Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Hey :)

    Acabei de comprar uma casa e vou fazer algumas obras de remodelação. Estava interessado em criar um ecosistema (Apple Homekit) para domótica. Eu sei que produtos homekit são mais caros mas vou na mesma fazer um esforço para tentar ser comedido nos custos. Também gostava que os produtos estivessem na pipeline de serem actualizados para serem compatíveis com Matter, o que tirava a necessidade de manter hubs no futuro.

    Entrada de Casa - onde tenho menos dúvidas, o Nuki 3.0 pro não precisa de hub e faz tudo o que necessito.

    Iluminação inteligente - onde tenho algumas dúvidas. Prefiro ter in-wall switches do que meter smart lights em todas as divisões. Já pensei em meter os Shelly 1L sem neutro, mas o facto de ter de flashar o device para tornar compatível com Homekit é um bocado meh. Actualmente estou a pensar em colocar os Interruptores Aqara H1 sem neutro e comprar um Hub compatível. Vão ser actualizados para Matter em 2023. Alguma ideia nova que possa ser melhor que esta?

    Controlo de temperatura e dos ACs Também tenho dúvidas aqui. Não há mesmo muitas opções, eu comprei um Tado este ano e não adorei a experiência de utilização. Mas não estou a ver grandes alternativas, compatíveis com Homekit. Provavelmente vou comprar Tados para as restantes divisões, mas o que eu gostava mesmo era ter um controlador à entrada das divisões que fosse mais fácil de interagir. Eu sou até tech-savy, mas a minha mulher nem por isso e ela nunca se entendeu bem com o Tado. Alguma ideia aqui?

    Persianas elétricas Onde tenho mais dúvidas. Não sei se compro um relé como o Shelly 2.5 e flasho para ser compatível com Homekit, se compro um botão inteligente Meross (embora já saiba que não vai ser compatível com Matter) ou se compro uns relés Fibaro Roller Shutter 3 - a minha maior dúvida com este último é se posso usar o Hub da Aqara ou se tem de ter um hub proprietário da Fibaro (que é caro que dói!).

    Tomadas inteligentes e monitorização de energia Os fíbaro walli até são bonitos, mas tenho a mesma dúvida - posso usar o hub zigbee da Aqara? Provavelmente a melhor opção aqui é meter Shellys e compatibiliza-los com Homekit. Em relação ao quadro, acho que os Shelly Pro são a única alternativa.

    Em termos de dashboard, vou usar um iPad antigo, contruir um dashboard com o Viz Designer e colocar à entrada de casa. Estava mesmo interessado em feedback nas minhas maiores dúvidas, nomeadamente nas tomadas, iluminação e controlo de temperatura. Algum produto que vá de encontro às minhas ideias e que eu não referi que possa ser interessante considerar? Obrigado!
  2.  # 2

    Não precisa de flashar os Shelly para os usar com o homekit. Pode usar o Hombridge https://homebridge.io/ , quer para os Shelly, quer para imensa coisa que pode não ser compativel directamente com o homekit, como os Tado. Veja sobre isso vai ver que consegue colocar tudo isso de que fala no homekit via homebridge.

    Atualmente tenho mais de 30 dispostivos no Homekit, lâmpadas (tirando uma divisão não uso candeeiros de tecto e mesmo nessa uso lampadas, pois pode escolher a intensidade e temperatura da luz, ou até mesmo cor, não se compara a apenas desligar e ligar a luz, mas sim às vezes os meus filhos desligam isso, até que já pensei colocar lá um shelly no interruptor mas continuava com as lampadas), tomadas, temperatura, tv, humidade, câmaras, campainha, portão homem, portão exterior, portão de garagem.

    As câmaras vão directas sem bridge.

    Tudo o resto vai via Hue bridge (suporta muito mais do que dispostivos da Philips, dá com IKEA, Lidl, Osram, e dá para mais do que luzes se usar o mesmo protocolo dá para usar essa gateway, gateway chinesas que se ligam à net não me parece boa ideia, também pode ir para a gateway tradfri do ikea) ou via Homebridge.

    Qual é que vai ser a sua gateway do Homekit? O iPad? Tem uma Apple tv?


    Minha próxima compra vai ser mesmo uma Nuki, já ando a ver algum tempo.
  3.  # 3

    Colocado por: bmccruz

    Qual é que vai ser a sua gateway do Homekit? O iPad? Tem uma Apple tv?


    Tenho uma hue bridge e uma Apple Tv!
  4.  # 4

    Bem.. venho abrir este tópico para perguntar se há algum fórum português dedicado a casas inteligentes usando Apple HomeKit, matter e homebridge.

    Há muito tempo que tenho explorado e até testado muitos produtos Tuya que ligo depois ao HomeKit usando o homebridge. Até que tudo tem funcionado bem.. a plataforma Tuya tem tanta coisa ao preço da chuva que é impossível ignorar. Contudo informação de portugueses com feedback em produtos para a nossa realidade quase não há!

    Estou a construir e a ponderar integrar tudo isto no HomeKit através de homebrige pois nalgumas sintuacoes não há compatível com HomeKit nem a pagar bem.

    1. Campainha que ligue diretamente a dois monitores de parede mas que também chame no telemóvel e se consiga abrir portão homem e portão de entrada de carro: quase não existem soluções que façam isto numa aplicação só. Para já só vi alguns produtos POR AliExpress Tuya (MAs ainda com sérias dúvidas que funcione bem, e encontrão a Hikvision que faz tudo e pode ser ligado à HomeKit através do homebridge, contudo as funcionalidades não serão tão boas como na próprios app da Hikvision. Outras soluções conhecem?

    2. Câmeras de segurança POE. Há muita coisa mas não compatível com HomeKit . A Hikvision tb tem e da para ver nos monitores internos, na app deles e no HomeKit com homebrige .

    3. Termostatos do piso radiante hidráulico, preciso de 7. Na AliExpress tem muitos da Tuya que parecem ser bons e baratos mas não sei como se vão integrar na app HomeKit. Alguém tem experiência com algum?

    4. Todos os outros sensores de temperatura, humidade etc tenho usado da Tuya baratos e funcionam bem no HomeKit com homebrige.
  5.  # 5

    Existe o fórum de comunidade portuguesa de home assistant https://cpha.pt/

    E o telegram da domotica Portugal , que deve ser o melhor para tirar dúvidas https://t.me/domoticaportugal
  6.  # 6

    Em breve tb me vou dedicar a este assunto com mais afinco... Porque Homekit e não outros? Quais as alternativas ao Homekit?
  7.  # 7

    Colocado por: reator222. Câmeras de segurança POE. Há muita coisa mas não compatível com HomeKit


    Eu tenho o sistema Unifi protect, depois ligada ao Homekit mas via homebridge (via consola/NVR).
  8.  # 8

    Colocado por: RUIOLIEm breve tb me vou dedicar a este assunto com mais afinco... Porque Homekit e não outros? Quais as alternativas ao Homekit?


    Tenho 100% dos equipamentos em casa Apple. Computadores, iPhones, TV, tablets! Tenho android e windows, Amazon stock e google homes apenas para projetos mas depois de nós habituarmos ao ecossistema Apple não queremos outra coisa. É uma questão de tempo até tudo ser compatível como Apple HomeKit mas até lá a integração terá de ser feita através do homebridge que instalei num raspberry pi 3b+.

    Já perdi algum tempo com home assistant Que é brutal mas exige ainda muito mais tempo e dedicação, tempo que não tenho.

    Com Apple HomeKit todos lá em casa sabem abrir a mesma aplicação e usar como eu.
 
0.0134 seg. NEW