Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: PedroNunes24Cá em casa temos o da UNIBANCO e pagamos tudo com ele, até contas de energia/gás/água/impostos. Débito direto do extrato no final do mês, nunca pagamos juros.

Basta gastar mais de 500€ por mês para devolverem 20€. Literalmente 240€ por ano por fazer nada.

https://www.unibanco.pt/cartao-de-credito/

Por aqui a politica é keep it simple. Para nós não vale a pena complicar e ter 5 cartões diferentes para tentar rentabilizar todos os tipos de cashback possível.

De acordo com o site:

Adira ao Cartão de Crédito UNIBANCO e receba até €200 de volta nas compras realizadas durante os primeiros 12 meses.
  2.  # 42

A estratégia aqui por casa é, ao fim dos 200€ cancelar o cartão e voltar a contratar outro igual, em nome da esposa. Ir repetindo ou passar para outro cartão mais atrativo.

Também há cartões que ao ligar para desistir alegando que por ter terminado a campanha de cashback já não estamos interessados, prolongam o prazo da mesma.

É esta gestão que me faz limitar o uso de cartões para cashback para apenas 1. Há sempre letras miudinhas/condições que alteram que requerem uma gestão da nossa parte e deixa de ser produtivo.

Também há que não cair na armadilha do incentivo ao gasto lá porque temos cashback ilimitado distribuido em 5 ou 6 cartões. É como nas promoções, não é por estar em saldo que devo ser incentivado a comprar o artigo.

Estas ofertas de cashback, a meu ver, só funcionam para os regrados e com fundo de emergência bem estabelecido, já que outra armadilha dos cartões (e é onde as empresas vão buscar o lucro) são os clientes que os utilizam quando surge um aperto financeiro inesperado e a facilidade de contrair crédito fala sempre mais alto nessas alturas. Mais uma razão para estar limitado a 1.
  3.  # 43

Concordo parcialmente. Eu só compro o que preciso, tenho muito poucos gastos supérfluos. Mas mesmo assim consigo ir buscar mais do que 200€ de cashback anualmente. Daí ter os 3 cartões.
  4.  # 44

Eu tenho sempre bastantes CC's, tenho o mundo 123, wizink, activo bank, plutus, cripto, entre outros.

O plutus tem-me dado até 60€ de cashback mensal, sendo que tem sido o que tenho vindo mais a usar. No final do ano ainda é significativo, são cerca de 1000€ que consigo em cashback, não falando de todas as vantagens de seguros que os cartões oferecem.
  5.  # 45

É a ler alguns comentários aqui que me faz ter cada vez mais a certeza que sou pobre...

Para se chegar a 1000€ de poupança, como no comentário anterior, com 3% de cashback, significa que se teve despesas anuais superiores a 33000€!!!

Ora, para se ter este tipo de gastos, ou se tem uma família muito grande e pouco sobra no fim do mês, ou o rendimento é tal (+ de 100000€/anuais), que se pode gastar à vontade, que sobra sempre muito.

Acabo, refletindo que se eu tivesse um salário dessa grandeza, alguma vez perdia o meu tempo a gerir cartões para ter um retorno extra de menos de 1% do meu rendimento?!
    • AMG1
    • 9 janeiro 2023

# 46

Admito que todos saibam que estes valores devolvidos aos titulares dos cartões resultam das comissoes que as entidades emissoras cobram aos comerciantes. Ou seja, estas verbas contribuem para a formação do preço pedido pelo comerciante a quem o compra.
    Claro que quem tem paciência aproveita, mas convém ter em conta que com isso também está a contribuir para elevar o preço do produto.
    • TicMic
    • 9 janeiro 2023 editado

# 47

Colocado por: mandrongoÉ a ler alguns comentários aqui que me faz ter cada vez mais a certeza que sou pobre...

Para se chegar a 1000€ de poupança, como no comentário anterior, com 3% de cashback, significa que se teve despesas anuais superiores a 33000€!!!

Ora, para se ter este tipo de gastos, ou se tem uma família muito grande e pouco sobra no fim do mês, ou o rendimento é tal (+ de 100000€/anuais), que se pode gastar à vontade, que sobra sempre muito.

Acabo, refletindo que se eu tivesse um salário dessa grandeza, alguma vez perdia o meu tempo a gerir cartões para ter um retorno extra de menos de 1% do meu rendimento?!

Pior do que ser pobre, é ser classe média e pensar-se como um pobre. Se tal situação te faz sentir menor, deverias era questionar quem está nela (eu não estou nem de perto) para poderes traçar metas de como lá chegar.

