paredes enterradas em blocos?
    Reboco que depois irá levar tinta betuminoso e tela drenante.
    O ideal seria fazer argamassa hidrofugada em obra,mas infelizmente não tenho acesso para os sítios a rebocar
  7.  # 527

Boas pessoal...
    Isto lá vai andando aos poucos entre férias e tratar das crianças tem andado um pouco devagar...

Vou aproveitar estes últimos dias de bom tempo para hidrofugar as paredes enterradas da cave/ garagem e repetição drenagem..
    Para a drenagem vou usar diâmetro 125 em tubo dupla parede semi perfurado, mas para o chouriço de gravilha não sei que brita costumam usar cá em Portugal??!!
    Em frança usava brita 20/40... Aqui qual costumam usar??
    Obrigado desde ja
  8.  # 528

Colocado por: marcocarBoas pessoal...
    Isto lá vai andando aos poucos entre férias e tratar das crianças tem andado um pouco devagar...

Vou aproveitar estes últimos dias de bom tempo para hidrofugar as paredes enterradas da cave/ garagem e repetição drenagem..
    Para a drenagem vou usar diâmetro 125 em tubo dupla parede semi perfurado, mas para o chouriço de gravilha não sei que brita costumam usar cá em Portugal??!!
    Em frança usava brita 20/40... Aqui qual costumam usar??
    Obrigado desde ja
    ja fez as pendentes para o dreno?
    Vai colocar tubo perfurado em toda a volta?
    Eu por acaso tenho previsto brita 20/40 mas nao sei?
  9.  # 529

Vou fazer como fazíamos em frança,
    Meia cana
    Geotextil
    Brita com pendente
    Tubo semi perfurado ( acho que é a 240°)
    Brita.

Vou usar a 20/40 entao
  10.  # 530

Pela lógica acho que a meia cana devia ter pendente…
    Eu os que tenho feito foram sem pendente, o betao de limpeza sai uns 50/60cms para fora da cofragem e o dreno pousa em cima…

Qual o tubo que vai usar? Em Portugal só encontrei furado a toda a volta
  11.  # 531

Existe semi perfurado também.
    A marca que o meu fornecedor arranja acho que é ibotec.
    Faça o pedido nas lojas de materiais que eles têm acesso aos 2 tipos
  12.  # 532

Marcocar vai utilizar PRH?
    Já decidiu como vai fazer?
    Estou com um dilema semelhante.

Colocado por: marcocarAproveito a 'sabedoria' e opiniao de alguns aqui do forum.
    Ando na dúvida se isole a minha laje..
    Tinha previsto 6cm de XPS por cima da placa e betonilha de 5/6cm por cima.
    Mas ao ver a minha laje de 30cm,fico a pensar que teria ali uma boa bateria de inércia. E estava a pensar fazer somente uma betonilha de 5/6cm por cima dela para o assentamento do cerâmico.
    Por baixo da laje,é uma parte garagem com 2,70m e uma parte desvao de 2m, tudo ficará enterrado e será ventilado com tubos de 100mm no sentido Norte/sul.
    Pensei em vez de por cima da laje, forrar a EPs por baixo..
  13.  # 533

Colocado por: NalotilMarcocar vai utilizar PRH?
    Já decidiu como vai fazer?
    Estou com um dilema semelhante.

Bomdia,não não vou ter prh, não gosto dessas modernices 😆
    Vai ser recuperador de calor e radiadores normais. A casa vai ter pouca necessidade de aquecimento e está opçao para mim é a mais barata.
  14.  # 534

Uma pergunta, para a semana vou aterrar tudo a volta de casa e quero deixar já os tubos para as chegadas de eletricidade e telecomunicaçoes.
    Quais são os diâmetros, cores e número de tubos a deixar obrigatórios?
    Em frança tinha que deixar sempre 2 verdes diâmetro 50 para telecomunicaçoes e 2 vermelhos diâmetro 90 para eletricidade.
    É igual?
  15.  # 535

Colocado por: marcocarÉ igual?

Perguntar ao eng Electrotécnico do seu projecto. O electricista responsável tb saberá responder.
  16.  # 536

Colocado por: marcocardessas modernices
    é sempre de desconfiar de coisas com mais de 2000 anos.
  17.  # 537

Colocado por: jorgealvesé sempre de desconfiar de coisas com mais de 2000 anos.

Vocé entendeu bem aquilo que quero dizer...
    Sistemas caros, que obrigam a grande manutençao e que podem originar vários problemas
    Enquanto que o dito recuperador com radiadores, é simples, eficiente e quase 99% sem problemas ao longo de uma vida
  18.  # 538

Colocado por: Pedro Barradas
    Perguntar ao eng Electrotécnico do seu projecto. O electricista responsável tb saberá responder.

Só tive ficha eletrotécnica, e não está lá nada explícito, nem mesmo no projeto ited.
    O eletricista também ainda não tenho, ainda estou longe dessa fase, queria é deixar já as chegadas prontas...
  19.  # 539

Se migar um recuperador de calor a PRH, nao é praticamente a mesma coisa do que o ligar a radiadores?
    Falo em relação a complexidade do sistema…
    Concordam com este comentário: Dias12
  20.  # 540

Colocado por: marcocarSó tive ficha eletrotécnica, e não está lá nada explícito, nem mesmo no projeto ited.
    O eletricista também ainda não tenho, ainda estou longe dessa fase, queria é deixar já as chegadas prontas...

Então é bom arranjar já o electricista responsável. A fase de obra, começa nos preparativos anteriores à "fase", portanto já deveria ter isso assegurado.

0.1162 seg. NEW