Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite caros e caras,

    Venho com uma situação bastante complicada e em algum desespero de ajuda em relação a um imóvel que pertence à minha mãe.

    O imóvel foi alugado inicialmente com contrato comercial e em nome pessoal do arrendatário, tendo sido registado nas finanças em 2018. O contrato é de 10 anos, renovável anualmente automaticamente. Após o inquilino não cumprir o pagamento de dois meses, propôs à proprietária pagar o valor em falta com a condição de assinar um outro contrato. Este contrato além de ser em nome empresarial, é de 15 anos e tal como o primeiro renovável automaticamente.

    O arrendatário pagou a renda sempre depois do dia 8 de cada mês, durante um ano, não cumpriu nunca com o pagamento do condomínio onde se encontra o imóvel( está estipulado em ambos os contratos) e deve de novo dois meses de renda. Para ajudar a esta situação já complicada, a proprietária perdeu o segundo contrato (que não está registado nas finanças) e não tem segunda via nem acesso à mesma. Foram feitas várias tentativas de contactar o arrendatário para resolver tanto a situação contratual como a falta de pagamento mas o mesmo ou não aparece nos dias e nas horas combinadas ou inventa todas as desculpas possíveis para não aparecer/atender o telefone.
    Neste momento paga as rendas todas a tempo mas o facto de haver dois contratos assinados e a falta de vontade do arrendatário em resolver a questão deixa-nos bastante desconfortáveis. Além disto tudo, há agora o interesse em vender o imóvel mas na situação em que nos encontramos nem isso conseguimos pois o arrendatário simplesmente não aparece nem comunica.

    Já foi consultado um advogado que nos disse que sem o segundo contrato não nos conseguem ajudar. Estou ciente que a lei protege muito mais os arrendatários em detrimento dos proprietários mas será que vale tudo?

    Agradeço desde já qualquer ajuda prestada e estou disponível para dar mais informações pois este testemunho está bastante resumido.

    Boa noite a todos,

    João
  2.  # 2

    contate outro advogado, esse chutou para canto, há sempre outras soluções a explorar tais como propor ao arrendatário outro contrato
    quanto ao vender continue com o processo e exponha o assunto aos interessados, pode ser que por ai...
  3.  # 3

    Colocado por: marco1contate outro advogado, esse chutou para canto, há sempre outras soluções a explorar tais como propor ao arrendatário outro contrato
    quanto ao vender continue com o processo e exponha o assunto aos interessados, pode ser que por ai...


    Propor novo contrato e acertar tudo era a solução ideal se o arrendatário aparecesse. A pessoa sabe que tem tudo do lado dele e está a deixar andar, talvez para ficar com o imóvel por um preço de saldo (vencer por cansaço). Obrigado pela resposta
 
0.0091 seg. NEW