Engraçado que constato que agora que colocas as coisas nesses termos, o meu salário tem sido inferior aos nível de despesas de ajudas de custo que tenho imputado à entidade patronal!

Há algumas formas de conseguires maximizar o cashback também, mas claramente o meu nível de despesa não são 33k.
    As vezes tens cartões que te dão prémios, por exemplo, aderes e ganhar 200€, é valor, que juntando a outro tipo de seguro de viagem, que te cubra, por exemplo, uma mala atrasada, são mais 300€. Só aqui estão 500€ de vantagens de CC.

Mas sim, 100k de rendimento anual é plenamente fazível nos próximos 9-10 anos, e mesmo não te conhecendo, para ti, também é.
  6.  # 48

Este último relato era de um cartão que dá cashback em criptomoedas. Nunca ouvi falar mas fiquei curioso. Eu só em colégio dos miúdos pago uns 8k€/ano... Não sou rico, invisto muito na educação. Consigo 2% de 8k€, é no seguro do caro. Fora os outros cartões: 4% em compras no supermercado, facilmente chego ao limite de 10€ de cashback por mês, ou 3% em combustível. É tudo a somar mas, ao contrário do que alguém aqui referiu, não dá trabalho nenhum. É pagar como com qualquer outro cartão. Nunca paguei um tostão de juros.
    • AMG1
    • 9 janeiro 2023

# 49

Colocado por: TicMic

Mas sim, 100k de rendimento anual é plenamente fazível nos próximos 9-10 anos, e mesmo não te conhecendo, para ti, também é.

Bem, se a inflação se mantiver aos niveis actuais, vai haver muitos a chegar lá em 10 anos, sem ser necessario fazer nada.
    Mas não creio que seja a isso que se refere, portanto se puder aprofundar esta sua visão certamente que muitos poderão aproveitar, como estou certo que muitos dos participante no forum terão rendimentos abaixo desse valor, logo seria util a muitos se pudesse detalhar a sua visão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Matisofi
  7.  # 50

8.  # 51

Colocado por: AMG1

Bem, se a inflação se mantiver aos niveis actuais, vai haver muitos a chegar lá em 10 anos, sem ser necessario fazer nada.
    Mas não creio que seja a isso que se refere, portanto se puder aprofundar esta sua visão certamente que muitos poderão aproveitar, como estou certo que muitos dos participante no forum terão rendimentos abaixo desse valor, logo seria util a muitos se pudesse detalhar a sua visão.

Em 9-10 anos tens tempo de aprenderes o que o mercado de trabalho está disponível a pagar. Abre o linkedin, ve quais são as áreas com empregos remote lá para fora, e forma-te nisso. Aliás, até te digo, em 5 anos é possível.

Data Science, Process improvement, não é fazer-se o que se gosta, é o que dá retorno. Ensinam os miudos que devem fazer o que gostam e depois trabalham uma vida no que não gostam. Se ensinarem que devem fazer o que lhes dá retorno financeiro durante 10-15 anos da vida deles para que os restantes, possam escolher o que querem fazer, era um conselho mais sóbrio...
  9.  # 52

Sim, embora não me tenha ocorrido antes! Em vez de pagar os reforços no aforro por cartão de débito, usa-se o de crédito com cashback, sendo para isso necessário pagar num terminal em balcão dos CTT, em vez de pagar online. Excelente dica HAL!
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  10.  # 53

Colocado por: HAL_9000https://eco.sapo.pt/2023/01/09/como-ganhar-ate-8-com-certificados-de-aforro/

Alguém sabe como funciona isto?

Já tentaste ler? Está lá o fluxograma, mas por 200€, não é grande vantagem
  11.  # 54

Colocado por: TicMicJá tentaste ler?
    óbvio que li. O que queria saber, é se alguém consegue maximizar esses 200 euros. Mas mesmo assim 200euros, são 200 euros. É o mesmo retorno de 10k em certificados. Neste momento, eu estou muito: grão a grão....

