Iniciar sessão ou registar-se
    • Sujo
    • 6 janeiro 2023 editado

     # 1

    Olá a todos,

    Como isolariam este tecto? É o chão da habitação acedido pela adega e não tem qualquer tipo de isolamento.

    Lã de rocha entre as vigas de madeira? Tecto falso com lã de rocha?

    Confesso que não gostava de ocultar por completo o tecto nem deixar espaço onde animais possam fazer ninho. O modo de fixação do isolamento também é importante uma vez que as vigas são irregulares.

    Obrigado desde já!
      foto.jpg
    • Sujo
    • 8 janeiro 2023

     # 2

    Up
  1.  # 3

    Colocado por: SujoOlá a todos,

    Como isolariam este tecto? É o chão da habitação acedido pela adega e não tem qualquer tipo de isolamento.

    Lã de rocha entre as vigas de madeira? Tecto falso com lã de rocha?

    Confesso que não gostava de ocultar por completo o tecto nem deixar espaço onde animais possam fazer ninho. O modo de fixação do isolamento também é importante uma vez que as vigas são irregulares.

    Obrigado desde já!
      foto.jpg

    Se quiser manter aparente isole por cima.
    Se nao uma camada de la entre as vigas e 2 atravessada, com gesso cartonado esta a andar
    • Sujo
    • 15 janeiro 2024

     # 4

    Retomando esta discussão, que tipo de isolamento me aconselham? Gostava de ir adicionando o isolamento nas horas livres mas tenho 2 dúvidas:
    1 - Como "fixar" o isolamento entre as vigas? Utilizando um isolamento rígido? Rede de galinheiro agrafada aos lados?
    2 - Que tipo de isolamento usar? A adega é usada para guardar material de jardim e lenha, e preferia não usar lã de rocha/lã de vidro e optar por um isolamento mais natural e seguro. Já li sobre isolamento de fibra de madeira, cãnhamo, etc em paineis ríjidos mas não encontrei preços. Alguém com experiência com estes materiais?


    Obrigado!
  2.  # 5

    A lã de rocha e lã de vidro atualmente são isolamentos naturais e seguros, agora se optar por produtos à base de petróleo é que não.
    Pretende fechar o teto com lambrim de madeira por exemplo?
    • Sujo
    • 15 janeiro 2024 editado

     # 6

    Olá Vítor,

    Para já não quero fechar nada. Quero manter as vigas à mostra e isolar entre elas. Tenho uma adega enorme que posso querer transformar em mais casa no futuro. Também tenho os esgotos e os tubos do aquecimento central a descer para a adega e pretendo manter a visibilidade e acesso aos mesmos.

    Já coloquei lã de rocha nos tectos falsos e nas paredes exteriores da casa, mas o chão não tem qualquer isolamento. Tenho apenas uma tábua entre os meus pés e o exterior, o que faz com que o chão esteja sempre frio.
      1.png
  3.  # 7

    Colocado por: SujoOlá Vítor,

    Para já não quero fechar nada. Quero manter as vigas à mostra e isolar entre elas. Tenho uma adega enorme que posso querer transformar em mais casa no futuro. Também tenho os esgotos e os tubos do aquecimento central a descer para a adega e pretendo manter a visibilidade e acesso aos mesmos.
      1.png


    Então pretende deixar o isolamento à vista? Nesse caso corre o risco do isolamento se degradar com o tempo e começar a desfazer-se.
    • Sujo
    • 15 janeiro 2024

     # 8

    Mesmo blocos de lã de rocha rígidos?

    Encontrei algo parecido com o que imaginei neste link abaixo:

    https://www.daviddarling.info/encyclopedia/F/AE_floor_insulation.html
      2.png
  4.  # 9

    Põe o isolamento e uma placa de OSB por baixo, fixa com uma ripa de cada lado do barrote com parafuso autorroscante.
    Concordam com este comentário: marize
  5.  # 10

    Isolamento e gesso cartonado, vigas à mostra.
    • Sujo
    • 15 janeiro 2024 editado

     # 11

    São muitos metros quadrados de tecto. A foto acima é uma pequena parte. OSB ou gesso parece-me demasiado trabalhoso para algo que posso vir a querer alterar no futuro (passar tubos de AC, passar tubos de VMC, transformar a cave noutras divisões). Além disso, cada um daqueles rectangulos entre vigas é completamente diferente de todos os outros, nem sei como iria transferir cada uma das formas no tecto para um pedaço de OSB para o cortar à medida.


