Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, antes de mais peço desculpa se estes assuntos já foram tratados em outros tópicos mas estou mesmo com duvidas acerca do meu pagamento mensal de eletricidade e gostava de saber que isto tá bem ou não.

    supostamente e de acordo com os dados fornecidos pela EDP comercial de 10 de outubro a 30 de Novembro consumi 193 kwh e paguei a volta de 40 e tal euros. (eu pagava sempre a meio do mês e penso que este foi um mês e meio para eles fazerem acertos não sei)

    Agora de de 01/12 a 01/01 consumi supostamente 187 kwh e veio me uma fatura de 84€.

    Não entendo como duas pessoas numa casa pequena pagam tanto quando conheço outras pessoas nesta situação a pagar bem menos, e isto é sem gás (tenho gás de botija)

    E em termos de eletrodomésticos não temos nada a gastar muito apenas 1 frigorifico, 2 computadores, 1 aquecedor, 1 maquina de lavar roupa e as luzes normais, adquirimos agora a cerca de uma semana uma placa e forno elétrico, mas ainda mal usamos se calhar quando começarmos a usar vai passar os 100€
  2.  # 2

    O preço da electricidade não foi para o dobro, se cobram 40... por 193khw, não vão cobram 84€ por 187kwh, deve rondar os 40€ e o resto foi acerto certamente.

    Veja o que está na fatura.
  3.  # 3

    Fui analisar agora a fatura ao pormenor e supostamente paguei 44€ de impostos (??) no qual 87kwh foram com iva a 23% (??) Não entendo que negócios são estes da EDP
  4.  # 4

    Coloque a fatura mas apague os dados de identificação.
  5.  # 5

    Antes de mais deve ver se se os consumos facturados são leituras reais ou valores cobrados por estimativa , depois deve ver o preço do Kw em cada um dos casos se é igual ou não.

    Em caso de estar tudo bem, deve fazer o despiste para ver se há alguma fuga de energia ou não não havendo, deve chamar um electricista para ver todas as suas tomadas e aparelhos eléctricos.

    Tenho um amigo que de repente passou a pagar 100 e tal euros por mês sem que tenha alterado a sua rotina, chegou-se à conclusão que a culpa foi do frigorífico. Assim que comprou frigorífico novo o consumo voltou a estabilizar
    • size
    • 5 janeiro 2023

     # 6

    Tem que conferir as contas das 2 facturas, nomeadamente, o preço KWh aplicado, para encontrar a razão de perante um consumo aproximado, ter surgido a última factura a rondar o dobro da anterior. Tal diferença não tem a ver com o numero de pessoas na habitação.
  6.  # 7

    Colocado por: bluthunder82Antes de mais deve ver se se os consumos facturados são leituras reais ou valores cobrados por estimativa , depois deve ver o preço do Kw em cada um dos casos se é igual ou não.

    Em caso de estar tudo bem, deve fazer o despiste para ver se há alguma fuga de energia ou não não havendo, deve chamar um electricista para ver todas as suas tomadas e aparelhos eléctricos.

    Tenho um amigo que de repente passou a pagar 100 e tal euros por mês sem que tenha alterado a sua rotina, chegou-se à conclusão que a culpa foi do frigorífico. Assim que comprou frigorífico novo o consumo voltou a estabilizar


    Não cobraram mais kwh, não há consumo desconhecido.
  7.  # 8

    Compare os valores do kwh entre as duas faturas e se está a ser aplicado o MIBEL, isso pode explicar a diferença do valor em consumos similares.
    Também me parece muitos kwh para 2 pessoas apenas (eu gasto à volta de 100kwh com placa e fogão elétrico) mas aí cada caso é um caso.
  8.  # 9

    Não estou a dizer que há consumo desconhecido, mas pode é ter valores cobrados por estimativa que tenham vindo de algum acerto em que o valor do kw seja superior ou inferior ao atual.

    Sem ver a fatura nada mais posso dizer.