Colocado por: TicMicAbre o linkedin, ve quais são as áreas com empregos remote lá para fora, e forma-te nisso. Aliás, até te digo, em 5 anos é possível.
    Isso pode ser bom para quem não sabe bem o que fazer do futuro. Quem já está estabelecido, é um caminho algo mais sinuoso, até porque trabalhando tem pouco tempo para reformatar o chip para outra área, depois tem de ter capacidades cognitivas e bases para essa reformatação. Se essas funções estivesse, assim ao alcance de quem quisesse fazer, não eram áreas com grande procura e bem pagas.
    Contudo é uma estratégia válida, eu próprio ando a fazer formações fora da minha área de formação, como forma de explorar o mercado. Mas a verdade é que apesar de me considerar uma pessoa com boas bases e alguma destreza cognitiva, não vejo tão claro que consiga capacitar essa aprendizagem mudando de área.
  12.  # 55

Colocado por: HAL_9000óbvio que li. O que queria saber, é se alguém consegue maximizar esses 200 euros. Mas mesmo assim 200euros, são 200 euros. É o mesmo retorno de 10k em certificados. Neste momento, eu estou muito: grão a grão....

Isso pode ser bom para quem não sabe bem o que fazer do futuro. Quem já está estabelecido, é um caminho algo mais sinuoso, até porque trabalhando tem pouco tempo para reformatar o chip para outra área, depois tem de ter capacidades cognitivas e bases para essa reformatação. Se essas funções estivesse, assim ao alcance de quem quisesse fazer, não eram áreas com grande procura e bem pagas.
    Contudo é uma estratégia válida, eu próprio ando a fazer formações fora da minha área de formação, como forma de explorar o mercado. Mas a verdade é que apesar de me considerar uma pessoa com boas bases e alguma destreza cognitiva, não vejo tão claro que consiga capacitar essa aprendizagem mudando de área.

O que referem ali é pagares o investimento em certificados via CC, vais buscar diretamente em cashback. Como maximizar os 200€, é arranjares cartões de crédito não não tenham limites de cashback.

Alguns, para te aumentarem o cashback, também passam a ter mensalidade.

O meu preferido é este https://plutus.it/. Tenho opção everyday, que me paga um cartão (curve) que uso para gerir todos meus cartões de crédito e fazer swaps de compras entre eles, e para ter 1% de cashback no continente, na amazon, na booking, e para me oferecer um seguro de viagens AXA com condições muito favoráveis.

Eu diria que uma boa parte dos user do forum deverão ter menos de 40 anos, e que portanto, está sim ao alcance de todos. Seres professor de infancia, hoje, embora seja algo giro, não é compensatório em termos financeiros e não é uma opção inteligente a longo prazo, salvo queiras trabalhar 55 anos da tua vida na profissão.
  13.  # 56

@TicMic estive a ler o site do Plutus mas fiquei sem perceber muito bem a coisa. Basicamente parece-me que é um cartão de débito que é preciso carregar e depois gasta-se o saldo, mas para ter mais que 3% de cashback é preciso comprar PLU e fazer staking? Estou queimado de fazer staking de crypto e nisso não me volto a meter. Se percebi mal, quer descomplicar aqui para o pessoal?
  14.  # 57

Colocado por: AMG1Admito que todos saibam que estes valores devolvidos aos titulares dos cartões resultam das comissoes que as entidades emissoras cobram aos comerciantes. Ou seja, estas verbas contribuem para a formação do preço pedido pelo comerciante a quem o compra.
    Claro que quem tem paciência aproveita, mas convém ter em conta que com isso também está a contribuir para elevar o preço do produto.

A mesma coisa com as taxas dum cartão de débito.
  15.  # 58

Para quem não conhece, aconselho ouvir este excerto de 3min. A propósito dos cartões de crédito.

"Debit Cards Are The Worst Financial Tool Ever Created." - Frank Abagnale
  16.  # 59

Colocado por: pcspinheiro@TicMic estive a ler o site do Plutus mas fiquei sem perceber muito bem a coisa. Basicamente parece-me que é um cartão de débito que é preciso carregar e depois gasta-se o saldo, mas para ter mais que 3% de cashback é preciso comprar PLU e fazer staking? Estou queimado de fazer staking de crypto e nisso não me volto a meter. Se percebi mal, quer descomplicar aqui para o pessoal?

Hehe, também me lixei com a crypto. Não faças stake neste, pagas 5€ mês, tens 2 perks no valor de 20€ de cashback, + 3% até 2k de gasto, portanto acabam por ser 80€ em cashback para despesas mensais de 2k.
    • AMG1
    • 10 janeiro 2023

# 60

Colocado por: Zé MeirinhoPara quem não conhece, aconselho ouvir este excerto de 3min. A propósito dos cartões de crédito.

"Debit Cards Are The Worst Financial Tool Ever Created." - Frank Abagnale

Nao e exatamente a mesma coisa. Nos cartoes de credito as comissões do acquirer sao mais elevadas, por isso e que , em regra, este beneficio so existe nos pagamentos a crédito.

0.0341 seg. NEW