    Esta solução não é exequível? Nem que seja com outro tipo de isolamento que não afecte as vias respiratórias?
    https://www.youtube.com/watch?v=zd9RKeTrdXI
    • Sujo
    • 16 janeiro 2024 editado

     # 12

    Talvez a maneira mais simples, como referido pelo luisrds, seja colocar lã de rocha, aplicar uma ripa de cada lado e pousar/aparafusar uma placa de gesso acartonado para preencher o espaço. Isto x70 caixotes de 2m por 1m, todos com formas ligeiramente diferentes. 😭


    Faz sentido?

    Resta saber que tipo de lã, com ou sem papel kraft, e se uso gesso hidrofugo (uma vez que é uma cave com janelas abertas para o exterior, no Minho).
      drywall.png
  6.  # 13

    Para fazer essa obra toda, compatibilizar com a irregularidade das vigas de madeira, mais valia forrar logo tudo por baixo com forro de pinho, e colocar o isolamento por trás.
    Concordam com este comentário: marize, barreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
    • Sujo
    • 18 janeiro 2024

     # 14

    Mais valia por ser mais fácil? Não concordo. O resultado final é completamente diferente.
  7.  # 15

    Pessoalmente acho que tem de escolher se quer fazer uma coisa provisória, barata e com mau aspecto; ou cara, bonita, permanente.

    Se optar pela solução barata, o meu voto vai para: XPS de 40mm cortado no local à faca, fixado ao chão com espuma de colar painéis e o ocasional parafuso paralelo nas vigas. Aguenta 10 anitos e demora uma tarde a fazer a obra toda. Qualquer espaço que sobre entre vigas e xps, espeta espuma expansiva da mais barata. Um dia que queira fazer bem, arranca tudo em 5 minutos.
    Concordam com este comentário: marize
    • Sujo
    • 18 janeiro 2024

     # 16

    Olá zemvpferreira, e qual seria a cara, bonita e permanente? Lã e forra de pinho ENTRE as as vigas?
  8.  # 17

    Porque não. Ou talvez levantar o soalho todo do piso de cima e fazer uma base com isolamento térmico/acústico como deve ser antes de o voltar a meter no sítio. Quando o orçamento expande, a imaginação pode ir para todos os sítios - depende muito do seu amor aos euros, ao soalho e às vigas. Mas de qualquer modo eu gosto é de coisas baratas mas que funcionam bem. No seu caso creio que é o que eu faria.
  9.  # 18

    Aproveitando o tópico, porque tenho o mesmo problema, o que acham desta ideia?

    https://www.youtube.com/watch?v=ttzcWaqDbOI

    https://www.leroymerlin.pt/produtos/construcao/isolamento/isolamento-termo-acustico/isolamento-refletor-axton-eco-15m2-19339866.html

    Resistência térmica 1.45
    Isto isola alguma coisa?
    Meter este isolamento em 2 camadas seria suficiente para sentir uma melhoria?

    Ou meter por cima chão flutuante seria melhor?
  10.  # 19

    Como é uma estrutura antiga em madeira eu não gosto da ideia de se aolicar um material que faça "barreira de vapor".
    Devem ser aplicados materiais que permitam que a madeira respire bem. Só vejo duas opções, a cortiça ou lá de rocha.
    • Sujo
    • 19 janeiro 2024

     # 20

    Na_mouch, concordo consigo. Estou é na dúvida de como manter essa lã perto do soalho e manter as vigas à mostra.
    Levantar o soalho todo é desnecessário, eu só quero aumentar o conforto térmico do primeiro andar.
 
0.0206 seg. NEW