Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: carlota74Esses cartões também figuram na lista de responsabilidades do BdP?

crédito potencial pelo plafond não utilizado

crédito efectivo pelo montnate utilizado

se forem a https://www.bportugal.pt/en/area-cidadao/formulario/227 (aceitar as cookies)

ler e aceitar a politica de dados pessoais e autenticar-se com Chave Movel Digital ou credenciais de acesso à AT

obtem-se o PDF com a posição
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlota74
  2.  # 22

Perguntei pq fico com a sensação que "vários créditos potenciais" também pesam negativamente na hora de contratar crédito. Pela facilidade de se tornarem crédito efetivo. A análise ao cliente que apenas tem um ou dois cartões que não utiliza não será mais favorável do que aquele que tem vários em crédito efetivo? Os valores de crédito efetivo aumentam a taxa de esforço. Logo spreads mais altos Fica a minha opinião baseada num crédito habitação recente.
  3.  # 23

O crédito efectivo é geralmente pontual. Num determinado mês pode estar lá porque não se fez o pagamento a 100% mas no seguinte já não estar.
    Olhando para o histórico, sim, se durante os 3 ou 6 meses da análise houver sempre um crédito efectivo considerável pode indicar que a pessoas está em dificuldades financeiras e fará parte da taxa de esforço.

Mas isso é justamente perguntado quando durante a formalização dos créditos. Encargos com outros créditos.
  4.  # 24

Colocado por: SirruperAté fico parvo com o que leio.
    Pagar cartoes com cartoes para ir buscar uns euros.
    Acho que há malta que nem vive a tentar descobrir onde se vai buscar uns euros extra.
    Era mais fácil arranjarem um part time. O tempo que perdem por umas "centenas" de euros ao ano, ganhavam uns milhares por ano a trabalharem.
    Enfim...
    Concordam com este comentário:Paramonte,Varejote

A sua estupefacção é que é estranha!
    Porventura também vai ao supermercado e não olha a preços, marcas e compra o que lhe faz falta, no que está mais perto ou simplesmente porque há anos que assim faz!

A utilização de cartões com cashback, desde que utilizada similarmente a cartão de débito é exactamente igual: Se fizer contas só as despesas de supermercado, gasolina e restaurante, verá quanto gasta e quanto pode poupar apenas e só por pagar (e depois pagar a 100%) com uma cartão sem custo e que lhe dá dinheiro.
    Se lhe disser que em 9 meses, um casal conseguiu poupar/ganhar cerca de 500€... Se isto não é dinheiro para si.
    Ahh.. e como deve saber há trablahadores que estão impedidos de exercer outras actividades profissionais... e alguns que têm família e que até estas "aulas de literacia financeira" podem ser um momento de convívio familiar ao invés de colocar os miúdos a frente de tablets só para não chatearem!
    Concordam com este comentário: Zafa
    • FFAD
    • 6 janeiro 2023

# 25

nunca paguei 1€ de juros e uso o cartão de crédito como fonte de pagamento principal, a principal razão são as milhas que ganho.

Esses cashback, até tinha interesse se não tivessem limites. pelo que sei rondam entre os 100 euros e 250 euros anuais...
  5.  # 26

Colocado por: ARAS79

A sua estupefacção é que é estranha!
    Porventura também vai ao supermercado e não olha a preços, marcas e compra o que lhe faz falta, no que está mais perto ou simplesmente porque há anos que assim faz!

A utilização de cartões com cashback, desde que utilizada similarmente a cartão de débito é exactamente igual: Se fizer contas só as despesas de supermercado, gasolina e restaurante, verá quanto gasta e quanto pode poupar apenas e só por pagar (e depois pagar a 100%) com uma cartão sem custo e que lhe dá dinheiro.
    Se lhe disser que em 9 meses, um casal conseguiu poupar/ganhar cerca de 500€... Se isto não é dinheiro para si.
    Ahh.. e como deve saber há trablahadores que estão impedidos de exercer outras actividades profissionais... e alguns que têm família e que até estas "aulas de literacia financeira" podem ser um momento de convívio familiar ao invés de colocar os miúdos a frente de tablets só para não chatearem!

Epah, eu quando for ao continente vou deixar de usar os cupões de 15% porque efectivamente dá muito trabalho activa-los na app... E vou começar a pagar com o cartão de débito porque tirar da carteira o de crédito que dá 4% de cashback também não é fácil!

Quem anda a perder tempo a comparar tarifários de energia para poupar 5-10€/mês também deve ser parvo...
    Concordam com este comentário: ARAS79, Bruno.Alves, scar888, Edna
  6.  # 27

Colocado por: carlota74Perguntei pq fico com a sensação que "vários créditos potenciais" também pesam negativamente na hora de contratar crédito. Pela facilidade de se tornarem crédito efetivo. A análise ao cliente que apenas tem um ou dois cartões que não utiliza não será mais favorável do que aquele que tem vários em crédito efetivo? Os valores de crédito efetivo aumentam a taxa de esforço. Logo spreads mais altos Fica a minha opinião baseada num crédito habitação recente.

de facto são tidos em conta na análise de risco mas... com as seguintes linhas orientadoras e cada banco tem a sua forma de as aplicar:

- 5% do utilizado (soma do crédito efectivo de todos os cartões) pode ser convertido em «prestação» ou encargo mensal regular
    - se a conta ordenado (caso exista) não for utilizada a quantidade e os plafonds dos cartões perde relevância

outros algoritmos e pressupostos de scoring que não posso estar a divulgar ams que se resumem numa frase:

utilização consciente e adequada à DAF (despesas do agregado familiar»
  7.  # 28

Colocado por: FFADEsses cashback, até tinha interesse se não tivessem limites. pelo que sei rondam entre os 100 euros e 250 euros anuais...