    Teoricamente não existe grande diferença de consumo de um mês para o outro, mas convém se ver o que está a ser faturado
  9.  # 10

    Qual mibel a fatura é de 2022, só tem 1 dia de 2023.
  10.  # 11

    Por 171Kwh potência contratada 6,9Kva paguei 46,19€, este mês vai aumentar um pouco talvez um euro ou dois.
    SU mercado regulado.
  11.  # 12

    Ok de acordo coma fatura pago
    Eletricidade 34,73
    Serviços Taxas 5,60
    Impostos 44,46 €

    Na parte em que esta tudo discriminado supostamente pago
    2 dez a 31 dez 2022 100 kWh 0,152 € 15,20 € (IVA 6%
    e
    2 dez a 31 dez 2022 83 kWh 0,152 € 12,62 € (IVA 23%)

    e a parte que mais me baralha agora é isto:
    "A 31 de dezembro recebemos uma leitura de 165 em vazio, 114 em ponta e 254 em cheias. Antes desta, tínhamos uma leitura de 122 em vazio, 69 em ponta e 159 em cheias a
    1 de dezembro. Assim, o seu consumo real entre estas datas foi 43 kWh (165 - 122) em vazio, 45 kWh (114 - 69) em ponta e 95 kWh (254 - 159) em cheias.
    Uma vez que a sua oferta pressupõe uma só leitura, o consumo medido é somado e faturado do seguinte modo: simples 183 kWh (43 + 45 + 95). O valor faturado foi dividido devido a alteração
    de IVA."

    Não entedi eles dividem as leituras conforme o preço do iva? EU enviei as leituras que eles pedem, sei lá bem que existe oferta de leituras
  12.  # 13

    Liguei para a linha de apoio e disseram que foi porque atingi os 400 kwh por ano e tinha de pagar o "Contribuição para o audiovisual" sinceramente não estou a entender nada, então pago mais impostos porque consumi mais de e 400kwh por ano e tenho de pagar os meses anteriores... ou seja basicamente toda a gente consome 400kwh por ano nao?
  13.  # 14

    Se no ano anterior teve um consumo inferior a 400Kwh não paga a taxa de audiovisual. Caso o consumo do ano anterior tenha sido superior a 400KWh, passa a pagar durante 12 meses a taxa de audiovisual.
    Agora imaginemos que no ano de 2023 não consome mais de 400KWh, então no ano de 2024, deixa de lhe ser cobrada a taxa de audiovisual
    Concordam com este comentário: psergio57
  14.  # 15

    Colocado por: bluthunder82Se no ano anterior teve um consumo inferior a 400Kwh não paga a taxa de audiovisual. Caso o consumo do ano anterior tenha sido superior a 400KWh, passa a pagar durante 12 meses a taxa de audiovisual.
    Agora imaginemos que no ano de 2023 não consome mais de 400KWh, então no ano de 2024, deixa de lhe ser cobrada a taxa de audiovisual
    Concordam com este comentário:psergio57



    Exatamente em 2021 a casa estava vazia e não se atingiu os 400khw, agora em 2022 só viemos para aqui em setembro, o timing foi péssimo pois só nos últimos dias de dezembro é que atingimos os 400, logo toca a pagar 2,85 por cada mês de 2022 aumentado os impostos em 34€
  15.  # 16

    Numa habitação não chegar aos 400kwh ano é obra, só chegou agora aos 400kwh, portanto paga os restantes meses do ano que não pagou.

    Este ano, já vai pagar todos os meses a contribuição audiovisual.
  16.  # 17

    Hum.
    Em suma uma xulixxx.
    Paga se mais de impostos do que de energia...
  17.  # 18

    A taxa de audiovisual não tem nada haver com a energia, é uma taxa cobrada para o estado através da fatura da EDP, mas que o cliente pode pedir para deixar de pagar na factura da EDP, não quer com isto dizer que não vai pagar esta taxa mas sim que a vai pagar através de outra forma, ex:outra factura de outra entidade.
 
0.0186 seg. NEW