Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas eu tenho uma ideia completamente diferente en relação ao prh ,acho q seria das poucas coisas q eu mantinha na minha casa. Isto tendo un sistema q em nada esta a funcionar a 100 por cento .
    E das coisas q sinto mais gosto desfrutar na casa.
  2.  # 2

Colocado por: DR1982um recuperador de calor a PRH, nao é praticamente a mesma coisa do que o ligar a radiadores?
    tem mais alguns pormenores pelo meio mas é básico e simples, alias pormenores esses que tambem deveriam existir com os radiadores mas por cá não se sabe fazer diferente.
  3.  # 3

Colocado por: jorgealvespormenores esses que tambem deveriam existir com os radiadores mas por cá não se sabe fazer diferente.

Poderá indicar alguns exemplos pf
  4.  # 4

Colocado por: pkasa

Poderá indicar alguns exemplos pf
    depósitos de inércia, radiadores a trabalhar com baixas temperaturas e recuperadores a trabalhar com altas temperaturas, estes os mais consensuais depois existem outros menos óbvios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pkasa
  5.  # 5

Isto aos poucos lá vai andando..
    Paredes enterradas todos rebocadas com argamassa hydrofuga, 3 demais de emulsão betuminosa, tela pitonada, dreno caseiro, feito com tubo corrugado dupla pele, no qual fiz rasgos de 270°com disco de 1cm...pendente de 1 cm/m...
    E 14m3 de brita 2, tudo ao carrinho de mão, e claro debaixo de chuva senão não tinha piada...

https://i.postimg.cc/WpM9xGbP/IMG-20241009-WA0005.jpg
  6.  # 6

E depois de aterrado a volta da casa já dá outra perspetiva e faz bem a cabeça, um ano depois de por o primeiro tricapa a cofrar as fundaçoes, sozinho quase sempre, fez um bem dos diabos ver esta parte acabada...

https://i.postimg.cc/J0Z45Tb0/IMG-20241010-WA0051.jpg

https://i.postimg.cc/1tyHQTzh/IMG-20241011-WA0005.jpg
  7.  # 7

Não vai levar tela impermeabilizante?
  8.  # 8

Colocado por: JoseMBOliveiraNão vai levar tela impermeabilizante?

Não
    Paredes com betão hydrofugo,
    Reboco hydrofugo
    3 demais de emulsão betuminoso
    Nunca lá vai entrar nada
  9.  # 9

Boas pessoal, precisava que me tirem uma dúvida.
    Estou a atacar as vigas do teto do rdc,mas tenho uma duvida porque nunca me calhou ou se calhar já tive mas com outro nome.
    Tenho 2 vigas de 5,8 para fazer.
    No projeto está descrito como estribos de 8, espaçados a 8cm,3 ramos...
    É esta parte do 3ramos que me esta a por dúvida?
    Tenho feito vigas que dão nome de 4 ramos o de leva estribo por fora e outro central,
    Mas este de 3 ramos não estou a ver.
    Alguém pode confirmar de que se trata SFF?
    O meu engenheiro foi para a reforma e não me apetecia estar a ligar para isto,mas em último recurso lá terá que ser
  10.  # 10

julgo que levará um prumo a meio, além dos dois na bordadura
    Concordam com este comentário: Pickaxe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcocar
  11.  # 11

Ando a matutar se meto caixa de estores ou não
    Não gosto da estética dos estores, mas nos quartos talvez não fosse ma ideia.
    Tenho previsto portadas em madeira, mas para mais tarde.
    Para umas porta janelas de 225 de altura por 160, caixa de 25*25 é suficiente?
    Qual o custo por m2 para os estores?
  12.  # 12

Colocado por: nunogouveiajulgo que levará um prumo a meio, além dos dois na bordadura

é isto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Allegrodx
  13.  # 13

Uma pergunta, para a qual ainda falta algum tempo para a instalaçao, mas queria ter alguma informaçao para poder discutir com as empresas.
    Para o aquecimento da casa e águas sanitárias, quero recuperador de calor, ligado a um depósito de inércia.
    Como funciona isto em caso de falha de luz?
    Continuo a ter aquecimento e água?
    Estive a conversar com um responsável da fercar, propõe me um fogão a lenha para aquecimento, combinado com placa elétrica, e diz me que do fogão para o depósito, um dos tubos tem que ir sempre a subir e que em caso de falha de luz, tudo continua a funcionar?
    É mesmo isso?
    • SrR
    • 4 dezembro 2024

# 14

Continua a ter do recuperador para os andares acima e quando ligados directamente ou seja recuperador com linha directa ao depósito aqs e aos radiadores. Mas a falha de luz é muito comum na sua zona?
  14.  # 15

De vez em quando falha.
    O tal sr garante me que se um dos tubos for do fogão a subir até entrar no depósito, terei sempre aquecimento na casa toda mesmo falhado a luz.
    Estes sistemas de aquecimento tem que ter sempre bombas circuladores e peças elétricas?
    • SrR
    • 4 dezembro 2024

# 16

Colocado por: marcocarDe vez em quando falha.
    O tal sr garante me que se um dos tubos for do fogão a subir até entrar no depósito, terei sempre aquecimento na casa toda mesmo falhado a luz.
    Estes sistemas de aquecimento tem que ter sempre bombas circuladores e peças elétricas?
    nao, instalei muitos sistemas assim, o recuperador ficava num nivel abaixo do resto da casa por ex cave e depois a tubagem saia do recuperador e ia com pendente como se fosse esgotos ate aos radiadores directamente e tb ia ao sótão ligar a um depósito aqs levava uma bomba circuladora mas mesmo que falha-se a luz aquilo funciona
  15.  # 17

Obrigado, tenho então que mudar os meus planos.
    Eu tinha um local técnico no nível -1, não habitado, e queria lá por o depósito, mas assim sendo o ideal será po-lo no primeiro andar ou no sótão.
    Obrigado pela dica👍

Já agora conhece os fogões bio8h da fercar? Aquilo compensa o investimento o é melhor o tradicional recuperador de calor?
    • SrR
    • 4 dezembro 2024

# 18

O deposito aqs pode ficar no mesmo piso do recuperador desde que as tubagens que vao ligar do depósito ao recuperador fiquem mais altas, a ideia de por no sótão é para dar prioridade as aqs
  16.  # 19

Coloque una UPS de PC na bomba e mesmo falhando a luz a bomba vai funcionar durante um tempo, quanto maior a bateria da UPS mais horas vai aguentar. O investimento é relativamente pouco, com 70 a 100€ já compra uma coisa decente
  17.  # 20

Boas pessoal,

Em paralelo com a casa, vou restaurar uma casinha a qual preciso trocar o telhado.
    Onde posso encontrar material como no link aqui em Portugal?
    Não sei que nome se dá a estes caixotes ripados.
    Obrigado desde ja

https://www.unilininsulation.com/fr-fr/all-products-lister/Usystem-Roof-SW_MSP0000097011

0.1146 seg. NEW