Rondam os 120-200€ de cashback anual, sim. Mas por cada cartão. Eu tenho 3 que vou usando conforme os locais onde faço compras/pagamentos, a esposa tem 2. A poupança potencial só por pagar os gastos do dia-a-dia é de 640€. Nos meus cartões acumulei quase 450€ de cashback em 2022. Isto equivale, por exemplo, a não pagar o seguro dos dois carros. É dinheiro.
    Concordam com este comentário: lpetinga, penhas82
  8.  # 29

No cartão universo não há limite de cashback. Também no cartão da Deco/Unicre dá cashback em todos os terminais com rede Mastercard/Visa ou Multibanco e dá 1% de cashback. Mas só dá cashback em Portugal Continental, não no estrangeiro.
  9.  # 30

Colocado por: ruicarlovNo cartão universo não há limite de cashback. Também no cartão da Deco/Unicre dá cashback em todos os terminais com rede Mastercard/Visa ou Multibanco e dá 1% de cashback. Mas só dá cashback em Portugal Continental, não no estrangeiro.

Já pensei em pedir o Universo mas:
    - descontos em combustível há sempre aos pontapés (a Galp até estava a dar 6 cts desde que se usasse o cartão continente, mesmo sem cupões)
    - os cartões que tenho já me cobrem os gastos anuais até ao limite (ou perto) do seu cashback de 2-4%, por isso não teria vantagem.

Mas é outra opção, sim. O dinheiro parado está a render quase nada, salvo certificados de aforro (agora) e algumas excepções de contas a prazo mas de duração limitada; ao menos que renda um pouco o que se usa.
  10.  # 31

as taxas de depósito a prazo a 1 ano estão acima de 1% e sem possibilidade de mobilização antecipada andam nos 2% (TAB)
  11.  # 32

Sim, há bancos que oferecem taxas brutas até 2.5% a prazos curtos. Mas não são os "bancos do povo", por assim dizer.

https://www.dinheirovivo.pt/financas-pessoais/taxas-de-depositos-a-prazo-a-subir-mas-continuam-a-ser-das-piores-na-europa-15530963.html

Eu em 2015 consegui uma conta no CA para os miúdos que deve estar a render mais de 2.7% brutos e é para lá que iam as poupanças (fora PPR pelo mínimo para máximo reembolso no IRS, e algumas ETFs mas mais por curiosidade). Agora comecei a meter preferencialmente em certificados de aforro e, quando a conta dos miúdos terminar (acho que era max 10 anos) provavelmente migra tudo para aforro se as taxas se mantiverem altas, a não ser que haja ofertas melhores na banca.
  12.  # 33

Colocado por: nunes pahas taxas de depósito a prazo a 1 ano estão acima de 1% e sem possibilidade de mobilização antecipada andam nos 2% (TAB)

Há sempre a Conta ordenado do BANKINTER: 5% e 2%, no primeiro e segundo anos, respectivamente, com a obrigação de transferir 2 em cada 3 meses a quantia de 800€. Até ao máximo de €5.000 de saldo. Conta à ordem com cartão de débito sem custos.
  13.  # 34

Colocado por: ARAS79

Há sempre a Conta ordenado do BANKINTER: 5% e 2%, no primeiro e segundo anos, respectivamente, com a obrigação de transferir 2 em cada 3 meses a quantia de 800€. Até ao máximo de €5.000 de saldo. Conta à ordem com cartão de débito sem custos.

isso dá 250 paus por ano e está cheio de asteriscos e permanências mínimas, utilizações de CC e etc

dá demasiado trabalho para ter o mesmo cash back de um cartão. para mim, claro.

até porque essa conta não pode estar associada a CH logo (para a maioria das pessoas) perssupões que o ordenado está domiciliado noutro banco.

too much
  14.  # 35

Não necessita ter ordenado la. Basta transferência.
    Utilizar o cartão 5 vezes em cada seis meses.
    • FFAD
    • 9 janeiro 2023

# 36

Colocado por: pcspinheiro

Rondam os 120-200€ de cashback anual, sim. Mas por cada cartão. Eu tenho 3 que vou usando conforme os locais onde faço compras/pagamentos, a esposa tem 2. A poupança potencial só por pagar os gastos do dia-a-dia é de 640€. Nos meus cartões acumulei quase 450€ de cashback em 2022. Isto equivale, por exemplo, a não pagar o seguro dos dois carros. É dinheiro.
    Concordam com este comentário:lpetinga

a mim rende mais milhas que ao final do ano os bilhetes ou upgrades valem bem mais que 1k por ano...
    • FFAD
    • 9 janeiro 2023

# 37

Colocado por: nunes pahas taxas de depósito a prazo a 1 ano estão acima de 1% e sem possibilidade de mobilização antecipada andam nos 2% (TAB)

onde?
  15.  # 38

16.  # 39

Colocado por: FFADa mim rende mais milhas que ao final do ano os bilhetes ou upgrades valem bem mais que 1k por ano...

Sim, para quem viaja deve ser mais vantajoso. Eu como não gosto de viajar de avião... já tive muitos sustos para uma vida.
  17.  # 40

Cá em casa temos o da UNIBANCO e pagamos tudo com ele, até contas de energia/gás/água/impostos. Débito direto do extrato no final do mês, nunca pagamos juros.

Basta gastar mais de 500€ por mês para devolverem 20€. Literalmente 240€ por ano por fazer nada.

https://www.unibanco.pt/cartao-de-credito/

Por aqui a politica é keep it simple. Para nós não vale a pena complicar e ter 5 cartões diferentes para tentar rentabilizar todos os tipos de cashback possível.

0.0275 seg. NEW